"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

terça-feira, 30 de agosto de 2022

A Sisi é pop!

E lá se foi o final de semana em Viena. Ficamos de sexta à tarde até segunda pela manhã zanzando pela cidade, que segundo alguns estudiosos, é uma das melhores cidades para se morar no mundo. Como duvido que Big River tenha entrado na amostra do estudo, se foi qualquer credibilidade.

O tempo estava bom! Na casa dos 25 graus, no domingo de manhã choveu um pouco, mas depois abriu sol. Nosso hotel ficava pertíssimo da Stephansdom, mega central.


Mas falemos da Sisi, ai a Sisi! Ela está em todo o canto, é casa de inverno, é casa de verão, é museu, é outdoor e está até nas figurinhas que o Luca ganhou no supermercado! A Sisi foi a gala mais pra frentex do século XIX! Foi imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria! Nasceu na Alemanha e casou cedinho com o Imperador Franz Joseph I e deu uma vitaminada na Casa Habsburg! Morreu cedo num atentado, o único filho homem tinha morrido um pouco antes em outro atentado! Só tragédia! Mas ela ficou pra história e é venerada por aqui.


Bom…e os nossos 3 dias foram bala! Iniciamos na sexta com um Bike Tour! Catamos um piloto num triciclo na Graben, principal calçadão do centro, que nos levou para um passeio de 30 minutos! O cara era Ítalo-egípcio casado com uma austríaca e a laje do Marcos Palmeira! Se fosse ao Brasil estaria no Pantanal fazendo a novela. Mas como nem todo mundo pode ter tudo, o galo tá lá pedalando por Viena diariamente! Foi bem legal, Luca curtiu e passamos pelos principais prédios da parte central.



No sábado pegamos um metro para o Castelo Schonbrunn. Como com o Luca é relativamente complexo entrar num museu, então seguimos direto para o Tiergarten, o Zoo mais antigo do mundo! Foi interessante para o Luca, mas não vejo muita graça em ver um urso polar numa temperatura de 20 muitos graus e com centenas de pessoas na volta. Mas deixa pra lá! Na parte da tarde aproveitamos que o Luca dormiu no carrinho e perneamos pela cidade: Casa do Mozart, Palácio de Hofburg, Praça dos Museus, onde ficam o Museu de História Natural e o Museu de História da Arte em Viena, Parque Volksgarten, Ópera de Viena, Museu Albertina, Prédios do parlamento e da prefeitura e encerramos no Parque Burggarten. 







No domingo, esperamos a chuva passar e fomos no prédio estiloso e meio Gaudí chamado Hundertwasser Krawinahaus. Interessante! Seguimos para o Park Prates que além de uma baita área verde, tem um parque de diversões! Metemos uma Roda Gigante para acostumar o galo Luca! Mais além caminhamos pela beira do Rio Danúbio (não muito azul) e encerramos o dia relaxando no parque na frente da Biblioteca Nacional. Estava rolando um protesto em favor da Ucrânia e rolou algumas fotos!







Por fim, um último comentário…apesar de famosa pela música, já que Mozart, Beethoven, Strauss, Schubert e outros galos moraram aqui, vimos poucos músicos de rua. Achei que ia ver lóqui tocando violino em cada esquina! Mas estátuas, barbosinha, tem por toda a parte. Se você tem estatuafobia, fuja de Viena!

E agora pouco chegamos em Bratislava, capital da Eslováquia! Uma hora de trem! País 68! Segue o jogo…

Um comentário: