"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Dia 6 - Masaya, Nicaragua

¡Hola Hola!

Continuamos em Granada na Nicaragua e tivemos mais um dia barbaro!
Acordamos tarde, as 7:30! As 9 pegamos uma van para ir até Masaya e vulcoes que têm na volta da cidade! Para começar, a traduçao do nome Masaya na lingua indigena deles é no mínimo estranha, siginifica "Tierra de Venados". Mas tudo bem, segue o baile! A cidade fica a 16km de Granada e fomos direto para os vulcoes! No caminho vimos o vulcao Comalito que está em formaçao, cresce 2 cm por ano e a temperatura já está em 100º C. Para quem olha parece apenas uma montanha, mas os galos dizem que o bagulho está aquecendo por dentro!
Seguindo...na subida para o vulcao Nindiri acabou a gasolina da van velha de guerra! Meu galo motorista, deu uma cambada e desceu em ponto morto, na raça! Lamentavel, nos deixou no museu do parque e foi até o posto abastecer! Depois nos pegou e voltamos a subir rumo a cratera do Nindiri! Espetacular! Esse vulcao entrou em erupçao em 2001, começou com um templor e depois rochas encandecentes começaram a voar! Tinham em torno de 160 turistas no topo, mas ninguem de feriu! E hoje apenas fumaçinha! Esse vulcao solta em torno de 200 toneladas de gases por dia e a temperatura dele está em mais de 1.000º C. A tendencia é ter uma erupçao forte qualquer dia! Depois subimos a pé até o Vulcao Masaya (vimos apenas uma cratera, ele possui 5), que entrou em erupçao pela ultima vez em 1772 e hoje está inativo! Mas dá para ver o caminho que a larva fez a mais de 200 anos atrás! Ah...na parte mais alta que tem para ver a cratera do vulcao Nindiri, tem uma cruz que foi colocada em 1529 por um padre espanhol que quando chegou na regiao viu o vulcao que estava com fogo e ele achou que tinha chegado no inferno! Aí colocou a cruz e batizou o vulcao! Faz parte!
Por volta das 11:30 fomos para o centro de Masaya, iniciamos por um mercado de artesanias e depois fomos para a praça principal, fotos e mais fotos! Saimos de lá fomos para uma regiao da cidade que se chama Catarina, onde vive os Pueblos Blancos, mas nao tem nada a ver com a cor deles, e sim, porque eles pintavam as casas de branco! Nesse povoado tem uma baita vista para a Laguna de Apoyo! Para completar na volta para Granada, pegamos um cortejo fúnebre na estrada, sem mais comentários!
Duas e pouco da tarde estavamos de volta, uma Toña no almoço e depois fomos comprar a passagem de onibus para San Salvador no sabado! Fomos até o Malecon na beira do lago de Nicaragua e ficamos o resto da tarde pela praça central e um mercado de produtos semelhantes a marca originais!! 5:30 já está quase noite e voltamos para o Hostel!
Por curiosidade, o prato principal do pessoal da Nicaragua e Costa Rica se chama "Gallo Pinto", uma mistura de feijao com arroz, quejo frito e mais umas coisas bem estranhas, e o pior, os "Galos" comem no café da manha!
Amanha pela manha vamos para Managuá, capital da Nicaraguá, ficamos um dia por lá e no sabado, El Salvador neles!
Grande Abraço a todos!
Leonardo

* Obrigado a todos que responderam! Mais de 500 fotos em 6 dias! Vai longe....

Nenhum comentário:

Postar um comentário