"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dias 7 e 8 - El Tatio

Acordamos às 3:20 da manhã para ir aos Geysers de El Tatio! O ônibus que nos levou chegou 40 minutos atrasado e com 20 pessoas dentro. E se lançamos rumo a El Tatio! Estradinha rabiosa, um sobe e desce dos diabos, grande parte de terra, passa por dentro de 2 rios e tudo na noite pseudo-escura de San Pedro de Atacama! Quase chegando aos Geysers atingimos o topo da viagem, 4.500 m de altitude. Descemos um pouco e depois de 2 horas chegamos no parque, era umas 7 da matina! Temperatura local de -10,2 graus! O -10 nem era problema, mas o ,2 tornou a friaca bem complicada.

Descemos do ônibus e fomos caminhar entre os Geysers. O parque geotérmico se localiza a 4.320 m de altitude e fica a 90km de San Pedro. As fumaças saem através de fissuras a uma temperatura de 85 graus e atinge cerca de 10 m, mas só se consegue ver bem cedo pela manhã, por causa da baixa temperatura, por volta das 10 horas já não tem mais nada.
Depois da caminhada nosso guia preparou um café da manhã com água e leite aquecidos no vapor do Geysers! Até aí o sol não tinha dado a cara e a friaca tava absurda, não tinha meia de lã que fizesse esquentar os pés do galo aqui! Por volta das 8, já com sol, fomos para outra parte do parque onde fica o Geyser Assassino, nome dado depois, que um francês estava estudando microorganismos, chupou uma bala e caiu lá dentro! Vinagre na hora! Esse Geyser é o que a fumaça vai mais alta e ao lado tem uma piscina para tomar banho. A gurizadinha, maioria chilena, do nosso ônibus foi que nem um dodge em direção a piscina com água na temperatura de 40 graus! A essa altura já devia estar uns -3 graus, delta T de 43 no organismo dos guerreiros! Fiquei ali olhando, uma foto aqui, outra acolá, e meus pés quase gangrenando! Não tive duvidas, tirei o sapato e as meais e me fui rumo a água caliente na esperança de ajudar o sangue a chegar no extremo inferior do meu corpo! 10 minutos e os pés já estavam tinindo!



Saímos do parque por volta das 9:15 da manhã e a temperatura, que estava muito mais agradável, era de -1,4 graus! Me senti muito adaptado ao clima altiplanico! Iniciamos a descida, passando pelo rio Putama e paramos num vilarejo chamado Machuca. Alguém viu um homônimo filme chileno de uns 5 ou 6 anos atrás? Vale a pena! Mas essa Machuca fica a 4.015 m de altitude e vivem lá cerca de 40 pessoas, tinham 8 quando chegamos! Umas fotos e me entreguei para um Anticucho de Llama! Num belo português, podemos dizer que é um espetinho com carne espetacular de lhama com cebola! Rica carninha de lhama!



Chegamos de volta em San Pedro ao meio dia e o soroche se agarrou no Harald! Principalmente depois de um empanado Machuques que ele comeu lá no alto! Ficou à tarde toda se recuperando! Fui almoçar com o Fernando e o Rafael Abrantes que também estavam por San Pedro e depois fiquei rateando pela cidade fazendo poucas fotos!
O dia se encerrou com o Tour Astronômico, o qual fui carreira solo, pois Harald ainda estava em processo de recuperação! Simplesmente sensacional! Quando chegamos no domingo estava lua cheia, então tinham nos dito que não conseguiríamos fazer este tour, pois com a claridade da lua, não se vê as estrelas! Entretanto em nossa última noite atacamenha, consegui fazer o passeio! Fui com um grupo de 10 pessoas numa van até uma casa um pouco afastada, onde os caras construíram um domo com telescópio! Na escuridão da noite, a quantidade de estrelas era inacreditável! Fomos separados em dois grupos, um para o tour em inglês (onde a brasileirada se atirou) e outro em espanhol, o qual eu fui com mais 3 caras! Depois de uma palestra básica, fomos ver as constelações clássicas e andinas, via láctea, outras galáxias e estrelas, além de Marte e Saturno! Ver os anéis de Saturno é sem palavras!
Hoje fizemos as últimas compras por San Pedro e as 11:30 pegamos o ônibus para Calama! Na chegada rachamos um taxi com uma senhora chilena para baratear! Pensamos em dar uma banda por Calama, mas a cidade é o show do horror! As 16:40 pegamos o avião para Santiago! Na chegada metemos uma parilla para relaxar!
Amanhã Viña del Mar e Valparaiso! Abraços!

Delta T do dia de ontem = 38,2 graus
Delta T de hoje = Descartável

Um comentário:

  1. Hehe, espetáculo de dia ! Géiser Assassino, anéis de Saturno, deltazinho descartável ... Show de pelota !!! Thierry

    ResponderExcluir