"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia 4 - Laguna Cejar

Hoje o dia começou light, acordamos por volta das 7 da manhã com uma leve friaca e ceú claro! Tomamos café no albergue e fomos caminhar por San Pedro. Tinha pouca gente na rua e em meia hora já tínhamos feito a volta na cidade! É bem pequena, tudo de terra, casas de barro e o sol esquentando o lombo! San Pedro de Atacama tinha 1.938 pessoas no censo de 2002, certamente deve ter morrido alguns, nascido outros! E tem uma prefeita, olha só, chamada Sandrinha Berna Martinez. Que espectáculo!
Entramos na Igreja feita de adobe e fundada em 1641, um grupo de mulheres cuidando de cachorros, uma foto aqui outra acolá e acabamos a manhã fechando os passeios para hoje e os dias seguintes! Pagamos $ 115,00 pelos 4 passeios principais, que são: Laguna Cejar, Lagunas Altiplanas, Geizers e Vale da Morte e da Lua!


Para uma melhor aclimatacion a lá altura (soroche) nos recomendaram começar com o passeio mais light que é a Laguna Cejar que sai as 3 da tarde e volta no inicio da noite! Então hoje se lançamos rumo a Laguna Cejar, cerca de 25km de San Pedro. Fomos num micro ônibus da Marcopolo com total de 18 passageiros de nacionalidades distintas e El Chófer chamado Pedro, não o Santo, pois aqui não chove! A laguna é atrolhada de sal e lithium deixando a água densa, então as pessoas entram e flutuam! É bem engraçado, tiveram uns galos se atirando! Fizemos umas fotos legais, pois tem uma porrada de vulcões na volta e na medida que sol ía se pondo, refletia uma luz legal neles! O vulcão Likancabur (vulcão do povo em alguma lingua deles) é o mais clássico, fica na divisa entre o Chile e Bolívia e chega a 5,4 mil metros de altura!
Em um determinado momento, resolvi perguntar para o galo Pedro, el Chófer, sobre terremotos, ele disse: "no se puede hablar sobre temblores huevon, trae mala suerte". Comentou que em média acontece um terremoto em San Pedro a cada 40 anos, mas já fazem 135 anos que não acontece a energia está se acumulando e os especialistas dizem que no máximo em 5 anos vai tremer tudo por aqui!




Mais perto do por do sol, El Chófer preparou uma mesa com salgadinhos, sucos e Pisco Sauer! E haja Pisco Sauer, pois cada vez que o sol se aproximava do horizonte cai uns 3 graus a temperatura! Saímos de lá por volta das 6 com uma baita friaca!
Agora a noite a friaca pegou de vez, 2 graus e uma lua cheia tinindo! Amanhã sim, vamos para os Vales da Lua e da Morte!
Abraços!



Delta T de hoje = 28

3 comentários:

  1. A Sandrinha Berna Martinez deve ser prima do Luiz! :-)

    ResponderExcluir
  2. Aeee Clá, abre o olho com a prefeita Sandrinha! Fiz uma rápida pesquisa na internet e nem te conto como ela conseguiu ganhar as eleições

    ResponderExcluir