"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Dias 1 e 2 - Panama City

Alô!!
Aqui estou eu em Panama City! Calor do inferno e uma cidade parada por causa do Carnaval!!
A viagem começou ontem, POA - SP vôo tranquilo! Sao Paulo - Panama City vôo pela Copa Airlines! 6:30 num aviao igual da gol! Mal cabia as minhas pernas entre os bancos! Sentamos lá perto da cozinha, na rabeira! Turbulencia do inferno!
Aqui tem fuso de 3 horas a menos, chegamos por volta das 5:30 da tarde e pegamos um taxi para o hotel! Tem policial em cada esquina nesta cidade!! Encontramos o Joao Paulo na porta do hotel! A reserva que eu tinha feito pela internet foi para o viangre! Simplesmente o cara nao tinha recebido! Como o Joao Paulo chegou antes foi a procura de outro hotel, conseguiu um no bairro de El Cangrejo mais barato ($ 35 para os 3 com toalha e sabone, espetaculo!) e pela aparencia que vimos do outro, beeem melhor !! A cidade tá vazia, é feriado de carnaval aqui e a populacao toda saiu da cidade para as praias! Os que ficaram aqui estao na rua fazendo festa! Parece que tem ate baile de carnaval na SAP, Sociedad Amigos de Panama! Nao chegamos a ir!
Na noite fomos no Terminal de onibus para comprar a pasagem de hoje para a Costa Rica! O terminal estava um atrolho do inferno! Muuuita gente e um baita calor! A companhia que eu conhecia que fazia a viagem estava lotada! Tensao! Fomos numa outra e lotada tambem! A terceira e ultima tinha a passagem, saimos agora a meia noite para San Jose, apenas 17 horas de onibus! Barbadinha!
Hoje acordei as 6 da manha por causa da merda do fuso! O colchao era tinhoso, acordei com um buraco na cama!! Como estamos em 3 e o Taxi é muito barato, pegamos um taxi por 10 dolares até a eclusa de Miraflores, a primeira do canal do Panama! Espetacular! O que os caras fizeram a mais de 100 anos atras é sensacional! Vimos dois navios passando o canal, um de passageiro e um cargueiro! Em media cada navio paga $ 80.000 dolares para cruzar o canal, gerando um faturamento diario de mais de 1 bilhao de dolares! Quem pagou mais barato foi um carinha que atravessou a nado em 1928, pagou $ 0,35! Ah galo!
Na tarde fomos conhecer a cidade, fomos na Panama Vieja, que foi destruida em 1671 por um pirata ingles e hoje só tem ruinas! Fomos tambem em Casco Antiguo, que é o centro antigo da cidade, cheio de ruas pequenas e sacadinhas nos sobrados! Caminhamos por tudo que é canto! Depois seguimos para a Av. Balboa que é na beira do Oceano Pacifico e cheio de megas edificios de bancos e ewmpresas multinacionais! Para finalizar fomos para a Calle Transistmica para ver o Carnaval de rua! Ooolha que horror! Uma batucada que anda pararela ao ritmo! A rua é bem grande e tem carros alegóricos com um monte de gente feia por cima, cantando! Bah...lamentavel! Isso tudo num calor de mais de 30 graus com solaço na nuca! Eu aprendi aqui que fantasia se chama disfarce, entao tava todo mundo usando um disfarce! Deu para fazer uma porrada de foto pelo menos!
Como taxi é muito barato, sempre que tinha um caminho maior pegavamos um para ir! Os taxista, como em todo lugar do mundo, sao umas figuraça! Deu de tudo, desde uns escutando uma salsa a todo pau, até um indignado que os americanos tinham entregado o canal para o Panama, que agora ficou uma merda, sem emprego e que o problema sao os comunistas do Panama!! Outra curisidade, a moeda daqui é dolar, quer dizer as notas sao dolar, mas a moeda tem outro nome, Balboa, em homenagem ao Rocky!
É isso por hoje, tomar um banho para enfrentar uma viagemzinha de 17 horas de onibus! Vamo que vamo!
Abraço,
Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário