"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Transiberiano Dia 3

Passamos pelos Montes Urais e entramos na Sibéria nesta madrugada, a hora nem idéia, estamos totalmente perdidos. No meu relógio está o horário de Moscou que serve para saber as paradas. Meu celular segue o horário do Brasil para falar com a Clarissa e toda hora trocamos o fuso! Serão 5 trocas somente neste trecho da Transiberiana.
O tempo mudou, deve estaar menos de 15 gruas, nublado e a paisagem pela janela parece nosso glorioso RS!
No inicio da tarde paramos por 24 minutos em Omsk, cidade em que Dostoevsky foi exilado no século XIX. Agora pouco paramos em uma cidade que não lembro o nome e iremos costear a fronteira do Cazaquistão para chegar a Novosibirsk, capital da Sibéria, à noite!
Hoje, além, de pão com mel e chimarrão no café da manhã, e massa instantânea russa de almoço, tive que lavar a cabeça! Com a térmica do chimarrão com água quente me atirei no banheiro para um pseudo banho!
O livro do Paulo Coelho sobre a sua viagem pela Transiberiana acabei hoje, sinceramente, uma merda! Iniciei o novo livro do, como diria o Tim Maia: "Nelsonmota", já passei da metade, esse é bom!
Agora estamos no vagão restaurante para uma janta categoria com uma cerveja em garrafa plástica chamada Tolstiak e esperando ter sinal na internet, talvez o sinal só apareça amanhã, ou quinta,.....e o trem não se entrega, segue seu rumo...

* Cultura inútil: Depois da vitória sobre Napoleão, soldados russos ligeiramente tensos e mal-humorados, entraram nos Cafés de Paris e gritavam: "Bystro, bystro!", que siginica: "rápido, rápido" - daí que surgiu a palavra "bistrô" que conhecemos hoje! Lonely Planet.

9 comentários:

  1. Ahhhh finalmente a Sibéria, a temperatura daí já faz mais meu estilo!
    Olha... sobre o livro do Paulo Coelho, nosso glorioso escritor, me sinto segura em dizer que não poderiamos esperar diferente hehehe
    Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  2. Te liga na internet malandro ! Teu time joga daqui a pouco em Guadalajara !!!!
    Estou acompanhando a viagem e gostando bastante do teu relato !
    Um abraço em ti e no teu Pai !!!!
    CB

    ResponderExcluir
  3. Tchê, esperando o vôo para o RJ no glorioso Salgado Filho, resolvi ler o blog para me distrair. Não tem como não viajar com vocês e dar umas boas risadas. O Russo do Leonardo tá ficando apurado e o Thierry consegue deixar os amigos com inveja descrevendo as russas. Agora o que realmente me tocou foi a descrição comparativa do banheiro com o nosso amado Forte Sta Tereza. Não pelo banheiro, que é uma merda, mas por lembrar de indiadas que eu pasava toda santa páscoa....(e achava du c...) Uma pergunta: A tua erva mate nunca acaba? Porra, eu moro no RJ e não consigo tomar tanto chimarrão como o Leonardo do outro lado do mundo rsrsrs. Abraços e até as próximas paradas. Ass: Giovanni Phonlor

    ResponderExcluir
  4. CB: Internet aqui eh complicado, mas recebo informacoes pelo telefone!
    Giovanni: Trouxe bastante, sorte nao fui parado na fronteira ainda, va que eu tenha que dar explicacao em russo que erva mate eh erva mate! Abraco!

    ResponderExcluir
  5. ...e a jaquetinha do Thierry foi mesmo, hehehe!

    ResponderExcluir
  6. hehehe....veio e molhou bastante ontem! :)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. hahaha cara blz? me chamo Pablo estuo na nova zelandia comecando a planejar a minha trip pelo trans siberiano, curtindo muito teus posts, velho ja sendo chato queria algumas dicas qd possivel e se possivel sobre a trip como burocracia enfrentada e claro $ estimada tentei o site que vc passou do intrepid mas direciona para um site de software, enfim mlk parabens pelo blog e enjoyovsk... se vir pra nz tamo ae pra o que precisar abracos
    continp@hotmail.com

    ResponderExcluir