"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Dias 17 e 18 - Antigua de Guatemala

Alo Alo!
Teclo diretamente de Antigua, na Guatemala!
Ontem o dia foi quase todo dentro do onibus! Acordei 6:30 para fotografar a cidade de Flores pela manha, tinha uma cerraçao baixa que rolou umas fotos boas! 9:30 saimos de Flores com destino a Ciudad de Guatemala! O onibus era da companhia Linea Dourada, mas o onibus era prateado....tuuudo bem! O serviço de primeira classe que nos venderam foi de matar o galo! Ar condicionado fraco e janelas travadas! Espetaculo! Suador! Ah...o ar condicionado era no meio do onibus e em cada curva pingava agua e molhava uns americanos sentados, e a gente dava risada! Paramos em algumas cidades para largar e pegar gente (tradicional em Centroamerica) e na parada para o almoco o motorista levantou a plaquinha e pediu para sair! Entrou um novo e o antigo foi para o porta mala dormir! Galo velho!
Chegamos na Ciudad de Guatemala as 6 da tarde, 8 horas e meia de viagem! Guatemala city eh um horror, como ja sabiamos! A chegada eh soh favela, pobreza e um monte de carinhas armados com metralhadora nas esquinas! No terminal do onibus pegamos uma van para Antigua, 45 km da capital! Pegamos um transito pesado na saida e por volta das 8 da noite estavamos em Antigua, mais especificamente na Pousada de las Rosas! 10 dolres por cabeça!
Hoje dedicamos a conhecer Antigua! E a cidade eh espetacular, to pra diizer que é a cidade mais legal de toda essa viagem! É considerada uma das mais bonitas das Américas! Ela foi a primeira capital da Guatemala, fundada em 1543 e foi capital até 1776, porque um templor em 1773 destruiu quase toda a cidade! O nome original da cidade era: "Muy Noble y Muy Leal Ciudad de Santiago de los Caballeros de Goathemala"!! Que nome...só pelo nome já dá para ter uma noçao da cidade! Depois dos anos eles acharam o nome um pouco grande e trocaram para Antigua de Guatemala! A cidade eh cheia de prédios dos seculos 17 e 18, tipico espanhol e com 3 vulcoes na volta!
Compramos uns queques e yogurts e fomos tomar cafe no Parque Central! Espetaculo! Hoje foi o primeiro dia que tava nublado em toda a viagem, até uns pingos cairam!! E a friaca também tava pegando, mas na tarde melhorou e sol apereceu de soslaio! Caminhamos por todas as ruazinhas, mercados, cemitério,.....ainda pegamos um tuk tuk e subimos no Cerro de la Cruz! Ah...isso ja era na tardinha e na volta comecamos a descer a pé! So que tem uns chave de cadeia na redondeza e a policia parou a gente para oferecer carona! Palmas para a policia da Guatemala! Descemos de motoca da policia! Fantastico! No final da manha ainda fomos numa outra cidadezinha chamada San Antonio Aguas Calientes (todas as cidades tem nome do cacete por aqui)! Lá tem um mercado e os locais ficam tecendo!! Só hoje eu bati mais de 300 fotos!
O mais sensacional desta cidade sao as cores! Tem cada predio com cores fortes, um vermelhao, amarelo, azul, verde! Como diz a Adriana: "ando pelo pelo mundo prestando atençao em cores que eu nao sei o nome, cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores"! Qualquer dia o Almodovar vai tá fazendo um filme por estas bandas!
Outra coisa que chamou atençao em toda a Centroamerica foi a beleza das mulheres! Criei uma teoria, aceita pelos outros viajantes, que o concurso de Miss Mirim, Miss Galeto, Miss Infanto Juvenil...sei lá...quando a mulher eh mais nova deve ter uma concorrencia ferrenha! Tudo sao ajeitadinha, rostinho bonito e tal! Mas quando passa dos 17, 18 anos....as loucas vao tudo para o vinagre! Acham que todas engravidam cedo, aí nao tem mais volta!
Amanha acordamos um pouco mais cedo, 5 e pouco da manha para ir ao Vulcao Pacaia! Vulcao ativo e teremos que caminhar por duas horas para chegar na cratera! Disseram que agora ele possui 4 rios de lava! Barbosinha!
Eh isso por hoje...grande abraco!
Caballero Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário