"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Polinésia Francesa

Ia Orana (Oi em Taitiano)!!

Saímos a uma da manhã da Ilha de Páscoa e chegamos a uma da manhã em Papete. Que bonito! Como o voo teve 5 horas de duração e o fuso horário é de 5 horas para trás, praticamente revolucionamos as leis da física. Considerando que dormimos o voo todo, podemos imaginar após algumas cervejas, que na realidade viajamos no tempo. Em outro momento continuo os devaneios sobre a linha do tempo!


Papete é a capital do Taiti, que é a maior e mais populosa (cerca de 187 mil habitantes, menos que Big River) ilha da Polinésia Francesa (PF). A PF é um país de outro mar (como chamam os franceses) e é composta por 5 arquipélagos, dentre esses está o da Sociedade. Nele se encontram as ilhas mais conhecidas: Taiti, Morea, Bora Bora, entre outras.
Na chegada fomos para o Manava Suíte Resort, 3 estrelas! Breve parênteses: 3 estrelas do Taiti é equivalente a uma constelação em Dhaka, no Bangladash. Com a função de imigração e bagagem, fomos deitar lá pelas 3:30 e às 7 horas já estávamos de pé.
 


 

Como até os guerreiros descançam, piscina do hotel até umas 10:30. Check out às 11 e pegamos um mini carrinho para dar uma banda por Papete. Fomos até o centro, almoçamos no Mercado Municipal e tentamos caminhar um pouco, mas a temperatura era de uns 30 graus e uma umidade infernal. Pegamos o carro e costeamos a ilha para conhecer um pouco.


Lá pelas 4 da tarde entregamos o carro no aeroporto e embarcamos em um ATR 42 da Air Tahiti para Bora Bora. Para nós o voo foi bem tranquilo (céu de brigadeiro), mas para um magrão na fila ao lado foi uma tensão! O meu guri parecia bem tranquilo, aspecto de um experiente viajante, bermuda de surf, chinelinho, notebook na mão etc e tal. Mas foi decolar que bateu o pavor no galo! Praticamente ficou todo o voo naquela posição de pouso de emergência (com a cabeça encostada na pernas) e olhar pela janela só de pseudo soslaio (aquela bem de canto de olho rapidinha). E olhava e voltava rápido. Pânico total no Taiti para o guri! Bom, a Clarissa vai dizer que isso não aconteceu bem assim, mas não acreditem, ela não estava prestando atenção! ;)


Pousamos no final da tarde e um barco do "albergue" nos levou para uma cabana sobre as águas. Aí virou sacanagem, as fotos abaixo falam por si. Praia, caiaque, praia, frescobol, praia, praia, praia,....e observar a vida alheia. Dois casais muçulmanos tomando uma surra do caiaque, uma briga tensa entre uma família francesa, vários num vermelhão reluzente, uma japinha tentando remar de sup contra o vento e não saindo do lugar e assim foram passando os dias.

 



Ah....na primeira noite é que apareceu um visitante inesperado. Eram quase 3 da manhã quando a Clarissa me acorda com um berro: "tem uma barata na cama!!" Acordei perdidaço! Mexemos na cama e lá estava ela. Mato a barata e falo: "relaxa minha gala, é só uma baratinha daquelas que tem nos Molhes do Cassinero". Esses "albergues" são complicados mesmo. Afinal de contas, esses bangalôs é que invadiram o habitat dos peixes, algas, baratas, etc.
Na quinta-feira final da manhã fizemos check out e pegamos um barco e um ônibus para Vaitape, centrinho da ilha. Estava um baita sol na cuca e não tem praticamente nada para ver.
Às 6 da tarde fomos de barco até o aeroporto e agora um ATR 72 nos levou de volta a Papete. Serão 6 horas de espera para voar para Auckland, Nova Zelândia. E o legal é que a Nova Zelândia está 23 horas na frente no fuso horário...vai complicar o organismo da gurizada.

Mauruuru (Obrigado) e Nana (tchau)!!

9 comentários:

  1. Cunhado, confesso que primeiro eu vejo todas as fotos e depois eu volto pra ler o teu texto kkkkk! Léo, tu dá vida pros acontecimentos!! Quando a Clá contou a história da barata não foi com essa emoção kkkk
    Mauruuru por compartilhar e me fazer sentir próxima de vcs!!!
    Na espera da próxima postagem!!!
    😚😘😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vanessa! Apenas uma forma mais empolgada de contar. Bjs

      Excluir
  2. Barbosinha!! Essa viagem é roteiro fundamental no pipeline de qualquer viajante, dos mais roots aos galos requintados. Demais!!!

    ResponderExcluir
  3. Nosso "David Coimbra" segue inspirado... Mauruuru!!!

    ResponderExcluir
  4. Cunhado, vais ter de virar escritor. Queremos livro! Já até combinamos com a tua mãe o cocktail de lançamento! Massaaaaaa!

    ResponderExcluir
  5. Lógico! Tu tá melhor que o Dan Brown!!!

    ResponderExcluir
  6. Leo, mto legal teu blog!! Parabéns! Curtam mto a(s) viagen(s)!! :-) Bjo, Erica

    ResponderExcluir