"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

domingo, 4 de setembro de 2022

A esplêndida Budapeste


Foram praticamente 4 dias em Budapeste, capital da Hungria! Que cidade! Uma mistura de Paris e São Petersburgo, com uma pitada de Viena! E o idioma…fascinante de escutar e impossível de relacionar com qualquer coisa que eu tenha visto! Eu diria inaprendível!

Depois da odisseia do trem, Luca véio se apagou e lá pelas 5 da tarde partimos rumo ao centro. Nosso Apê bem localizado novamente, perto da Ópera! E foi lá a primeira parada…sensacional!! Quem gosta de música clássica, ao entrar deve se ajoelhar e chorar de emoção! Eu conheço pouco e já foi arrepiante. Seguimos até a beira do Danúbio para ver o memorial aos judeus que foram literalmente jogados ao rio na II Guerra! São sapatos de vários tipos e tamanhos na margem do rio! Imperdível! Para nosso azar a famosa ponte das Correntes (Széchenyi Chain Bridge) está em obra. Ainda fomos na Praça Elisabeth (Erzsébet tér) e jantamos num restaurante em frente a St. Stephen's Basílica.








A quinta amanheceu chuvosa e aproveitamos para ir ao Mercado Central Központi. Páprica por tudo que é lado, legumes, frutas e proteínas de tudo que é naipe! E claro, souvenires para a loucura da Clarissa. Ficamos praticamente a manhã toda! Com o tempo já abrindo passamos pelo Museu Nacional Húngaro, a Grande Sinagoga, a Váci Utca (Calçadão) e encerramos o dia no City Park e na impiedosa Heroes Square.




No último dia inteiro de viagem aproveitamos para conhecer Buda, a parte alta da cidade! Por curiosidade, o rio divide o que antes era Buda e Peste. A parte mais central fica em Peste e em Buda fica o famoso Castelo de Buda, que obviamente era da família Habsburg, aquela da Sissi! E foi para o castelo que pegamos um Funicular! Passeamos por lá, uma baita vista de Peste. Depois, lá de cima mesmo fomos na Igreja de Mathias e no Bastião dos Pescadores, um monumento construído no início do século XX em homenagem aos fundadores da Hungria! No final da tarde descobrimos um festival de cerveja na Szabadság Square! 5:30 da tarde estava lotado e a gurizada dando-lhe trago pra dentro! Por fim, encerramos o dia na praça do Parlamento para vê-lo iluminado, assim como Buda no outro lado do Danúbio. Para alegria do fotógrafo ainda encontrei uma noiva pelas ruas e deu para fazer umas fotos.











No sábado ainda conseguimos aproveitar um pouco, já que nosso voo era no final do dia. Amanheceu bem quente e tinha gente a dar com pau pelas ruas. Fomos no tal New York Café, o café mais bonito do mundo e depois uma passadinha no Mercado Central.

E assim voltamos a realidade e já programando a próxima.

Um comentário: