"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

sábado, 21 de agosto de 2010

Feito! Vencemos o Transiberiano!

Depois de cerca de 9.000 km e 167 horas dentro de trens, chegamos a China, como diria meu galo Bush: "Mission Accomplished"! Pode parecer dificil, mas tanto eu, como o Thirras, temos certeza que valeu a pena!
Bom...voltando a quinta-feira pela manhã, saímos de Ulan Bator às 7:15 da manhã! Embarcamos na última perna do Transmongol com destino a Beijing na China! O trem, com certeza o mais gabarito de todos! Nesta etapa, tanto o trem, como as provodnitsas são chinesas! E por incrível que pareça é tudo mais limpo, mais organizado e tem até chuveiro, mas a gente não pode usar. O visual já na saída era bem interessante, pois Ulan Bator é cerca de 1.700 m acima do nível do mar e tivemos que passar algumas montanhas no início, então o trem fez várias curvas, o que permitiu fazermos uma foto do trem como um todo.
Depois de sabermos a vitória colorada através do iPhone de um inglês que estava viajando no trem, o dia custou a passar, com poucas paradas, atravessando o Deserto de Gobi e com poucos butiás no bolso para aguentar tanto tempo dentro do trem, o dia foi um saco! Até porque estavamos muito próximo da porra do meio do nada, ou muito próximo dele! Para completar paramos na fronteira do lado da Mongólia às 7 da noite para a função de recolher passaportes, alfândega, carimbar e devolver passaportes. No lado da Mongólia demorou cerca de uma hora e meia, os quais estavamos presos dentro do trem! Ah...e o banheiro fechou 30 minutos antes da parada e com o trem parado, não tem banheiro! Batalha....teve um galo que tava com a gente querendo "hacer una cagada" que ficou 5 horas na pressão! Depois de estarmos liberados da Mongólia e o trem seguir seu rumo para a China, andamos cerca de 10 minutos, os quais os soldados mongóis estavavam fazendo continência para o trem, para chegarmos no lado chinês! Aí veio toda a batalha de novo, recolhe passaporte, alfândega, devolve passaporte e para completar a troca dos bogies! Por questões militares, a bitola dos trilhos da Mongólia e China são diferentes, então o nosso trem inteiro foi levado para um galpão com diversos macacos que levantaram o trem e trocaram os tais "bogies"! Bah...que batalha!! Haja butiá! Finalizando, saímos meia noite e pouco da fronteira seguindo viagem a Beijing!
Após algumas horas de sono, acordamos com um novo visual, montanhas e mais montanhas! E o mais impressionante foi a quantidade de túneis e pontes que passamos! Aí está o pulo do gato, ou como diriam os americanos, "jump of the cat", destes meus galos chineses, a infraestrutura aqui é fora do comum! Se der uma merda, merda mesmo, com a infra que eles já tem, meus galos vão levando por anos! Seguindo....chegamos a Beijing (Bei = norte; jing = capital) às duas da tarde de sexta-feira! Tempo nublado e um calor úmido dos diabos!
O nosso hotel fica próximo da estação, então fomos caminhando para largar as mochilas! Depois de irmos na Apple Store, andamos por alguns Hutong, ruazinhas estreitas, bem chinesas, para fazer uams fotos! Um comentário, o mais sensacional de Beijing, é que tudo aqui tá sempre atrolhado de gente e tudo é enorme, ruas largas, as calçadas imensas, mega prédios modernos e sempre com um retoque oriental! Eu achei Beijing, com o perdão do termo, do caralho!
À noite caminhamos até um night market (Wangfujing Street) que fica teorioricamente ou beijinicamente falando perto da Cidade Proibida. Obviamente, o bagulho tava lotado e a parte das comidas tinha o cardápio completo, tudo no palitinho: escorpião, cobra, centopéia, polvinhos, cavalo marinho, até piroca de ovelha! Lamentável! Fomos no KFC comer uma galinhazinha!
Hoje acordamos às 6 da manhã para um dia corrido! Para completar uma chuvinha torrencial para nos acompanhar! Pegamos um ônibus por duas horas até a Grande Muralha! Depois do Corcovado, Machu Pichu, Taj Mahal, chegou a vez da Grande Muralha! O único ponto positivo do temporal que estava caindo, foi que a Muralha estava com pouquíssima gente, o que eu nunca imaginei encontrar! De resto caminhamos pelo o que deu e tomamos um banho de chuva de ver várias pessoas tomarem tombos e da minha máquina fotográfica ir para o vinagre (o que contornamos agora a noite no hotel, após longos períodos de secagem)! Se me permitem mais um comentário, haja trabalho escravo para construir aquela muralha! Barbosinha!
Após almoçarmos num shopping e comprarmos uns flip flops (chinelos) para dar férias aos nossos pés, seguimos na chuva para a Cidade Proibida, a qual tava bem cheia para ser uma cidade proibida! Como estava sem máquina e completamente encharcado, me dediquei a analisar a arquitetura exuberante dos prédios, os quais os imperadores chineses tinham momentos de prazer com suas concubinas! Para completar, após o Thirras tomar dois escurregões e um tombo com seu flip flop, resolvir ceder o meu para ele e calçar o dele, obviamente, foi a minha vez de tomar um tombo de cinema e quase ir par ao vinagre! Por sorte e com auxílio dos espíritos das concubinas, saí apenas com apenas um hematoma no tornozelo!
Agora à noite fomos no jantar de despedida do grupo! Fomos 11 pessoas e mais o líder (ou guia)! Depois de comer o Pato de Pequim (claro que assado no forno, sem sacanagem), tivemos que fazer um breve discurso sobre estas 3 semanas e com certeza, nunca imaginei encontrar pessoas sensacionas e tão diferentes da gente, ou de mim pelo menos, e poder conviver tranquilamente em ambientes desconhecidos e com tantas variedades climáticas!
Amanhã será nosso último dia em Beijing, pois segunda partimos de volta! A previsão é chuva novamente, vamos tentar ir nos pontos turísticos que faltam!
Depois deste longo texto! Uma boa noite!




PS: A China tem a maior população do mundo e é a 3ª maior em território. Possui 16 cidades com mais de 2 milhões de habitantes. O fuso horário aqui em Beijing é o mesmo da Mongólia, ou seja, 11 horas a mais que o Brasil. O interessante é que o território chinês está em 5 zonas de fuso, mas só utiliza um, o horário de Beijing.

5 comentários:

  1. Sensacional! Centopéia no espetinho é novidade pra mim. Sou parceiro! Porra, que viagem, meus galos!! Imagino que os períodos no trem foram foda, mas acho que todo realmente valeu a pena!! Bom retorno!! Abraços, Fábio.

    ResponderExcluir
  2. Cara...o transiberiano te espera! Vale muito a pena! O trem até que passa rápido e não teve um lugar ruim, todos valem a visita!! Quarta de manhã estou na Plugar! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Po depois de leite de égua piroca de ovelho, mas que suruba presses lados ai! rsrs abraços e bem vindo a terra dos bi campeões vermelhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Leonardo!! eu estou com vontade de fazer este viagem...sera que posso falar com voce para que me de algumas dicas? desculpa meu portugues, sou argentina e moro no sao paulo. aguardo resposta! flopiescudero@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola Leonardo, tudo bem? assim com a Florencia gostaria de falar contigo sobre a transiberiana. Sorry .. ser mais uma q pede dicas ... mas se vc nao se encomodar de falar um pouco =)
    angelina_ge@yahoo.com.br.
    tks!
    =D
    angelina

    ResponderExcluir