terça-feira, 16 de julho de 2019

Kalismera Hellas

Iniciamos a viagem a Grécia com um voo da British Airways via Londres. Escala rápida e mais 3:30 em Athina ou Atenas. Tudo andou rápido e pegamos um táxi de € 38 para o nosso hotel que ficava no início do bairro de Plaka.
Passamos à tarde caminhando pelas ruelas de Plaka, na Praça e no mercado de Monastyraki e na Praça Syntagma, que é a do Parlamento. Como em Roma, em toda esquina tem um sítio arqueológico. Diferente de Roma, em toda a esquina também tem um gato! Barbosinha! É gato por tudo que é canto! O engraçado é que eles ficam alí lagarteando como se fossem uma reencarnação de Platão, Sócrates e Aristóteles. Devem estar pensando: “que merda esses galos estão fazendo hoje em dia por aqui”! Encerramos o dia com uma cerveja Alfa, a primeira da viagem, num rooftop com vista para a Acrópole! Dica: se tem uma coisa que não se pode perder em Atenas são os Rooftops! Baita clima e a vista é espetacular!

O dia seguinte foi dedicado a história!  Antes das 9 já estávamos na Acrópole (€ 30 para 7 lugares)! Nós e uma galera! Impossível não ter pessoas nas fotos! Torre de babel, gente de tudo que é naipe, só não vi gremista!

Uma culturinha inútil, Acrópole significa “montanha alta” e é uma montanha no meio de Atenas. Foi construída por volta de 450 a.c. ele possui 4 das obras primas mais importantes da Grécia antiga: o Parthenon, o Propileu, o Erecteion e o Templo de Atena Nike! Diversas peças e estátuas menores estão no museu.
Sol forte e calor de 30 graus, ficamos umas duas horas lá em cima. Na descida entramos no Museu da Acrópole para uma olhada rápida! No final da manhã ainda tiveram as visitas ao Teatro de Herodes, ao Templo de Zeus Olímpico (hoje tem apenas 15 das 104 colinas coríntias) ao Arco de Adriano e ao Estádio Panathinaiko, lugar histórico do esporte antigo e da abertura da primeira olimpíada em 1.896!
À tarde finalizamos a fase cultural com as visitas na Ágora Romana, Biblioteca de Adriano, Antiga Ágora (centro da vida política da Grécia antiga, berço da democracia e lugar onde o Platão e o Sócrates jogavam conversa fora), Stoa de Átalo e no Templo de Hefesto.

Para encerrar, Rooftop neles com outra Alfa! Não tinha Beta, ficamos com 2Alfa! Até o final fechamos a fórmula de Báskara! Ficamos até mais tarde para ver a Acrópole iluminada! Sensacional!
Amanhã seguimos para as ilhas! Barco para Santorini!!