quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dia 1 e 2 - Reykjavik e Blue Lagoon

Falo diretamente da latitude Norte de 64º08’, terra da Björk e também conhecida como Iceland ou Islândia. Chegamos em Reykjavik por volta das 11 da noite com uma temperatura de 7 graus. No avião todo mundo de manga curta e bermuda, até um mandinho e uma mandinha de manga cavada. Que beleza! Fiquei até um pouco tímido de colocar a japona.
Pegamos um ônibus para o Aurora Guesthouse no centro da cidade. Aí começou a indiada, o ônibus demorou 40 minutos para sair e mais 45 minutos para chegar até o estação. Lá esperamos por uns 15 minutos, num calor islandês de 5 graus, uma van para levar ao albergue. Depois de passar em 4 albergues, chegamos no nosso e estava fechado! Já eram quase duas da manhã, batemos na porta umas 10 vezes e nada! Como a van já tinha partido, restou caminhar com as mochilas atrás de algum lugar para dormir. Depois de 30 horas de viagem, foi uma experiência fantástica. Andamos umas duas quadras e achamos o Sunna Guesthouse. Bom, nesse horário e no estado físico, não tínhamos escolha. Bem caro para o padrão mochileiro, mas justo pela necessidade da gurizada.

Acordamos por volta das 9 horas num dia clássico do verão islandês, 8 graus e chuva fraca. Saímos a caminhar pelas ruas principais de Reykjavik, chamadas: Skolavördustígur e Laugavegur. Diversas lojinhas, bares e pouca gente. O legal foi ver as criancinhas aproveitando o dia lindo de verão para passear pelas praças e jogar futebol. E a gente atochado de roupa!
Em seguida, fomos na Igreja Hallgrímskirkja, com uma arquitetura diferente e que é o prédio mais alto da cidade, 8 andares!! Pegamos um elevador para ter uma visão de toda a cidade. Seguimos a caminhada pelo porto, passando pela Harpa (Teatro) e o City Hall.
Depois do almoço pegamos um ônibus até a Blue Lagoon na cidade de Grindavik, uma famosa piscina de águas termais do país. A temperatura externa devia estar em torno de 6 graus e uma galera tomando banho. Dizem que a concentração de algas e sais minerais é eficiente no combate ao envelhecimento e tratamento de doenças de pele. Como não tenho nenhum desses problemas, fiquei guardadinho e não me atirei na lagoa. Fizemos uma fotos, respiramos um enxofre, uma Gull (cerveja local), mais outras fotos e voltamos para Reykjavik.
Amanhã vamos para o countryside da Islândia, fizemos as contas e alugando um carro sai bem mais barato e ainda temos mais liberdade de parar nos lugares. Vamos iniciar pelo Golden Circle com cachoeiras, geysers e parks e finalizaremos com a visita ao famoso vulcão Eyjafjallajökull.

Bom, abaixo listei algumas curiosidades sobre a Islândia :
- Metade do país está na placa tectônica da América do Norte e a outra metade se situa na placa Euroasiática. Elas se movem um pouco mais de um centímetro por ano em direções opostas. Esse ano o deslocamento pode chegar a 50 centímetros;
- A teoria é a de que logo abaixo da geleira de Vatnajökull há um ponto de conexão com o manto da Terra. Supostamente, esse é um dos poucos lugares na Terra onde há esse ponto. Essa seria uma das razões pelas quais um terço da lava que corre pelo planeta nos últimos 500 anos tenha origem na Islândia;
- Os islandeses amam seus vulcões;
- Os islandeses respeitam seus vulcões, é como ter um leão em casa: "nós sabemos que são perigosos, mas aprendemos a conviver com eles”;
- O vulcão Eyjafjallajökull, que entrou em erupção em 2010 e avacalhou com o tráfico aéreo da Europa, se pronuncia: "hey I forgot my yoghurt”;
- Os mapas têm de ser modificados de tempos em tempos, por causa dos constantes terremotos, surgimento de novas crateras e das diversas mudanças no litoral e no fluxo dos rios;
- Islandeses não usam guarda-chuva, é certo que o vento vai quebrá-lo;
- A Islândia tem um problema com gatos, eles estão por toda a cidade;
- A Islândia possui 0 Mc Donald’s;
- A Islândia tem 320 mil habitantes;
- Reykjavik é a capital e possui 2/3 da população do país;
- Reykjavik é a capital mais ao norte do planeta;
- Islandeses não possuem sobrenome, eles têm o primeiro nome e usam o nome do pai como sobrenome;
- A água da torneira é potável, mas tem um cheiro forte de enxofre. Para quem conhece o cheiro de enxofre fica complicado até para tomar banho…
- Até 1988 só tinha um canal de TV na Islândia e que as quintas-feiras não funcionava para as pessoas fazerem algo mais produtivo. Dizem que as crianças islandesas nascidas antes de 1988 foram concebidas nas quintas-feiras.