quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Deutschland

Acordamos cedo na segunda, dia 17, e fomos caminhar por Düsseldorf. Em 2003 fiquei um mês por aqui tentando aprender alemão. A ideia era ficar o dia todo na região da Altstadt (cidade velha) onde ficam os bares, o rio Reno, entre outras atrações.
Iniciamos caminhando pela Königsallee, avenida mais elegante, e já caímos direto na Altstadt. É aqui que fica a maior mesa de bar do mundo, pois são tantos bares um do lado do outro que dizem que elas se unem. Todos os bares focados em vender o tipo de cerveja local, que só tem aqui, e que é de chorar de tão boa! Praticamente um alimento! Ela se chama Altbier, tem uma cor mais escura e sabor único. Tomei algumas no bar mais famoso, chamado Uerige! Düsseldorf e Köln (Colônia), que fica a 30 minutos, são cidades "rivais" e rola um grenal forte nas cervejas entre a Altbier x Kölsch (cerveja de Colônia)!
Durante à tarde subimos na torre de TV que possui um restaurante giratório lá no topo e dá uma volta completa por dia. O resto do dia foi caminhar na beira do Reno, uma Altbier, fotos, descanso nas escadas, outra Altbier, até anoitecer quando voltamos para o hotel. Quem vem para a Alemanha e gosta de cerveja, venha para Düsseldorf!

Na terça pegamos o trem às 6:51 para Berlim! Sem troca, mas com 11 paradas! Frouxo! Chegamos por volta do meio dia num calor de 28 graus (que nos acompanhou por todos os dias) e fomos direto para o Apto que alugamos pelo AirBnB. Bem mais em conta que hotel. Ele fica na Prenzlauer Allee, um pouco afastado, mas com metro ao lado. Zona bem residencial.
Como fomos a vários lugares e não tem uma história interessante para contar, vou listar os lugares visitados com proveitosas e às vezes acaloradas observações. Lá vai:
- Alexanderplatz: nada demais, só a Torre, restaurantes e gente a dá com pau;
- Unter den Linden: avenida do caralho, mas com muita obra. O que pode ser bom, certamente na Alemanha as obras ficam prontas;
- Portão de Brandenburg: do caralho também! Reagan falou na frente dele e do muro em 1987: "Mr. Gorbachev, open this gate. Mr. Gorbachev, tear down this wall". Lugar histórico!
- Tier Garten: Parque dos animais em alemão! Antigamente a família real passeava com os animais nele. Hoje apenas uma baita área verde no meio de Berlim;
- Reichtag: entramos e fomos até a cúpula. Vista interessante, mas não imperdível.
- Monumento ao Holocausto: tenso e muito fotogênico;
- Potsdamer Platz: no tempo do muro não tinha nada, agora o capitalismo tomou conta.

Führerbunker: apenas uma placa de onde acham que era o bunker do Hitler;
- Topographie des Terrors: vale a visita! Tenso também!
- Checkpoint Charlie: local clássico, também tem muita história. Algumas exposições na volta que ajudam a entender o que aconteceu alí;
- Gendarmenmarkt: uma praça, uma ópera bonita e dois Doms. Sem mais;
- Gedächtniskirche: famosa igreja destruída e não reconstruída. Capa do meu livro de alemão;
- Bikini Berlin: na frente da igreja. Se denominam o primeiro shopping conceitual do mundo. Bem, no coments!
- Olympia Stadium: o Führer esteve alí nas Olimpíadas de 1936 e viu um negro americano passar por cima da raça ariana dele. Talvez naquele lugar, em pé e puto da cara, ele decidiu ir ao ataque. Por que não? Ah...e lá também o Zidane cabeceou o Materazzi!
- Ilha dos Museus: Perdão vô Riosi, mas não entramos no museus! Mas a Ilha e os prédios são bem legais!

- East Side Gallery: fantástico! Desenhos clássicos num muro que tem muita história! Inacreditável como um regime conseguiu construir e sustentar um muro dividindo uma cidade e famílias por 28 anos! Assustador e lamentável!
- Orla do Rio Spree: wunderdar como dizem aqui! Sensacional! Num dia bonito todo mundo sentado na grama, bares cheios, areia para simular uma praia, biquinizinhos, músicos de rua, bebinhas,... Baita curtição! Caminhamos da Hauptbahnhof (estação principal) até a ilha dos Museus! Exemplo de como aproveitar uma beira de rio!

E assim nos despedimos de Berlim! Baita cidade, ainda mais com tempo bom! Amanhã cedo juntamos as coisas e partimos para Copenhagem!!