"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

sábado, 31 de março de 2012

Dias 13, 14 e 15 - Marchons à Paris!

Na quinta-feira acordamos cedo, fizemos o check-out do hotel e pegamos um Metro para o Castelo Sant'Angelo. Nem chegamos a entrar no castelo, ficamos ali na volta, tem uma ponte legal e é na beira do rio. Tinham umas pessoas correndo e outras vendendo coisas e mais coisas! Na volta para o hotel pegamos um ônibus de linha que cortou Roma passando por vários lugares que não tínhamos visto. Essa é uma dica para quem for vir a Roma, como o Metro é precário (só tem duas linhas e cada vez que tentam escavar, acham alguma coisa antiga e são obrigados a parar), andar de ônibus para alguns lugares vale a pena para ver algumas ruínas que nem estão nos mapas turísticos, pois Roma em cada esquina tem uma coluna ou algo similar.
No inicio da tarde pegamos um trem até o aeroporto Leonardo Da Vinci e um vôo da Easyjet para Paris! Chegamos por volta das 5 da tarde e pegamos um ônibus e um Metro até chegar no hotel no 12° arrondissement! Jantamos aqui na volta, pois o dia seguinte seria corrido!
Ontem acordamos cedo e fomos direto para o Louvre! Chegamos antes das 9 e ainda nem estava aberto. Ficamos um pouco na fila e entramos em seguida para irmos direto na Mona Lisa, tinha bem pouca gente!
Depois seguimos um roteiro de 12 obras mais conhecidas, mas assim mesmo levamos quase 3 horas!

Saímos de lá perto do meio dia e fomos para o Jardin des Tuileries, breve descanso, fotos, um pão com alguma coisa e seguimos caminhando. Pernada interminável pela Place de la Concorde, Champs-Élysées até perto do Arco do Triunfo e dobramos até a Torre Eiffel! Chegando lá apenas um elevador estava funcionando e a espera era de duas horas! Escada neles! Barbosinha, chegamos no primeiro andar, as panturrilhas velhas latejando! Resolvemos ficar nesse andar e descer! Mais escada era vinagre!
Ficamos um pouco no Champ de Mars e Metro até a Ile de lá Cite! Quando chegamos perto da Notre Dame, tinham 3 afrodescendentes, (2 homens e uma mulher), provavelmente vindos de Cote D'Ivore, cantando: "By the rivers of Babylon, there we set down..."! Muito bala! A mulher tinha uma baita voz!
De lá seguimos a pé pelo Quartier Latin até o Jardin de Luxembourg! Mais um descanso, algumas fotos e voltamos para a beira do Sena para entrar na Shakespeare & Company. Não sei se todos conhecem, mas é uma livraria famosa (e estilosa), que já apareceu em alguns filmes e livros. Lá dentro não pode fotografar, senão teria feito uma porrada de foto! Tinha gente de tudo que é naipe lá dentro, um tocando violão, outro piano, uns jogando dama, uma datilografando numa maquina de escrever! Sensacional! Deu vontade de ficar por lá! Depois de tanta caminhada, ainda deu para tomar uma Leffe num café de frente para o Sena!
Hoje, ao contrário do sol e 18 graus de ontem, tava nublado e no máximo uns 10! Fomos direto para Montmartre! Para poupar as panturrilhas, pegamos o funicular até a Sacre Coeur! Descemos passando pelas lojinhas, e desviando dos carrinhas querendo te colocar uma cordinha no pulso, e fomos até o Moulin Rouge! Com a friaca paramos para um Cappuccino no Starbucks!


Abandonamos de andar de Metro e fomos a pé até o G. Pompidou, passando pelas Galeries Lafayette e Opera! Mais uma caminhada no Quartier Latin até o J. de Luxembourg para um descanso, mas com a frica não deu para ficar! Jantamos numa daquelas ruazinhas e au revoir Paris! Au revoir Europe! Até a próxima!

A todos que acompanharam ou que vão acompanhar, qualquer dica é só entrar em contato! Valeu!
Leonardo e Clarissa!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dias 11 e 12 - Quem tem boca vai a Roma!

