segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Dia 10 - A Primeira Batalha

Alo Alo!
A batalha continua...hoje foi um dia classico Hondurenho! A quantidade de informacoes desencontradas aqui em Honduras eh de escrever um livro! Ninguem sabe da informacao, cada um diz um diz uma coisa! Eh de rir de tanta loucura!
O dia comecou, pra variar, cedo! 5:30 em pe e as 7 pegamos um onibus de San Salvador para Santa Rosa de Copan! Fronteira numa tranquilidade invejavel! Tudo preparando para o que estava por vir! Por volta das 11:30 o onibus nos deixou na beira da estrada, mais ou menos perto de Santa Rosa de Copan! A viagem foi no meio das montanhas! Sobe, desce, curva pra esquerda, freiada, curva pra direita, motorista errando marcha e tudo mais! Mas vamo que vamo! A cidade eh ( o eh vai ter que ser assim, o teclado ta completamente desconfigurado) em cima de um morro! Entao pegamos um taxi para a cidade! Caminhamos ate a praca principal (todas as cidadizinhas tem uma por estas banda, parece praca de novela) e deixei a mochila com meu pai e o Joao e fui procurar um hotel! Achamos um por 35 dolares para os 3! Largamos as coisa e fomos almocar! No almoco comecamos a fazer umas contas que a gente ainda estava longe das famosas ruinas maias de Copan! Longe, eu diria, que amanha teriamos que pegar 2 chicken bus (aqueles onibus cheio de bicho dentro e do inicio do seculo 20) para chegar as ruinas! No minimo 4:30 de viagem! Almocamos e resolvemos voltar a estacao para averiguar os horarios!
Bom...a estacao eh modo de dizer, na realidade era uma quadra cheia de onibus velho parado, uns 30 carinhas gritando o nome dos lugares, de vez em quando te empurrando e querendo que tu entrasse no onibus!! Quando eram 2:30 resolvemos que teriamos que levantar acampamento e ir hoje ainda para Copan Ruinas, cidade aonde ficam as tais ruinas! Subimos ate o hotel e convensemos a dona a nao nos cobrar nada!! Conseguimos! Finalmente gol nosso! Saimos de mala e cuia ate a praca central para pegar um taxi de volta a estacao para iniciar a batalha de 4 horas! No caminho pegamos 2 cortejos funebres! Outro gol nosso! Parece meio macabro, mas para quem gosta de fotografia um cortejo funebre no interior de Honduras eh um evento diferente do habitual! Entao.... fotos! Na correria encontramos um taxi que nos levaria para o terminal, mas o Thirras, diretor comercial, resolveu fazer uma proposta para o galo motorista de nos levar ate as ruinas! E o cara aceitou! 25 dolares por cabeca! Se tivesse sozinho, confesso yo, que nunca teria imaginado, mas confesso yo mas una vez, que foi uma grande ideia! Depois que pegamos a estrada chegamos em duas horas! A estrada eh montanha acima, um horror! E passamos por varios onibus que pegariamos, todos tocando gente pelo ladrao e andando a 15km/h! Inferno de Dante eh fichinha!
Bom...voltando, na realidade a batalha nao foi tao grande, mas da para considerar um batalha! Chegamos em Copan Ruinas as 5 da tarde! Deu para fazer umas fotos no entardecer e conseguimos um hotel de uns belgas que eh show de bola! Chama Hotel Restaurante Lounge Via Via e 19 dolares para os 3 com banho quente! Espetaculo! A cidade tem 6 mil habitantes, as ruas sao de pedra e nao tem mais de 4 quadras para cada lado da praca principal! Todos os caras usam chapeu de cauboi, tipico de Honduras! Alguns ainda tem um facao preso na cintura!
Amanha vamos nas ruinas pela manha e a tarde curtir a cidade e descansar! Estamos vendo a possibilidade numa mudanca de roteiro, amanha teremos a confirmacao!
Grande abraco!
Leonardo
* Fabio: India neles entao! Muito dramim neles!
* Tasca: o galo velho mandou dizer que nao se entrega! Mandou abraco!
* Estrela: heheh....fiz fotos sim do canal! Eh do caralho!
* Eduardo Cabeca: pode deixar nao esqueci a encomenda!
* Vinicius: tem umas coisa estranhas, mas no geral os americanos dominaram todos os picos! Quando a coisa fica dificil sempre tem um hamburger na volta!