"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Habemus Mochilum

Notícias rápidas da antiga Leningrado:
Após 2 dias Habemus Mochilum!! Tivemos que ir no aeroporto buscar, as minhas chegaram na segunda, a do pai chegou só no vôo de ontem! Para finalizar as buscas pela mochila na saída a alfândega russa pediu para descrever todos os itens que tinham na mochila, com seu respectivo peso e valor! Inacreditável! Começamos a chutar o peso das coisas, e depois o peso que colocamos tinha que fechar com o peso da mochila! O pai conseguiu a façanha de acertar, na minha faltou 1,5 kg. Aí o guardinha russo, falando um russglês fluente, disse para eu escrever: Book: 1,5kg. Não tinha nenhum livro na minha mochila! Viva a Russia!
Desbravamos a antiga Leningrado, fomos na casa do Fiodor Dostoevsky (vimos o famoso machado que Rodion Raskolnikov matou a idosa Alyona Ivanovna), no Hermitage Museum e batemos várias fotos! A uma da manhã fizemos um passeio pelos canais para ver as pontes abrirem! Não tinha nem idéia que as pontes se abriam, mas era só o pai e eu que não sabíamos, pois tinham milhares de pessoas para assistir as tais pontes abrirem! Aqui em St. Petersburg, os navios só podem passar pelo rio Neva à noite, então eles abrem as pontes a partir da 1:25 e ficam aberta até as seis da manhã!
Curiosidade: a família Stroganov é daqui de St. Petersburg, foram os primeiros a conquistar a região da Sibéria através dos Montes Urais em 1570. Só que isso quase ninguém sabe, eles ficaram conhecidos mesmo por terem inventado o Strogonoff!
Mais uma: o Hermitage Museum é o maior do mundo, possui mais de 3 milhões de itens, acho que vimos uns 200 ontem! Foram através das obras de Catherine The Great que surgiu o museu! O interessante é que com a Revolução Russa todas as obras do museu foram nacionalizadas!
Outra: São Petersburgo teve outros dois nomes: Petrogrado (1914 - 1924) e Leningrado (1924 - 1991). Atualmente tem cerca de 4,6 milhões de habitantes.
Hoje fomos na Fortaleza Peter & Paul, pernadinha de mais de uma hora num baita solaço!!
Tenho que sair, pois temos um trem para Suzdal!
Abraço!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Até a Rússia tem seu jeitinho brasileiro hauhauahuaha

    ResponderExcluir
  3. Cal, jeitinho russo só é mais "mal humorado", mas funciona igual ao Brasil ! Bjs

    ResponderExcluir