É amigos! Estamos em Roma! Onde a cada esquina tem uma coluna ou um prédio de pelo menos mil anos! Acordamos cedo e pegamos um Metro até o Vaticano! Metro muito lotado! No primeiro trem que veio tivemos que deixar passar de tanta gente se empurrando. Nos aproximamos dos trilhos e no próximo entramos. Ao chegar fomos direto na Piazza San Pietro, construída por Bernini no século 17! Depois seguimos para a Basílica de São Pedro. Tinha pouca fila e entramos rapidamente! Dizem que ela foi construída em cima do túmulo de São Pedro e lá também estão outros papas como o João Paulo II. Caminhamos lá dentro e nos lançamos para o Museu do Vaticano! Aí sim, a fila tava grande, ficamos uns 45 minutos e entramos! Tinha muita gente, guias e grupos por todos os lados, tava complicado de caminhar. Se alguém gritasse fogo!! Ala putcha, sei lá para onde correr! Fomos acompanhando o fluxo, num passo um pouco mais acelerado, passando pelo Stanze di Rafaelllo, Stanza della Segnatura, até chegar na Capela Sistina! Simplesmente perfeita! Valeu a pena a caminhada, empurrões e filas! É uma obra prima!!! Admiramos sentados um pouco e saímos do museu!
Um ponto que nos chamou a atenção no museu é que quase todas estatuas estavam castradas! Alguém sabe o porque?
Lembramos que não tínhamos visto a Pietá do Michelangelo e voltamos na Basílica! Por volta da uma da tarde pegamos o Metro para a Fontana de Trevi!
Almoço no Mc e sentamos para admirar a Fontana, que foi desenhada por Nicola Salvi em 1732! Pra variar tinha gente a dar com pau, mas é engraçado os carabinieris (policiais) apitando toda hora para as pessoas saírem de cima da mureta ou para dizer que não pode comer ali!
Um pouco antes as 3 iniciamos a via sacra novamente, passando pelo Templo de Adriano, Pantheon (prédio mais conservado da Roma Antiga), Piazza Navona, Campos de Fiori e o Monumento Vittorio Emanuele II, local onde Mussolini morava quando estava no poder.
Ainda voltamos para a Fontana de Trevi para tomar um chope e finalizamos o dia na Piazza de Spagna (igreja com uma baita escadaria).
Nos arrastamos até a estação do Metro e voltamos para o hotel!
Hoje foi o dia do Coliseu, uma das 7 maravilhas do mundo moderno! Chegamos no Coliseu de Metro, de novo lotado, por voltas das 9:20 e tinha uma fila razoável! O dia estava como ontem, sol e céu azul, com leve friaca pela manhã e calor a tarde! Compramos a entrada por 12 euros que dá direito ao Coliseu, Foro Romano e Palatino. O Anphitheatro Flaviano (Coliseu) é sensacional, uma pena que não tem como entrar lá embaixo na parte das batalhas, mas dá para ver os túneis e como era por baixo! De lá seguimos para o Palatino e Foro Romano, local que era o centro comercial, político e religioso da Antiga Roma! Ficamos mais de uma hora caminhando por entre as ruínas e finalizamos a manhã no monte Capitólio (desenhada por Michelangelo e sede do governo municipal). A tarde caminhamos até a praça a Bocca Della Verita (aquela cara redonda que dizem se você mentir e colocar a mão dentro dela, a boca se fecha - coloquem no Google que saberão o que estamos falando)! Depois caminhamos pela beira do Rio Tevere, entramos na ilha e voltamos na Fontana de Trevi! Depois de um breve descanso caminhamos até o hotel, passando pelo Quirinale (onde fica o 1 ministro) e a Praça da Republica!
A noite fomos na Fontana de Trevi para jantar e fazer algumas fotos! Amanhã Paris neles! Ainda vamos visitar o Castelo Sant'Angelo pela manhã e a tarde vôo para Paris!
Abraços e Beijos!
Leonardo e Clarissa

