"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia 5 - Valle de la Luna

Vale Huevones! Hoje fizemos um passeio legal! O Valle de la Luna é muito sensacional!
Pela manhã de baixo de uma leve friaca e céu claro andamos pela cidade e entramos no Museu Arqueológico Padre Le Paige. O padre jesuíta (sempre os jesuítas) e belga Gustavo Le Paige caiu por aqui nos anos de 1950 e se interessou por arqueologia. O museu mostra um pouco da historia lá há 4000 mil anos, passando pelos Tiwanacus, Incas e até os espanhóis! Bem legal, valeu a visita! Interessante que na entrada do museu tem um solmáforo que mede a intensidade dos raios ultravioletas! Tem 5 níveis, sendo 5 quando o sol está assados os galos, hoje estava no nível 2!
À tarde pegamos o mesmo velho Marcopolo com El Chófer Pedro. Iniciamos o passeio pela Cordilheira do Sal, que segundo a lenda era um lago que foi  subindo e se verticalizando por movimentos da costa terrestre. Hoje são umas esculturas numa cor de terra e com sal por cima! Fizemos uma parada para fotos e seguimos viagem até o Valle de la Muerte. Existem duas versões para o nome do Vale, uma dizem que se chama Vale da Morte, pois se localiza numa região com curvas e depressões e ocorriam muitas acidentes. No Chile quando se tem um acidente em uma estrada, eles colocam uma cruz ou fazem alguma homenagem no local, daí obviamente surgiu o nome. Outra história é que o jesuíta Le Paige chegou por lá e quando viu o lugar disse num espanhol terrível que parecia Marte, mas os atacamenhos entenderam morte! Como isso não vem ao caso, o Valle de lá Muerte também é bala e uma galera fica nas redondezas para fazer sandboard!




Bom, seguimos caminho rumo ao Valle de la Luna. Entramos no parque e estacionamos numa parte que foi destruída pelas chuvas de fevereiro! É amigos, choveu as ganha no deserto! O deserto não é mais aquele! Foram duas chuvas de 4 horas em 2 dias que criaram um rio que veio lavando tudo que tinha pela frente! Como o solo tem muita areia, a água desceu das montanhas carregando o sal e fez alguns estragos! Escalamos uma parte, passamos por dentro de uns canions e chegamos num topo para fazer umas fotos! Como nas paredes tem muito sal e com a mudança da temperatura, ela vai fazendo uns barulhos, parece que está tudo rachando!





De lá seguimos com o velho Marcopolo pelo parque, o visual é algo raro! A combinação do sal, areia, montanha e vulcão com neve no horizonte é extraordinário! Por ter uma superfície parecida com a Lua (esse não tem duas versões), Marte e os outros planetas, a Nasa testa nesse Vale os veículos que enviam para o espaço! O lugar é literalmente de outro mundo!
Paramos nas famosas 3 Marias e finalizamos com o por do sol em cima da maior duna! Hoje sem Pisco Sauer!
Agora vamos jantar e amanhã vamos para as Lagunas Altiplanicas, dizem que é afuzel também!
Abraços!



Delta T de hoje = 23

4 comentários:

  1. Mas o quê, chuva no deserto ?? Esse planeta não é mais o mesmo ... Prepara o olho, as lagunas dão fotos !!! Thierry

    ResponderExcluir
  2. Que blz!! Não esqueçam dos 4Kg de Lhama!!rsrs .. Não tem Alpaca e Vicuinha? beijos!Naty

    ResponderExcluir
  3. Gracias Cla!
    Naty: ja compramos km de Alpaca, vamos procurar mais agora.

    ResponderExcluir