"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Dias 7, 8 e 9 - Managua / San Salvador

Alo Alo!

Estoy yo en San Salvador, capital de El Salvador, mas para chegar aqui foi uma baita batalha!
Acordamos sexta-feira em Granada na Nicaragua. Por volta das 10, caminhamos com as mochilas nas costas até a praça principal e pegamos um onibus de linha para Managua, capital do país. Pagamos 20 Cordobas = 1 dolar! No onibus fica um carinha na porta gritando: "Manaua!! Manaua!! Manaua!!" Para os 30km, foram um pouco mais de uma hora! Na chegada nos largaram num bairro tenso, cheio de gente na nossa volta oferecendo taxi, pegando nas mochilas! Tensao! Acabamos num que nos cobrou 10 dolares para ir até o albergue! Filho da Puta, nem era tao longe! Mas como diz o sabio: "É caindo que se aprende!" Largamos as coisas no albergue que tinhamos reservado no dia anterior e fomos caminhar pela cidade! Managua é a visao do horror! Jogado as traças! Fomos até a Laguna de Tiscapa (aonde tem um monumento ao Galo Sandino), fomos no Malecon (lamentavel) e mais alguns pontos turisticos do centro da cidade! Mas tudo vazio, sujo e liquidado! Uma pena! Voltamos para o albergue e fomos num shopping mais alem do dia!
No sabado, acordamos 3:30 da manha para a maior batalha até agora da viagem: Managua - San Salvador! Foram quase 12 horas de onibus, Ticabus velho de guerra! A funçao toda é que para chegar a El Salvador se passa por dentro de Honduras, entao cruzamos duas fronteiras e ainda o onibus parou duas vezes na estrada para revistar a bagagem! Uma delas ficamos todos num paredao com o passaporte na mao e os guardas foram olhando um a um! Depois abrimos as mochilas! Ah...achavamos que iriamos carimbar o passaporte uma porrada de vezes, mas agora Nicaragua, Honduras, El Salvador e Guatemala possuem um mercado comum e só se carimba o passaporte quando se entra num deles e quando se sai de algum para ir a outro país de fora!! :( Na chegada pegamos um taxi para uma Hospedaje, muito bala, tranquilo, numa zona residencial. San Salvador tem recebido muito investimento americano, até a moeda daqui é dolar! Entao tem umas partes muito pobres, mas varios shoppings grandes, estilo EUA!
Acordamos hoje e fomos comprar a passagem para Honduras (vamos para Santa Rosa de Copan amanha), depois pegamos o onibus numero 102, completamente liquidado, botando gente pelo ladrao e mais um monte de carinha vendendo desde escova de cabelo até gelatina! Com o tal onibus 102 fomos para a Playas de la Libertad!! "Famosas" praias de El Salvador! Os 24km fizemos em uma hora, várias paradas e um aperto do inferno! Isso a mais de 30 graus de temperatura e umido pra cacete! Ah...pagamos 0,66 dolares! Barato até! Chegamos por volta das 11 horas e fomos caminhar pela beira da praia! Oceano pacífico!! A areia é escura e cheio de pedras vulcanicas! Tem uma plataforma de pesca grande, onde os barcos sao içados direto do mar e cheio de frutos do mar para vender! Almoçamos em um restaurante na beira da praia e tomamos um banho no pacífico! O calor tava infernal! Depois fomos até a Punta Roca, praia que dizem aqui ser a melhor onda de Centroamerica e uma das 10 melhores do mundo! É verdade Marcel?? Hoje nao tava nada demais!
La pelas duas da tarde voltamos com o glorioso 102 até o centro de San Salvador, fomos nos pontos turisticos principais (Catedral, palacio do governo, mercados,...) e o calor nos liquidou e voltamos para a Hospedaje!
Ah...cervejas locais já provadas: Pilsiner, Suprema e Bahia, todas light!! Ainda tem a BRAHVA (simbolo igual da Brahma), que por sinal é da AMBEV!! Eles tem uma fábrica aqui em El Salvador!
Amanha será fichinha, 5 horinhas até Santa Rosa de Copan, onde vamos visitar as ruinas Maias de Copan!
Entao...fui!
Abraço,
Leonardo
* Roberta Rios e Robertinho, estamos longe mas nao esquecemos, parabéns pelo aniversário!
* Boa Pecheca, quando escrevi me pareceu estranho! Mal eu, mas como desculpa, em espanhol lava é larva! Larva del vulcano!
* Deiro, ainda nao vimos nada! Mas vamos cuidando o ceu! A tua encomenda da Copa já está na mao, falta a da TACA na volta!
* Vinicius: tirando o Panama, tem coisa boa por estas banda! Granada tava um espetaculo! E o galo velho nao se entrega! Na real fico cansado antes dele!
* Fabio Rios: isso aqui é sem comentarios! Que tal a India ano que vem?!!
* Estrela vai te foder (perdao a todos pela palavra de baixo calao)!
* Cipó: ainda nao mijei no vulcao, mas nao vai faltar oportunidade!
* Obrigado a todos os outros que responderam os e-mails, devo ter esquecido de alguém!!

2 comentários:

  1. Estou fazendo um trabalho da faculdade que tem o objetivo de planejar um pacote turístico Nicaragua. Quais são os pontos turísticos de Mánagua que você indicaria? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia! Obrigado pelo contato. Em Managua ficamos apenas um dia, pois todo mundo disse que era perigoso e não tinha muito o que fazer. Fomos apenas no Malecon, Laguna Tiscapa e praça do Papa. Na Nicaragua legal mesmo é Granada, cidade com arquitetura espanhola e com vários vulcões na volta. Espero ter ajudado. Abraço!

    ResponderExcluir