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia 10 - Ciao Ramile

Teclamos diretamente de Roma, terra de Romulo e Remo e sua loba!
Hoje amanheceu um baita dia em Firenze e nos dividimos, eu fui caminhar e fotografar e a Clarissa e Ramile foram passear! Que beleza!
Eu sai mais cedo um pouco e fui até o centro para ver o que estava acontecendo! Como nos outros dias, tinha uma porrada de turistas, grupos escolares, japoneses e tudo mais. Fico imaginando como deve ser na alta temporada! Barbosinha! Firenze respira turismo! Fui direto no mercado, estilo mercado publico, para dar uma olhada, tinha uns rangos diferentes, mas nada demais. Dei uma passada na Galeria Della Accademia, mas como hoje é segunda, estava fechada. Segui caminhando até a Santa Croce, igreja onde estão as tumbas do Galileu, Dante, Michelangelo e outros galos! Bem legal! Ainda entramos (encontrei elas na praça, sem querer) na catedral do Duomo para finalizar! Nos separamos novamente e o resto da manhã fiquei zanzando de um lado para o outro para fazer umas fotos. Encontrei as gurias no David por volta das duas e fomos comer um panini (pão guerreiro com recheio a escolher, tudo feito com muita higiene) de 2,50 sentados na calçada! Quando estávamos comendo, cheguei a questionar o que elas tinham feito a manhã toda, mas não quiseram me responder! Mistério!
Ainda deu tempo para um Gelato numa das pontes do Arno e depois caminhamos até em casa para arrumar as coisas! 5 e pouco pegamos um ônibus até a estação Santa Maria Novella e de lá um trem bala para Roma! Trem bala mesmo, em 1:20 estávamos aqui!
Abraços e beijos,
Vinci e Monalisa

-> Ramile e Teddy: que beeem! Muito obrigado pela estada no teu palácio renascentista animal! Foi afu mesmo! Massa ao pesto, bergamota, água filtrada, vinhotes, cervejas, o melhor iogurte do mundo, café da manhã e as aulas de italiano! Ah...e as risadas, o que mais teve! Esperamos voltar em breve, nos aspetta por aí, não volta antes da gente aparecer de novo! Agradece a Cri também!! Beijos e te cuida tche loca!

domingo, 25 de março de 2012

Dias 8 e 9 - Pinocchio, Medicis, Leonardo, Pisa, ...

Ciao!

Ontem iniciamos nossa jornada por Firenze, capital da Toscana. Berço do Renascimento italiano, terra de Dante Alighieri, Pinocchio, governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII e palco para as obras de Botticelli,Leonardo, Michelangelo, Donatelo, entre outros.
Liquidados do dia anterior, fomos no final da manhã iniciar nossa caminhada pela cidade. A casa da Ramile é uns 10 minutos a pé até o centro e se lançamos em direção ao Renascimento. Fomos ao Duomo e a Catedral de Santa Maria del Fiori, Piazza de lá Republica, Ponte Vecchio e Palácio Vecchio. Almoçamos no restaurante que a Ramile trabalha, ganhamos um desconto, e depois ela seguiu com a gente até o ponto mais alto de Firenze, a Chiesa di San Miniato al Monte! Sensacional! Descemos pela Piazzale Michelangelo até o Rio Arno.
Ficamos dando algumas voltinhas, umas fotos, elas entrando em lojas, fotos, lojas, at
é aparecer o primeiro mercado! Aí é mercado, sem mais comentários! A noite tentamos ir num restaurante onde se tem a maior pizza do mundo (dizem os locais...), mas estava lotado! Voltamos para o ap e se atiramos num vinho kentak chamado La Braccesca e uma massa ao pesto feita pela Ramile! Bravo!
Hoje acordamos cedo para irmos a Pisa! Começou o horário de verão na Europa e as duas da manhã adiantamos uma hora! Com isso dormimos umas 5 horas e partimos rumo a oeste! Uma horinha de trem e chegamos em Pisa! Mal saímos da estação e tambores soavam! Musicas medievais! Pensei eu com meu passaporte europeu em mãos, será que viajei no tempo também? Em seguida constatamos que realmente só tínhamos trocado de cidade, mas o ano era o mesmo. O que estava acontecendo era a comemoração do Ano Novo da Republica de Pisa! Que bonito, calendariozinho gozado o desses caras, mas vamo que vamo! Tinha uma procissão com muita gente vestida com roupas medievais, tambores, bandeiras, etc.
Após algumas fotos e quadras, avistamos a torre! Bela Torre! E torta também, muito torta, totalmente de revesgueio! Ficamos ali fazendo umas fotos e uma da tarde siamo ritornati a Firenze!
A Ramile foi para o laboro e a gente para a Galleria Degli Uffizi, ver as obras do Renascimento! Uma mega batalha de fila, a qual ficamos quase duas horas, mas valeu a pena! Saímos de lá já quase no final do dia e...e...fomos para o mercado, mais compras!
Amanhã seguimos em Firenze até a tardinha quando pegamos um trem para Roma!!

