quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Centroamerica pulsa!‏

Companeros,

E segue a viagem e com ela toda nossa tesao nesse desafio. De cara nova, tirei a barba, nao deu pra
aguentar mais o calor e nem a cor dela ... ta branca de dar pena. Mais do que isso, ja estava com cara de presidiario !
Ta certo que cara de guri de cidade pode dar merda por aqui, mas eu ja estava exagerando ... Em compensacao, estou dando uma volta ao passado ... comprei um colarzinho de pescoco pra lembrar os bons tempos. Como diria aquele poeta nicaraguense que ganhou um Premio Nobel, "no basta ser viejo, hay que ser ridiculo !"

Ontem chegamos a metade da viagem e a America Central dessa semana mudou um pouco. Nao estamos mais nos paises "modelo americano", ainda que El Salvador ja esteja mais para isso ... Eu pessoalmente acho que nao e de todo ruim para ele, depende do que esta sendo negociado, o certo e que ja se sente ares do Grande Senhor por la ...Ha quem nao goste muito, Dona Conchita, do hotel em que ficamos em San Salvador e uma delas. Segundo ela, "se fueran los Colones e se quedaram los dolores ..." Colones era a moeda salvadorenha.

Numa coisa, ao menos, nao tenho duvidas que os caras acertaram. Estao preparando o pais para o turismo. E com isso na cabeca, acordamos cedo no domingo passado para ir a La Libertad, praia de surfe de primeira linha no mundo. Olhadinha no jornal El Grafico durante o desayuno e ... Ronaldinho Gaucho na capa ! Embaixo a manchete dizia: "Ladra y no muerde", ainda deve ser ressaca da derrota para o Inter no Mundial ...

Sobre olugar, ele ja foi descrito pelo Leonardo, mas vale lembrar a ida que tivemos num "chicken bus" ... alias, meu sonho de viajante (todos os livros que li falam neles). Nego tem que ser galo, coisa pra gaucho macho e nao pra baiano viado ... Numa versao mais light, eu diria que e indiada no sentido literal da palavra ! Mas o que deu de foto ...

Por falar em indiada, nada se comparou ate agora a ida a Copan. Se erramos alguma coisa ate agora, foi a escolha de Santa Rosa para base a ida nas ruinas maias. Cagada feita, cagada desfeita ... Uma negocidinha com o taxista que estava nos levando para pegar dois onibus ate Copan Ruinas, esta sim a base ideal, e salvamos o dia. O cara queria U$ 100 para nos levar.
Ofereci U$ 60, ficou por U$ 75 ... to treinado nessa porra ! Acabamos de sair de um "campeonato" com os armadores ... Na saida, ainda fotografamos mais dois cortejos funebres, um deles entrando na igreja ... isso e o maximo por essas bandas ...

Copan Ruinas e do cacete ! Cara de San Pedro de Atacama ... 6.000 habitantes, talvez o melhor albergue da viagem por U$ 6,00 por dia ... (como e barato viajar com esse guri, a mae dele devia aprender), cerveja otima e fotos pra ninguem reclamar !!!
Sobre as ruinas, sem comentarios ! Povinho bom esses maias ...

Mas nao da pra ficar pra sempre em Copan, ainda que Honduras seja muito legal no todo. Pe na estrada a caminho de Belize, via Guatemala. Mais uma indiadazinha da boa, calor do cao, uma camionete com "ar direcionado" e, na sequencia, um "pollito bus" !
Nada menos do que 600 pintos viajaram junto conosco ... uma sinfonia "pia" ... espetaculo !

Chegamos a Puerto Barrios, no mapa parece "out of nowhere", mas pelo que vimos de cntrs da Maersk, HSud, CMA, CSAV, Maruba (esses enrolam tb por aqui ...), até as recem falecidas P&O e CCL ... na estrada, os piratas andam por aqui, a saida do pais para o Caribe.

E e isso, hora de comer alguma coisa. Nao almocamos hoje e minha reserva de barras de cereais se fueram ... Hora tb de lavar alguma roupa ... vida de "mochilero" no es facil !

Abracao a todos e, como diria o poeta guatemalteco Murilo Branco, "hacen lo de usted que yo hago lo mio" ...