quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

Dias 5 e 6 - Aconcagua

Ontem nao consegui entrar na internet, diazinho meio corrido como todos. Ontem (quarta) saimos de Mendoza por voltas das 10 da manha em direcao a fronteira do Chile. A estrada e um inferno, bastante movimentada e atravessando a cordilheira, na subida quando fica atras dos caminhoes e foda!! Paramos varias vezes para bater fotos e a velocidade media nao passou dos 50 km.
Entramos no Parque do Aconcagua para bater fotos, caminhamos um pouco ate a parte inicial para escalada. Comemos um Cup Nuddles no pe do Aconcagua e seguimos viagem para o Chile. Passamos na fronteira tranquilamente e chegamos a altura maxima da viagem, em torno de 3200 m de altitude. Gurizada ja esta
acostumada com montanha e nem sentiu os efeitos da altitude. Em seguida pegamos estrada e chegamos nos famosos caracoles, que e a descida da cordilheira. Eh sem nocao, nunca imaginei que seria tao bonito e foda de dirigir!! Cuidado eh pouco, ainda mais com caminhoes, bicicleteiros, andantes e carros de tudo que eh tipo, tamanho e principalmente idade!! Mas escapamos ilesos!!
A partir dai se lancamos em direcao a Vina del Mar, mas pegamos um estrada interna, entrando por algumas cidades, o que fez demorar um pouco. Quando estavamos chegando perto de Vina a maresia comecou a aparecer e com ela as nuvens o que impossibilitou tomar aquela cerva gelada vendo o por do sol no pacifico.
Chegamos em Vina um friozinho de verao de 17 graus e cinza!! Pegamos um engarrafamento infernal, mas conseguimos um hotel rapido e para o local nao muito caro. A cidade deixou a desejar e tudo eh muito caro!! E ficamos 10 horas no carro viajando no total do dia.
Acordamos hoje (quinta) pensando em pegar uma praia e tomar um banho no pacifico. Mas o dia estava mais cinza e mais frio, com uma chuvinha chata! Andamos de carro pela cidade para conhecer alguns pontos importantes, depois fomos para uma praia vizinha chamada de Renaca e depois seguimos para Valparaiso. Passamos pelo porto de Valparaiso, que como todos cidade portuarias que eu conheco eh um pouco sujo e velha!! Ah...e tanto Vina com Valparaiso fede muito, cheirinho de maresia com cachorro morto!! Horrivel!! Caminhamos um pouco por Valparaiso, almocamos e se lancamos para Santiago!!
A viagem foi barbadinha, 1:30 por uma auto estrada tranquila!! Chegamos por um lado pobre da cidade e com um transito um pouco complicado. Depois de algumas batalhas chegamos no centro, abandonamos o 206 numa garagem e caminhamos pela
Praça de Armas e do Congresso e pelo calcadao!! A cidade me apareceu mais agradavel do que da ultima vez que vim a 9 anos atras, bastante movimentada e tal. Andamos mais de uma hora atras de hotel e tivemos que ficar num hotel acima de nossos orcamentos por motivos de localizacao e cansaco, porque a gente nao aguentava mais ficar no carro!!
Agora vamos jantar e amanha vamos para o sul, nao sabemos que cidade vamos dormir, dormiremos em algum lugar antes de chegar a Puerto Montt, que fica 1100 km de Santiago!!