"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia 6 - Lagunas Antiplanicas

Hoje foi batalha! Acordamos as 5 da manhã com temperatura de -1 grau! A batalha começa na ida para o banheiro que é no final do corredor, só de ir até lá o galo já congela! Se aprumamos e o mesmo Marcolopo com o mesmo El Chófer veio nos buscar! Pegamos outras pessoas em hotéis e partimos rumo a Laguna Chaxa com 10 brasileiros e uma alemã!



Chegamos por volta das 7 da manhã e o sol não tinha aparecido ainda! Temperatura ambiente -6 graus! Com exceção dos flamingos, todos se entregaram para a friaca! Caminhamos até a laguna onde os flamingos estavam relaxando numa pata só! Fizemos algumas fotos e um cheiro de enxofre básico no ar. Em seguida o sol apareceu, mas não melhorou muito a temperatura! Os dedões do pé eu fui sentir novamente lá pelas 10 da manhã, mas vamo que vamo! Na volta da caminhada até a laguna, El Chófer nos aguardava com uma mesa de café da manhã! Espetáculo! A Laguna Chaxa fica dentro do Salar do Atacama, que é o terceiro maior salar do mundo, atrás do Salar de Uyuni e o de Salt Lake. Perto dali fica o vulcão Lascar que é bem ativo e entrou em erupção umas 10 vezes nos últimos 12 anos!




Saímos de lá e começou a subida, paramos rapidamente na "cidade" de Socaire, que fica uns 3.600m de altitude, e seguimos rumo as Lagunas Miscanti e Miñiques. Estradinha guerreira de terra meio em ziguezague, chegamos a 4.200m! Caminhamos pelo parque, onde as Vicuñas deveriam estar ratiando, mas não estavam devido ao frio, mais algumas fotos e seguimos para a batalha do dia, o Salar de Águas Calientes! Barbosinha, ali achei que o vinagre estava perto, logo ali, cerca de 160km do nada, opa de San Pedro! Águas Calientes é um salar com vulcões na volta, uma lagoa azul turquesa e uma porrada de pedras vermelhas! Realmente, o visual era sensacional, mas ao sair do velho Marcopolo, deu para sentir o drama! Apesar do sol, com 4.300m de altitude, a temperatura era de 0 grau com um vento de uns 40 km/h, sensação térmica de -10 graus! Caminhei uns 300 metros e achei que com mais alguns passos chegaria no céu! Que horror! A mistura de altitude, friaca, vento nos ouvidos, fez o galo aqui levantar acampamento depois de umas 5 fotos e me acudir no velho Marcopolo! Punk! Harald com sua velha experiência e utilizando um capuz desenvolvido para tal situação, acendeu um cigarrinho para aproveitar o momento! Um dia chego lá!




Mas vamos lá, isso é Cordilheira, isso é o Andes, não vamos se entregar! El Chófer retornou e iniciamos a descida, nesse momento o velho Marcopolo começou a botar poeira para dentro, aí sim amigos, a situação se complicou! Redemoinhos de areia dentro do Old Marcopolo! Foi uma hora até Socaire, onde almoçamos uma rica sopinha de legumes, um pollo com arroz e um tang de tangerina!
Caminhadinha por Socaire e descemos até outra "cidade", que fica relativamente perto de San Pedro, chamada Toconao! Lá também não tinha muita gente e em seguida retornamos!



Depois de sacudir as roupas e lavar o rosto, fomos caminhar por San Pedro! Amanhã acordamos as 3 da matina para ir aos Geizers! Outra batalha a mais de 4 mil metros de altitude!
Nos vemos!

Delta T = 32 graus

6 comentários:

  1. No céu tu só vai cmg, hahahaha!!!
    Hoje foi bom!!! Escapei dessa friaca!!!
    Se agasalhem porque vcs não são mais "guris"!Durmam abraçadinhos que o frio passa... ahhh é!!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, que batalha !!! Enquanto isso, Fernandinho e Rafa devem estar fazendo um tour de Mercedes ultimo modelo ... E as lagunas, deu foto ? Thierry

    ResponderExcluir
  3. Leo, a primeira e as duas lagunas, principalmente a segunda, estão de chorar !!! Thierry

    ResponderExcluir
  4. Chorei de rir com a experiência do Harald! Quem sabe, sabe!! Hoje em Eldorado temperatura dos altiplanos chiñenos: -1 grau. O porta mala não abriu de tanto gelo. Aproveitem por aí!! Já mudei a prioridade do Atacama no meu pipeline... não dá pra deixar de ir. Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Cla: nem tanto, mas tem umas legais!
    Fabio: vale uma semaninha aqui relaxando!

    ResponderExcluir