"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Onde há fumaça, há fogo...

Chegamos a Suzdal! Antiga capital da Rússia há alguns séculos! Ela foi uma cidade muito importante no início do milênio passado! Depois de várias guerras acabou sendo esquecida! Hoje é uma cidade turística, pois mostra como era a Rússia na antiguidade. Há algum tempo atrás ela chegou a ter uma igreja para cada 4 habitantes! Hoje a quantidade de igrejas diminuiu e habitantes aumentou! Mas nem tanto, pois a cidade só tem 12.000 habitantes!!
Ontem pegamos o trem às 17:20 com destino a Vladmir, uma cidade bem grande aqui perto de Suzdal! O trem foi considerado pelo guia como de luxo! Nas fotos abaixo podem ver que era bem apertado, mas tranquilo! Tinha até tomada no corredor e a internet funcionou!
Não consegui dormir quase nada! Ainda estou com o fuso errado e o balanço da máquina não ajudaram muito! Foram exatamente 12 horas de viagem! Em Vladmir pegamos uma van até Suzdal, um pouco menos de 30 minutos! Cheguei tera liquidado e acabei dormindo até o meio dia! Também hotel muito bala! Luxo total, até banheira tem e ainda frigobar, quem diria, frigobar!!!
O Thirras, óbviamente com mais experiência que yo, conseguiu dormir no trem e tava intereço pela manhã! Ele foi tomar café na casa de uma senhora local às 8 da manhã, comeu um arroz com leite, pãozinhos caseiros e a babushka ofereceu um licorzinho tradicional para relaxar. Ele, com seu russo na ponta da língua, agradeceu (o famoso spasiba), mas disse num belo português que não estava com vontade, pois inglês ela na entenderia mesmo e dizer em russo já era querer demais do galo velho!! Depois iniciou um passeio pelos Monastérios, o qual eu peguei pela metade! Fizemos um tour pela cidade, que é bem pequena, mas vale a pena! Ela parece muito medieval, grandes igrejas, monastérios e um campo verde na volta. As igrejas são bem afastadas uma da outra! Ainda tem um rio que cruza a cidade, o qual hoje tava cheio de mandinhos tomando banho! Que beleza!
A batalha aqui é a fumaça, os incêndios na região estão deixando Moscou e arredores tomados de fumaça! A noite no trem já dava para notar e quando chegamos aqui é muito foda! Além de sentir quando se respira, deixa o dia como se estivesse com uma neblina! Ouvimos dizer que Moscova está bem pior, ainda mais com a temperatura de 39 graus que é a previsão para amanhã! Vir para a Rússia e sentir calor é de cair os butias do bolso! Para se ter uma idéia a média anual de Moscou é 6° C. Em Ulan Bator capital da Mongólia é de -0,7° C de média anual, nada mais é que a capital mais fria do mundo. Espero que lá eu possa colocar minha japona que trouxe do Brasil!
Agora pouco jantamos um belo Strogonoff local, mas não perde nada para o da Clarissa! :)
Amanhã pegamos um ônibus de linha para Moscou, são cerca de 200km daqui! A viagem pode demorar 3 horas ou 6 horas, dependendo do trânsito! Aí vem batalha!!!

* Coloquei algumas fotos dos outros dias abaixo!!

4 comentários:

  1. heheh... ahh é! saudadeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  2. Rumo ao BI do planeta!!! Vamo inteeer!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nathália Swoboda Calvo7 de agosto de 2010 às 14:07

    Muito tri Alemãozinho!!!
    Tô viajando junto com vcs!!
    Vê se manda um calorzinho aqui pro Sul!!
    A propósito: a Concha sabe cozinhar???
    Bjks da cunhas Nath.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Nathalia!
    Olha pelo menos para mim ela sabe!! :)

    ResponderExcluir