"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Stockholm

Estamos encerrando a nossa estada na Escandinávia e indo para Paris daqui a pouco! Foram 3 dias do caralho na terra do Nobel! Esses suecos são maravilhosos, como diria um certo narrador! As suecas então, sem comentários!
Tem que ter cojones para aguentar o inverno e a escuridão quase que eterna aqui das proximidades do polo norte, mas os caras são muito pra frentex.
Cara, um dos pratos principais daqui é almôndegas com purê de batata! Só um churrasco é melhor que almôndegas com purê, mas aí é querer demais! E outra, inventaram um bolo de canela chamado Kanelbulle que é de chorar de bom! Mais, eles colocam abajures entre a janela e a cortina para simular que vem luz da rua, olha que ideia fantástica! Ajuda no combate à deprê! Água e calefação são gratuitas e a forma como geram a calefação é de cair os butiá do bolso!! Os caras reciclam o lixo, queimam o lixo bom, com isso geram energia para aquecer a água e tocam essa água nos canos de calefação! Assim não dependem de gás para o inverno e como não possuem lixo suficiente importam da Noruega e da Inglaterra! Olha que sensacional!! Ainda ajudam os outros países a se livrarem do lixo! São ou não são maravilhosas as suecas? Opa suecos!! E tem mais, os carros desligam o motor na sinaleira para não poluir e vários lugares não aceitam mais dinheiro, só cartão! Que povo, meu Deus! Que povo!!
Nossos dias por aqui foram acompanhados com a grande presença do Kiko Bertacco, riograndino genuíno, que vive por aqui há 5 anos!
Na chegada, a friaca tava interessante pra gente (não passou dos 12 graus) e um vento de fazer inveja à esquina dos 4 bancos em Big River. Lembrando que é início de outono, início das aulas, não começou o inverno. Por isso que as escolas estavam todas fazendo atividades pelas ruas, com os mandinhos e mandinhas de roupas leves, aproveitando o clima ameno.
Caminhamos que nem loucos nos 3 dias. Na segunda, o Kiko nos acompanhou o tempo todo e nos outros dias praticamente fomos nos mesmos lugares turísticos, só que com mais calma. 
Iniciamos na Drottningatan, rua de pedestre com muitas lojas, passamos pelo mercado Hötorgshallen e seguimos em direção à ilha Djurgarden, onde ficam vários museus. Na terça voltamos na ilha e entramos no Vasa, museu do barco sueco de guerra Vasa que afundou em 1628, 20 minutos depois de zarpar do cais. Em 1961, os caras tiraram o barco praticamente inteiro do fundo das águas e reconstituíram! É sensacional! Também entramos no museu do ABBA! Clássico!
Seguimos pela cidade velha (Gamla Stan), uma das 14 ilhas e a que fundou a cidade! Clássico com Ruazinhas e mais ruazinhas estreitas e bares e restaurantes subterrâneos! Nessa ilha também fica o Palácio Real e o Parlamento.




Na segunda e na terça passamos pelo bairro hipster Södermalm, mais estileira e onde o Kiko trabalha. Também fomos no prédio da prefeitura, onde tem o banquete do Prêmio Nobel, no elevador em Slussen, para ter uma vista da cidade mais de cima, e ontem fizemos um passeio de barco! Vale a pena!





Mas como estávamos com o Kiko, local aqui no norte do planeta, ele nos reservou duas noites categoria! Na segunda algumas cervejas em dois Rooftops de hotéis! Bárbaro! E na terça o Kiko nos levou para o underground de Estocolmo. Underground mesmo, pois era alguns metros abaixo do nível do mar! Fomos num bar chamado Wirströms, na Gamla Stan! O lugar deve ter sido um calabouço na antiguidade, tem uns ganchos presos no teto que deviam usar para amarrar a gurizada mais agitada. Mas hoje é um bar subterrâneo, cheio de corredores e com uma banda de blues tocando. Na real é tipo uma "jam session", os caras chegam lá e vão tocando! Mas é extremamente do caralho! O guitarrista deve ter vindo direto de New Orleans, onde lá ele devia ser mais um e aqui é Deus! Praticamente uma reencarnação do Jimmy Hendrix!
E assim foram os nossos dias por Estocolmo! Sensacionais! Obrigado Kiko pela atenção! Sem palavras!!



PS: não deu para encaixar no texto. Os caras aqui fazem um Fika todos os dias! Basicamente é um coffee break no meio da tarde para tomar um café e comer um Kanelbulle! As empresas incentivam, pois é uma forma de criar interação e troca de ideias.
E outra coisa, o sol aqui não fica a 90 graus nunca! Muito gozado! Claro que no inverno ele nem aparece, mas no verão, final da primavera e início do outono ele sempre fica meio de lado, tipo sol das 4 da tarde!

Um comentário:

  1. Olá guris,
    Maravilha acompanhar os relatos das viagens de vocês!
    Continuem aproveitando!
    Beijos

    ResponderExcluir