"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

The Netherlands

Iniciamos esta nova viagem pelos Países Baixos. Chegamos em Amsterdam na segunda dia 10/9 por volta do meio dia. Ficamos num Ibis um pouco afastado, na região de Amstelveen, mas fácil de chegar através do metro. O preço dos hotéis estava bem caro em Amsterdam e Berlim agora em setembro.
Deixamos as malas no hotel e voltamos para a Estação Central. Acho que é a sexta ou sétima vez que venho a Amsterdam, e toda vez que venho acho esse lugar do caralho! Sair da estação e olhar o canal e os prédios da volta é muito show! Bom, fomos direto no Red Light, onde não vi tantos Coffeeshops como antigamente, mas as janelas continuam com a luz vermelha expondo as suas beldades para todos os gostos. Ainda passamos na Dam Platz e na casa da Anne Frank.


No dia seguinte, mais descansados, andamos pelos principais pontos turísticos da cidade. Iniciamos na Museumplein com os museus do Van Gogh e Rijks, Vondelpark, Leidseplein, mercado de flores, Rembrandtplein, Rembrandthuis e finalizamos no pitoresco e animadinho Red Light. Mais para o final da tarde fizemos o clássico passeio de barco pelos canais, o qual descobri que o imposto para as casas à frente dos canais são calculados pela largura da fachada. Por isso as casas são estreitas e grandes para o fundo.


Em nosso terceiro dia, foi a vez de um passeio pelo interior. Fomos através de um pacote da Tours & Tickets, bem justo. Iniciamos pelos moinhos de Zaanse Schans! Estava um pouco friaca e uma chuvinha tocada a vento que dificultou a visita. Visitamos um moinho serrador e teve um carinha que explicou o funcionamento. Seguimos de lá para Marken, uma ilha de pescadores e fazedora de tamancos. Essa ilha tem um ponto interessante. A porta de entrada das casas fica no segundo andar por causa das inundações que eram comuns até a construção de um dique alguns anos atrás. O passeio terminou em Volemdam, a qual chegamos de barco. Outra cidadezinha clássica holandesa. Valeu a pena! Para finalizar o dia caminhamos da estação até a Museumplein.


No nosso último dia de Amsterdam, acordamos cedo e pegamos um trem para Utrecht. Cidade que fica a 25 minutos da capital e foi uma das primeiras cidades da Holanda fundada no século XI. Utrecht é sensacional! Tivemos sorte pelo baita dia de sol. Ela tem 7 universidades e um pouco mais de 300 mil habitantes! Possui uma área central clássica com canais, mas com um "pulo do gato". Há uma parte rebaixada na beira do rio com restaurantes! Assim é possível descer até o canal e curtir uma bela cervejas da água.


Depois de muita caminhada, pegamos o trem de volta a Amsterdam. Ainda deu tempo para alugar uma Black Bike por duas horas e tocar o terror por aquelas ciclovias! Meu Deus, tensão total! Tem que estar bem ligado para as bicicletas não passarem por cima de ti!


Próxima parada: België! Antwerpen, Brugge e Ghent!

Nenhum comentário:

Postar um comentário