sexta-feira, 13 de março de 2009

Dia 11: Ganges: o rio da salvacao

Namaste,

A aventura pelas Indias esta chegando ao final, domingo partimos para o Nepal! Mas hoje chegamos no principal objetivo da viagem: o Rio Ganges!
Saimos ontem por volta das 10 da noite de trem de Agra com destino a Varanasi, a cidade sagrada! Este foi o tal ticket que compramos meio de falcatrua e tivemos que comprar primeira classe. Mas ao entrar ja vimos que a unica diferenca era o ar condicionado e um travesseiro sujo! Chegamos nos nossos lugares e tinha uma familia deitada! Eles tinham uns lugares afastados um do outro e queriam trocar. como a gente tava os 3 juntos, nao trocamos! Ai comecou a batalha....os 3 membros da familia tinham muuuita bagagem, caixas, malas, bengala, salgadinho, docinho, etc! E o patriarca dessa querida familia, que era meio surdo e manco, era carinhosamente chamado de "Ba'ba". Eles fizeram uma bagunca dos diabos e mal teve lugar para a gente colocar nossa bagagem! O tal Ba'ba deitou na cama na frente da nossa e ele parecia um caca F16 roncando! Barbosinha! E o pior eh que la pelas 5 da manha o trem parou na cidade que eles iam descer e foi um Deus nos acuda! A matriarca e sua querida filha gritavam: "Ba'ba, Ba'ba, fjdjdlreiojd fdfjhdjhd! Ba'ba, Ba'ba, fjdjdlreiojd fdfjhdjhd!" Imagino eu que deveria ser algo do tipo: "Acorda pai, chegamos! Acorda pai, chegamos!" E o Ba'ba nem a merda para elas, tiveram que sacurdir o galo!! Depois deles acordarem quase todo o vagao, finalmente conseguiram sair e nos deixar dormir!
Chegamos em Varanasi por volta das 11:15, quase 13 horas de trem! Como a Aline e o Augusto ja tinham nos dito, Varanasi eh a cidade de maior caos na India! E realmente nao fica por menos! Depois de uns 20 indianos oferendo rickshaw para nos, conseguimos regatiar o preco (de 3 dolares para 1,5 dolares...hehehe) e se dirigimos para um albergue com vista para o Ganges que tinhamos visto no lonely planet! O galo do rickshaw nos deixou num lugar, que segundo ele nao poderia passar mais! Entao caminhamos uns 30 minutos com as mochilas nas costas atras da hijo del pu.. do albergue! Um calor, mas um calor do inferno! Pergunta para um, pergunta para outro, um empurrao em um, empurrao em outro, achamos o tal do albergue! So que lotado! Batalha....o do lado tambem lotado! Acabamos num que fica muito escondido...tipo para achar tem que ir marcando nas paredes o nosso caminho, quase impossivel fazer o mesmo caminho duas vezes!
Bom Varanasi, a cidade de Shiva (Deus da destruicao) eh a cidade mais importante e sagrada do Hinduismo! Ela ja foi chamada de Kashi (Cidade da vida) e o ultimo nome que ela teve foi Benares! Nao sei porque esses indianos e chineses trocam os nomes das cidades! Seguindo...eh uma das cidades mais velhas do mundo, com mais de 2000 anos de existencia e fica na beira do Rio Ganges! Tem em torno de 80 ghats, os quais os hinduistas rezam, cremam e tomam o seu banho sagrado!
Largamos as coisas no albergue e fomos caminhar pelos Ghats...tinha bastante gente tomando banho e lavando roupa (ou sujando..), gente de tudo que idade! O engracado eh que eles levam sabonete para se lavar, eh banho mesmo! O Ghat Manikarnika eh o principal ghat de cremacao....ele fica bem no centro e hoje tinha uns 4 ou 5 para serem cremados! Muita lenha na volta e tambem um monte de gente te encomodando para nao fotografar, querendo dinheiro e querendo de contar a historia, os rituais, etc! Ficamos um pouco e vazamos para conhecer os outros! No total foram quase 3 horas caminhando ate sairmos dos ghats e entrarmos pelas ruazinhas da cidade! Eh impressionante o que tem de moco' por esta cidade! Quase todas as ruazinhas tem uns 2 metros de largura! Nesses 2 metros tem que passar as pessoas, as vacas e de vez em quando vem um sem nocao de motoca tocando o dedo na buzina! Durante o dia, o pai e o Fabio pisaram nas necessidades das sagradas vacas, por enquanto ainda estou invicto! Mas agora a noite...so com sorte! Outra coisa, em varios becos tem blitz de policiais, nao sei qual eh a tensao que ta rolando por aqui, mas hoje quando procuravamos o albergue nos pararam e revistaram todas as mochilas!
Uma coisa que me chamou a tencao pela India eh que em tudo que eh canto tem um grupo de mandinhos jogando cricket (eh como jogar taco, mas com umas regras)! E a gurizadinha se diverte...hoje na beira do Ganges vimos mais de 10 e toda hora a bolinha caia no rio e ia iam buscar! Hoje aqui vimos ate uns mandinhos jogando bolinha de gude, ainda se joga bolinha de gude no Brasil?
Agora vamos jantar um Pulao mirando o Ganges iluminado pela lua cheia e amanha as 5:30 da matina vamos pegar um barco para dar uma volta no rio! Espetaculo!
Eh isso ai por hoje...grande abraco!