sábado, 16 de fevereiro de 2008

Dias 14 e 15 - Bye Bye Belize

¡Hola! ¿Que tal?
Estamos de volta a colonizacao espanhola! Teclando diretamente de Flores no norte da Guatemala!
Como nao escrevi e-mail ontem, voltamos no tempo....
A pousada que ficamos era um horror, chamada Omars Guesthouse, de bom so tinha que estavamos a dois tropecoes da praia e do mar do caribe! O resto era um show de horror (ainda bem que a minha mae nao lê os e-mails)! Dormi na cama de cima de um beliche caindo aos pedacos, roupa de cama eh luxo desnecessario, o banheiro no final do corredor em estado lamentavel! O box era de fotografar, na realidade era um box quimico, estilo aqueles banheiros de shows! Mal dava para entrar e na lavagem de pes se perdesse o equilibrio, sabe la onde iria parar! Ah....e nao tinha espelho! Ficamos 2 dias sem se olhar no espelho....vi um espelho agora, cheguei a me assustar!
Acordamos 6:30 da manha ontem e fomos caminhar, fotos e mais fotos! Voltamos para a pousada e 9 horas sentamos numas caderinhas na beira da praia e na frente de um bar! A rotina do dia foi tomar uma cervejinha, olhar uns topless de revesgueio e reguezinho de vez em quando se escutava!! Depois do almoco ainda catei um coco de um dos coqueiros da beira da praia, pedi um facao no bar e tomei a agua! Segundo meu primo Fabio, esse eh o jeito mais roots de se tomar agua de coco! Sabias palavras!
Na tardinha foi dedicada a mais uma caminhada pela ilha e na noite fomos no mesmo bar jantar e tomar mais uma cervejinha! Nesta noite tava rolando um show de reagge muito bala, mas 9:30 da noite para o som em todos os bares!! Ah....Placencia Village so tem uma rua e um footpath (um caminho asfaltado de 2 metros de largura entre a rua e a praia), o resto eh tudo areia!
Hoje o dia comecou no paraiso, 6:30 peguei um livro e fui ler na areia, banho de mar e 8 horas tava de volta na pousada para arrumar as coisas e levantar acampamento! Na chegada descobri que nao tinha agua na pousada! Apos alguns minutos de espera resolvi encher umas garrafas dagua numas torneiras que tem no footpath! Quase 9 voltei para a pousada com as garrafas e agua tinha voltado! Lamentavel, era um señal do que viria! Banho tomado e 9:30 estavamos na beira do cais para pegar o Watertaxi! 10 horas zarpamos rumo a Independence Village, que em 10 minutos chegamos! Caminhamos 10 minutos com as mochilas nas costas e o Onibus Rasta do Sr. James nos esperava para irmos para Belmopan, capital de Belize!! Ai comeca mais uma vez a batalha...a viagem demorou 3:10 num onibus escolar americano, parou em tudo que eh beira de estrada para pegar gente! Tinha uma mulher com um galo que de vez em quando cacarejava! O onibus ainda entrou em Dangriga, aonde ate a rodoviaria era rasta! Chegamos a Belmopan 1:30 da tarde e fomos atras de informacao para ir para a fronteira com a Guatemala! Uma negra gordinha, mega simpatica nos disse as coordenadas! Nesse meio tempo passa um carinha vendendo pizza! A fome era grande....metemos uma pizza venonosa para dentro!
Entao duas da tarde pegamos outro onibus, mas de uma qualidade ainda pior para Benque!! Deu 15 minutos de viagem grito El Pablito: "Esse cheiro de diesel ta muito forte"! Advinha.....1 minuto depois fumaceira na frente do onibus! Vinagre para o motor!! Conseguiram fundir o motor! Desce todo mundo e o motorista liga para alguem pedindo ajuda! Na parada o Thirras vai fotografar uma criancinha e um negao de 2 metros de altura fica enlouquecido, quase queria briga! Nervos acalmados e 20 minutos depois passa um onibus com o mesmo destino!! Correria! Quase todos entram num onibus lotado...fiquei em pe no corredor com duas mochilas na mao! La pelas 4 da tarde chegamos em Benque, pegamos um taxi de 1 dolar por pessoa ate a fronteira, marchamos em 19 dolares por uma taxa para sair de Belize! Fodex! Quando fizemos a saida de Belize tem uns metros ate a entrada na Guatemala, nesse caminho tinha uns 20 carinhas te oferecendo taxi e cambio! Depois de muita negociacao conseguimos uma van que nos levasse ate Flores, que eh onde estamos agora e acampamento base para ir a Tikal! Ah....da fronteira ate Flores foram mais 2 horas numa van com 12 pessoas dentro e sendo que os primeiros 45 minutos foram em estrada de chao! Olha tche, para quem acompanhou a viagem para a Asia, hoje foi um dia parecido com o do Camboja! Resumo: 1 watertaxi, 3 chicken bus, 2 taxis terrestres, uma van, 1 km de caminhada com as mochilas nas costas, um motor fundido e muita risada!
Flores eh uma ilha que fica num lago e praticamente dentro da cidade de Santa Elena! A ilha, pelo que vimos eh sensacional! Agora vamos caminhar um pouco e jantar! Amanha acordamos cedo para ir a Tikal!
Grande abraco,
Leonardo
* Marcos Figueiredo: o dia de descanco de ontem, foi pago em dobro hoje! Mas vamo que vamo!
* Murilo: sexta estamos de volta no Panama, e esse combate nas ruas nos serve!
* Birinha: fiz umas fotos ao teu estilo!
* Michael: futebol aqui eh bem precario, mas campo de futebol e crianca jogando tem em toda a volta!
* Tenho que ir......os outros nao deu para responder! FUI!