Ciao! Ciao! Ciao!

* Firenze é bem segura e a casa da Ramile então, barbosinha! Para entrar tem que fazer 7 voltas na chave, inacreditável! O cara quase fica com LER se tiver que entrar e sair varias vezes no dia.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia 7 - Stephanie de Mônaco aqui estou...

Hoje foi bonito! De Barcelona até passando um pouco Gênova, o velho e azul Mediterrâneo nos acompanhou pela janela direita de nossos meios de transportes. Bonito também, pois foi um importante teste para o relacionamento, para a coluna e os cojones! Entramos ontem no ônibus as 10:15 da noite rumo a cidade que surgiu o hino da França (Marseille). O objetivo foi apenas ganhar tempo e chegar antes em Mônaco!
O ônibus tinha bem pouca gente, mas de qualidade duvidosa. Tomei meio dramin e tentei relaxar com o motorista hablando catalan no celular numa baita chuva. Paramos na fronteira para uma checada nos passaportes e depois perto de Perpignan numa baita friaca. Chegamos em Marseille um pouco antes das 6 da manhã e compramos o ticket de trem para Mônaco com uma troca estratégica de trem em Nice! Antes das 10 da manhã já estávamos na terra da Stephanie! Compramos as passagens para Firenze e para nossa surpresa não existe locker em Mônaco para deixar as malas, não tivemos escolha senão conhecer Monte Carlo de mala, como fiéis representantes da classe operaria lusa! A saída da estação já é no inicio da subida do Cassino! Espetáculo! Puxamos um subida até o cassino e lá compramos um ticket para um city tour naqueles banzos abertos! Fizemos a volta no principado, que tem menos de 2 km quadrados, parando em alguns pontos importantes. Entretanto, o que parecia um passeio tranquilo no sol e temperatura agradável, passou a ser um inferno, pois deu uma nublada e levantou um vento que a Clarissa achou que ia virar pingüim! E para completar, ao chegar no cais o banzo fez água! E o motora enlouqueceu e mandou todo mundo sair! Mas estávamos em Mônaco, e tudo se resolveu rapidamente, completando o percurso na parte onde fica a pista da F1.
Encerramos nossa curta estada no principado, sem encontrar a Stephanie, mas com as malas e satisfeitos por volta
das duas da tarde quando seguimos viagem!
Nossa viagem até Firenze ainda tinha mais 4 trens! É amigos, isso é Libertadores! Primeiro pegamos um rápido trem de 20 minutos até a fronteira da Itália, mais especificamente em Ventimiglio. Como toda cidade de fronteira, nelsons andando por todos os lados! De lá pegamos outro trem para Gênova (2:15 min) terra da Sampdoria! Esse trem lembrou o Transiberiano, pois era um compartimento para 6 pessoas! Foi entrando uma pessoa de cada naipe, até completar com um asiático comendo cheetos bola com um afinco de bater uma foto! Que fome o galo devia estar, e o cheiro no compartimento, barbosinha!
Mais uma troca de trem em Gênova e partimos para Pisa (2:30 min), em mais um compartimento com 6 pessoas, mas agora só uma versão italiana do Juninho Pernambucano estava com a gente.
Finalizamos a jornada até Firenze com um trem guerreiro de 50 min. até a praça Santa Maria Novella, mais precisamente no restaurante Grillo, o qual a Ramile diz que trabalha.

Resumo do dia: 23 horas e meia de Barcelona a Firenze, cerca de 4 horas de sono (com 1/2 dramin), 1 ônibus duvidoso que não estragou e 1 bonitinho, que fez água, 6 trens, 1 km de pista do GP de Mônaco puxando as malas a 1,8 km/hora, 4 países, 4 idiomas, sem banho, sem meus óculos escuro que ficou pelo caminho sabe-se lá onde, mas interaços e prontos para Firenze!

Vamo que vamo!
Bjos e abs!
Leo e Cla

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dias 5 e 6 - Ave Gaudi!

