"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

sábado, 7 de agosto de 2010

Mockba

Priviet!!
Chegamos a Mockba (em russo)!! Cidade totalmente diferente de São Petersburgo! Isto aqui é mais Rússia, ruas grandes, movimento do inferno e muita gente, cerca de 10 milhões de habitantes!
Na sexta-feira pela manhã acordamos cedo para caminhar por Suzdal antes de partir para Moscou! Demos uma volta básica e pegamos uma van para Vladmir! Em seguida pegamos um ônibus convencional para Moscou, estilo uma Planalto da Russia! Durante a viagem passamos por alguns incêndios e demorou 3 e meia, com direito a uma paradinha no Grill Russo! Chegamos em Moscou às duas da tarde e direto para o metro! Em uma das estações do Metro aproveitei para fazer umas fotos do teto e da volta! Quando eu sai da estação descobri que não se pode mais fotografar as estações, e se te pegarem quebram o chip da máquina na hora e sem choro! Barbosinha! Isso tudo devido aos atentados terroristas que tiveram ano passado e este ano, por sorte minha não me viram!
A fumaça aqui em Mockba tá muito foda! Ontem até que dava para se ver uns 300 metros na frente, hoje no máximo se via uns 100 metros. Ontem o Thirras até falou em comprar uma máscara, pois uma galera estava usando, achei que era viadagem! Hoje pela manhã o bicho tava pegando! O cheiro a fumaça por toda a cidade tava muito mais foda! Vimos até gente desmaiar! Acabei me entregando para a viadagem da mascrinha! Que fase! Mas pior que melhorou bastante! Vimos na CNN agora pouco que a quantidade de gás carbônico aqui em Moscou está 5 vezes acima do considerado saudável! E a previsão é que continue por mais uns 10 dias pelo menos.
Andamos por várias estações do Metro e caminhamos bastante! O calor aqui também está batendo recordes diários! Amanhã é esperada o dia mais quente já registrado em Moscou, mais de 40 graus! E com essa fumaça que não sobe, vai ser praticamente impossível, ainda bem que partimos amanhã a 13:20 para Irkutsk!!
A Praça Vermelha é realmente sensacional! Ainda mais sabendo que possui este nome, pois a palavra vermelho em russo também significa bonito, belo, beautiful! A merda foi a fumaça que não permitia se enxergar de uma ponta a outra! Caminhamos na frente da Catedral de São Basílio, prédio da KGB, Teatro Bolshoi e hoje entramos no mausoleo do galo Lenin! Baita função, fila e não pode entrar com máquina, chapéu na cabeça, falar, não pode nada! Tem que ficar numa fila indiana e passar pela frente do galo Lenin embalsamado. É impressionante, ele tá assim desde 1924!! Lemos que a quantidade de pesquisa que estes galos fizeram para tentar manter o corpo dele inteiraço foi enorme! E o interessante é que a família dele não queria que ele ficasse deste jeito, e sim, que fosse enterrado em São Petersburgo junto com a família como manda a religião ortodóxica! Fomos em outros pontos turísticos como a Catedral do Cristo Salvador, a rua Arbat e o Museu da Revolução (o qual lembrei muito do vô Ramos), que mostra toda a história da Rússia do século 19 até os dias de hoje! Hoje também entramos no Kremlin, que foi o início da cidade de Moscou! É uma parte fortificada, com um baita muro vermelho que possui diversas igrejas, prédios, passagens secretas e tudo mais! É show de bola! Dizem que existe uma linha de metro secreta que sai do Kremlin até o aeroporto de Moscou, que foi construída no auge da Guerra Fria para uma fuga em caso de atentado nuclear!
Aqui em Mockba ficamos num B&B - Bed & Breakfast! Bem simples, mas bem localizado, uns 30 minutos a pé da Praça Vermelha! Temos um quarto para nós, mas com o banheiro dividido!
Amanhã inicia o Transiberiano, serão 4 noites e praticamente 5 dias no trem, quando chegaremos em Irkutsk quinta-feira no final da manhã hora local, que serão 12 horas na frente que no Brasil! Se for possível conectar a internet, estarei atualizando o blogger!!
Abraço e banho agora só quinta!! Que beleza!!!

4 comentários:

  1. Nada mais justo que vestir o "Manto Sagrado" na Praça Vermelha!! Que horror essa fumaça!!!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola camarada Leonardov, pena mesmo essa fumaça toda nas fotos!! Abração

    ResponderExcluir
  3. Feliz dia dos Pais e aproveitem bastante...

    ResponderExcluir
  4. Alemão e Thierry, olhem a noticia no Globo.com
    Mortalidade em Moscou duplicou por causa do calor e fumaça hehehe
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/mortalidade-em-moscou-duplicou-por-conta-do-calor-e-da-fumaca.html
    que blz, gurizada, só na mascara, hehehe
    abraço

    ResponderExcluir