"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

domingo, 15 de agosto de 2010

Transmongol e o meu galo Genghis Kan

Aqui estamos de volta, falando diretamento da Mongólia, terra do galo Genghis Kan e do presidente impronunciavel Tsakhiagiin Elbegdorj. Estamos em Ulan Bator, que também podemos chamar de Adriano Gabiru ou de Herói Vermelho, traduzindo livremente do mongol para o português!
Após alguns dias afastados, voltamos para sexta-feira, a qual acordamos com um belo dia de verão siberiano! Chuva e frio de 8 graus! Resolvemos encarar e caminhamos cerca de 20 minutos até o ferry (já chegamos encharcado)! De ferry fomos até a outra margem do lago e caminhamos uma hora na chuva até Listvyanka! Que batalha! Chegamos num mercado para almoçar e tentamos ainda dar uma volta pela cidade! Mas a friaca tava foda e nem tinha como fazer fotos! Fizemos ainda a batalha de volta! O resto do dia foi só secar as roupas e ver tv em russo, pois a chuva não parou!

Sábado pela manhã aprumamos as mochilas e seguimos em direção a Irkutsk, cidade de cerca de 600 mil habitantes e bastante importante na Rússia. Foi nela que os galos Decembrists (chamados assim pela revolta que fizeram em dezembro) foram exilados em 1826. Esses galos eram militares russos que voltaram da guerra com Napoleão como heróis e cheio de idéias que tiveram oportunidade de presenciar na Europa Ocidental. Só que o Czar não achou muito e depois de uma revolta mandou os galos para Irkustsk. Para se ter uma idéia, naquela época a viagem durou 6 meses. O interessante é que as esposas foram autorizadas a irem juntos, mas não podiam levar os filhos! A história é bem legal, fomos no museu que conta tudo que eles fizeram pela cidade depois que foram anistiados e toda a batalha que passaram na prisão. Caminhamos bastante por Irkutsk, estava um dia bem melhor e a cidade é bem interessante, pelo menos no verão!
Na noite de sábado fomos para a estação pegar o Trem Transmongol, previsão de 36 horas e duas noites!! O trem era bem melhor, com ar condicionado e tinha até um balde no banheiro para se lavar. Dramin neles e dormi umas 10 horas, em seguida chegamos a Naushki, cidade que faz fronteira com a Mongólia. Resumidamente, o Chuí é uma paraíso perto de Naushki! O pior é que ficamos 4 horas parados, literalmente a bangu! Inacreditável! É padrão esta parada, mas ninguém conseguiu explicar o porque! Depois fomos trancados dentro do trem para que primeiro entrasse a aduana russa para revistar e depois uma guardinha buscar todos os passaportes do trem! Uma hora depois entregam os passaportes e o trem seguiu seu rumo até o outro lado da fronteira! Aí de novo.....entra um galo da aduana da Mongólia para revistar o trem e depois um guardinha buscar o passaporte de todos novamente! Para completar o trem ainda ficou parado em Sükhbaatar por uma hora, pelo menos podemos sair do trem para sacar unas fotos! Concluindo ficamos 8 horas praticamente parados!!
Assim se foi o domingo e hoje às 6 da manhã colocamos os pés em solo mongol!! A Mongólia depois do galo Genghis Kan e seus sucessores dominarem do que seria hoje da Polônia até a Coréia, da Sibéria até o Oman e Vietnam, ficaram depois mais de 300 anos sob domínio da China. Para piorar o venerado general Sükhbaatar em 1921, libertou seu povo da China e entregou para a Uniâo Soviética. Aí sim, ficaram 70 anos fechados para o mundo! Nos últimos anos que começaram a receber turistas e hoje podemos ver muitas obras e prédios em construção. Para se ter uma idéia da influência da União Soviética, o idioma mongol que já é praticamente impossível de entender, os russos obrigaram a utilizar o alfabeto cirílico. Mongol em cirílico! Fim da picada!
Hoje o dia foi legal....demos uma volta pela cidade, que não parece com nada que eu já tenha ido! A praça principal é muito bala! E o palácio do governo sensacional, com um mega galo Genghis Kan sentado numa poltrona! Depois fomos até um bairro pobre da cidade chamada de Yellow Rock!! Lá tivemos a oportunidade de entrar numa casa e também num Ger (uma barraca mongol usada pelos nômades)!! Lá nos ofereceram um leite de égua com sal e sei lá o que mais! Bah...show do horror! Não consegui tomar o bagulho! O resto do dia ficamos caminhando pela cidade e no final da tarde fomos a um show de música e dança típica!!
Amanhã cedo vamos para fora da cidade, mais especificamente numa reserva natural, onde ficaremos acampados num Ger! Barbosinha.....vamo que vamo!!
Abraço a todos!

3 comentários:

  1. Esse barracovsky aí deve virar um iglu na invernera...

    e putz! Leite de égua mongolona com sal!? Já não bastava a bizarrisse ainda metem um sal?? Não tinha um todinho pra enganar? ou um abacatezinho.. (A eh!!)

    ResponderExcluir
  2. Esse povo deve ser cascudo pra encarar o inverno nessas tendas, belas fotos!!!
    Algum comentário sobre as moças mongóis? Abração, Dionello.

    ResponderExcluir
  3. Muitas cavalgadas pela reserva natural ou utilizaram bicicletas?
    E como foi a acomodação no ger?
    Bom retorno!
    bjs
    Re

    ResponderExcluir