Acordamos na quarta-feira com uma chuva constante em Barcelona. Esperamos um pouco e 11 horas pegamos um Metro para o Museu do Picasso. Peguei uma japona impermeável do Duda e a Clarissa uma da Fernanda. Fomos armados com 2 paraguas e muita força de vontade, pois tava um diazinho de inverno. Chegamos no Museu e nos demos conta que todos os turistas de Barcelona tinham pensado como a gente, uma tera fila na chuva! Não tínhamos muita escolha e até que rapidamente entramos. Museu bem legal, mas um pouco abstrato para nossas mentes. De lá fomos no Parc da Ciudadela, ver um Arco do Triunfo e depois caminhamos um pouco pelas Ramblas, parando num clássico restaurante espanhol chamado Mc Donalds.
A chuva não dava trégua e pegamos um Metro até a Sagrada Família! De fora já é sensacional, mas de novo tinha uma fila interessante na chuva! Ficamos na duvida e entramos na lojinha para pensar se valia a pena, e nesse meio tempo a Clarissa se perde e acaba descobrindo um caminho para entrar na Igreja sem passar pela
fila e sem pagar ainda (16 euros a cabeça)! Praticamente um pecado capital! Acabamos entrando e por dentro a Igreja é mais afuzel ainda! Pena que
não esta acabada ainda e a previsão é para 2032! Se pensar que o Gaudi começou a fazer no inicio do século 20, vai longe essa obra! Depois deste pecado, seguimos contra o vento na chuva e de Metro até o Camp Nou! A nossa canguice não nos deixou pagar 22 euros para entrar no museu. Como já entramos no Beira-Rio e no Museu do Inter, nada iria nos surpreender lá dentro! Voltamos para casa por volta das 7 horas pseudos congelados! A noite o Zé e a Carol apareceram para uma cervejinha e pesticos (vulgo pica pica em espanhol)!
Hoje o dia amanheceu nublado ainda e o Duda e a Fernanda estavam de folga e ficaram o dia todo com a gente! Iniciamos o dia pelo Parc Guell, que foi um condomínio que o próprio Guell tentou fazer, contratando o Gaudi de arquiteto. Mas não deu muito certo e acabou virando um parque cheio de obras do Gaudi! Eu achei o mais legal de todos, fica em uma parte mais acima e tem um visual bala da cidade.
De lá subimos mais o morro até Tibidabo, o ponto mais alto de Barcelona! Além de um parque de diversões, lá tem uma igreja bem legal com um Cristo no alto da torre. O nosso almoço foi uma Paella Marinera no Porto Olímpico com direito a Mejillones e peixinhos de aquário fritos de entrada. Fica na zona
chamada de Barceloneta, uma área revitalizada, a qual os prédios serviram de vila olímpica e também tem algumas praias e prédios modernos. Finalizamos o dia com uma compra de regalitos e uma passada no Parque do Labirinto. Arrumamos as malas e um pouco antes das 10 já estávamos na estação Norte de Barcelona para pegar um ônibus para Marseille. Aí é que a aventura começa...




Duda e Fernanda: Hombre! Vale! Sem palavras para agradecer a parceria de vocês e da Biba! Adoramos tudo, até o jamon de 19 euros!! Pooo!!!!
Felicidades aos papais e muita saúde para a Chloe! E seguuura a tia Bethinha!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Dias 3 e 4 - Lisboa e Barcelona

