"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Grande Barreira de Corais

Estamos em Cairns, cidade próxima a Grande Barreira de Corais! Que fantástico são estes corais! O Riosi iria à loucura por aqui e certamente me pediria algumas encomendas.
Bom...mas a nossa entrada na Austrália também foi tumultuada. Antes de chegar em Cairns, no nordeste da Austrália, fizemos uma parada em Brisbane. Como trocamos de avião, a imigração teve que ser feita lá. Quando entregamos os passaportes, um policial bigodudo fez um monte de perguntas novamente. Ok, faz parte! Nos deixou passar, mas na alfândega fomos selecionados. Abriram as duas malas e tiraram tudo de dentro. A minha, o policial verificou até dentro dos bolsos da calça. Na da Clarissa acharam um colar de conchas que nos deram no Taiti e confiscaram. Depois de um tempo, devolveram e avisaram que no formulário colocamos que não tínhamos conchas na mala e que, como tínhamos, deveríamos ser multados. Mas o guardinha foi parceria e deixou por isso mesmo. Foi aí que perguntei o motivo da tensão e ele repondeu que muitos brasileiros trazem drogas para a Austrália e que um casal ficar apenas 5 dias no país, entra na estatística de possíveis suspeitos. Desta vez tremeu as pernas do galo cinza! Barbosinha!
O que importa é que a Grande Barreira de Corais é "do caralho", com perdão do termo chulo. Mas ela é mesmo do caralho! Eu não esperava algo tão sensacional.




Chegamos à noite no hotel e já conseguimos um passeio de dia inteiro para às 8 da manhã do dia seguinte.
O dia estava bonito e partimos numa rica embarcação da Tusa T6 rumo à barreira sem ter a definição de qual "reef" iríamos parar. Por volta de 1:40 depois chegamos no Milln Reef para o primeiro mergulho. Como a maré estava cheia, mal se enxergava os corais do barco, apesar da água ser bem azul. Mergulhamos de snorkel e uma espécie de Long John para se proteger das Jellyfishes, famosas mãe d'águas assassinas! Ficamos mergulhando por cerca de duas horas. Sensacional! Além dos corais, vimos tartarugas e peixes de tudo que é naipe. A GoPro deu umas travadas, mas garantiu o registro. Acho que até a GoPro ficou emocionada.






Almoçamos no barco e fomos para outro ponto chamado Thetford Reef. Mais uma hora e pouco mergulhando. É de chorar de emoção, me lembrei bastante do meu avô Riosi e suas explicações sobre a vida marinha. Abaixo colocamos um dos vídeos dos nossos mergulhos:


Alguns fatos sobre a Grande Barreira de Corais:
- maior sistema natural do planeta;
- pode ser vista do espaço;
- tem 348 mil km2 e 2.300 km de comprimento;
- 2.900 espécies de corais;
- 600 ilhas;
- 1.500 espécies de peixes;
- 360 espécies de corais hard;
- 1/3 dos corais soft do planeta;
- 4.000 espécies de moluscos;
- 6 das 7 espécies de tartarugas marinhas;
- 125 espécies de tubarões.




Ah...e nada de mãe d'água assassina, mas um tubarão passou por nós! ;)
O passeio nos deu direito a um happy hour com cerveja pseudo liberado num baita albergue de Cairns. Ele é enorme e tem festa todos os dias. Bebemos e jantamos lá com o pessoal e ainda fomos no Night Market para dar uma olhada.
O que também chamou atenção aqui em Cairns é a quantidade de morcegos munaias existentes nas árvores. São uns mega morcegos e ficam o dia todo de cabeça para baixo. À noite o negócio parece Gotham City, eles ficam fazendo um baita barulho e trocando de árvore. Fábio Rios, poderias criar um novo jogo de tabuleiro: A invasão dos morcegos munaias!


Hoje cedo fomos para a Cairns Esplanade. É uma praia artificial com uma baita infraestrutura, já que a costa de Cairns está atrolhada de crocodilos e as praias são proibidas. Apesar dos 33 graus e umidade, ficamos por lá até o início da tarde e fomos para o aeroporto. 


Próxima parada: Sydney!

Abraços!

6 comentários:

  1. Que loucura deve ser mergulhar nesse lugar!!! Cunhado, legal ver a tua empolgação... :)
    Massa as fotos! Baita investida na GoPro, muito legal!!
    Boa noite aí pra vcs!
    No aguardo da próxima postagem!
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Show, show, show, acordaram o Riosi!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Show! Clá, tirei o chapéu pra ti! Baratas, investigadores, mãe dágua assassina, tubarão e morcegos gigantes!!!!! Barbosinha! Passou no teste Alemão!! Kkkkk Bjks e até!

    ResponderExcluir