Acordamos por volta das 8 horas e pegamos 2 Metros até o Parque das Nações, que fica uns 5 km do centro da cidade e foi construído para a Expo 98! Lá têm vários centros de convenção, teatros, restaurantes e um shopping, tudo novo e moderno. Tava um baita de um vento vindo do Tejo, de congelar o galo velho! Caminhamos bastante e acabamos entrando no Oceanário. Bem legal, com um aquário gigante do tamanho de 4 piscinas olímpicas.
Voltamos para o hotel e almoçamos nos arredores. A tarde fomos de Tram para Belém, cerca de 20 minutos, e já estávamos no local onde Vasco da Gama, vulgo Vascão, partiu para as Índias em 1497! Fomos direto na Torre de Belém, a qual foi construída lá pelo inicio do século XVI e servia para proteger a entrada de Lisboa. Nesta hora o sol já estava tinindo e tava até um calorzinho! Caminhamos até o Mosteiro dos Jeronimos, mas como era segunda estava fechado. Não sei se tinha muita coisa para ver dentro, mas por fora já vale. Se pensar que começaram a construir em 1502 e agüentou até o grande terremoto de 1755, certamente o arquiteto e os pedreiros não eram trouxas. Seguimos até o Padrão dos Descobrimentos e encerramos a nossa carreira em Belém - não aquela que Jesus nasceu - comendo uma empada de Belém, opa um pastel de Belém!
Tram de volta para o Baixo e ficamos zanzando pelas ruas e jantamos na Praça Dom Pedro IV, IV para eles, para nós o I.
Hoje pela manhã, taxi para o aeroporto cedo na matina e vôo para Barcelona!! Pra variar, a TAP não atrasou e chegou no horário, meia dia hora oficial da Catalunha.
A Fernanda nos buscou no aeroporto e já fomos bandear: passamos pelo Palácio Nacional, Estádio Olímpico (o que realmente sediou um Olimpíada) e descemos no Castell. De lá tem uma baita vista da cidade! Show de bola!
Fomos para o apartamento do Duda e da Fernanda para um almoço e por volta a 3 da tarde iniciamos a caminhada por Barcelona na Lá Pedrera do Gaudi! Com um vento de corta os beiços, seguimos pela Casa Batlló, Ramblas, Barri Gotic e o mercado La Boqueria!!
Voltamos para o apartamento de Metro já anoitecendo.
Amanhã o dia será mais tranquilo para conhecer Barcelona, apesar da previsão ser de chuva!
E exatamente agora o Barcelona esta jogando no Camp Nou e nós não fomos! E o Messi ainda deve bater o recorde de gols do Barcelona! Chupada de drops de anis!
Abraços e beijos,
Leonardo Gaudi e Clarissa Miro

domingo, 18 de março de 2012

Dias 1 e 2 - Lisboa e suas 7 colinas

E chegamos na terrinha! Vôo saindo no horário e chegando antes do prometido. São bons esses Tamancos Aéreos Portugueses (TAP)!
Pegamos um ônibus por 3 euros a cabeça e fomos para o nosso hotel, que fica bem localizado, no Baixo. Relativamente perto dos pontos turísticos importantes. Mal largamos as malas e já fomos caminhar! Na beira do Tejo a friaca foi bonita. Parece que tava 13 graus com sol, mas um ventinho frio!
Fizemos o circuito mais tradicional, Praça do Comércio, Catedral da Sé, pegamos o bonde 28 até o Castelo de São Jorge e almoçamos no Mirador de Santa Luzia. Depois passeamos pela a Alfama, subimos no Elevador Santa Justa e encerramos a tarde andando pelo Chiado e o Rossio.
O que chamou a atenção por aqui é a quantidade de alemães, acho que são os únicos aqui na volta que não estão quebrados. E também a quantidade de galo vendendo haxixe, marijuana e genéricos! Me ofereceram mais drogas hoje que a vez que fiquei 3 dias em Amsterdã.
A noite fomos no bairro Alto, mais especificamente no restaurante Va e Volte para comer um bacalhau!
Para encerrar o dia, deixo um diálogo que aconteceu hoje no almoço as duas e meia da tarde:
- Casal de brasileiros: este prato de picanha da para duas pessoas?
- Garçom Português: depend, se estais com muito fome, só da para 1, se estais com pouca fome, da para os doixs!
- Casal de brasileiros: ora pois, faiz sentido!
Abraços e beijos!
Leonardo e Clarissa


sábado, 17 de março de 2012

De volta as minhas origens! Europa 2012!

Depois de um tempo longe das viagens aqui estou eu de novo! Agora com uma companheira! Bem melhor que nas outras viagens! Clarissa vai comigo para além mar, terra de minhas origens!
Iniciamos em Lisboa, depois Barcelona! Aí uma indiada de leve, pegaremos um ônibus para Marseille, um trem para Mônaco. E no mesmo dia vamos para Florença de trem com escala em Gênova. Alguns dias em Florença, a seguir Roma e encerramos com Paris!
Colocaremos alguns relatos e talvez fotos!
Grande abraço!