domingo, 15 de março de 2009

Dias 12 e 13: Namaste India! Namaste Nepal!

Namaste,

E segue a viagem! Na noite de sexta-feira fomos jantar e tentamos tomar uma cerveja! O restaurante que era numa Guesthouse soh servia cerveja escondido, senao teria que pagar uma taxa para o governo! Entao...pedimos uma que veio numa jarra de cha! A pobre da cerveja tava o show do horror! Com certeza eles devem guardar no gelo ja na jarra! Que venha o Nepal para poder tomar uma cerveja descente!
No sabado acordamos as 5:20 da manha para o passeio de barco pelo Ganga (como eles dizem). Entramos no barco por volta das 6 horas e ainda tava noite, vimos o sol nascer a movimentacao toda nas margens do Ganga! impressionante o que tinha de gente! As 7 da manha ja tava lotado de gente tomando banho, rezando, lavando roupa! Foram quase duas hora de passeio e la pelo meio da viagem o nosso jovem lobo (comandante do barco) do rio Ganga diz que o barco esta muito pesado! Nos olhamos e o galo se levantou, tirou uma madeirinha do chao e tava cheio d'agua! Barbosinha...o barco tava fazendo agua! Bom...pensamos...nao foi por intecao propria, vai ser por acidente entao o mergulho no Ganga! Mas o jovem lobo do rio Ganga nos surpreendeu e com menos de 20 baldezinhos de agua, seu barco ja estava leve novamente e apto para resto do passeio! Muuita experiencia no Ganga! O resto da manha ficamos caminhando nos Ghats e pelos labirintos de Varanasi! Foram mais de 200 fotos! Vimos as cremacoes, mas sem foto e no caminho de volta do Ghat passamos por varios corpos enrolados indo para os Ghats e com o pessoal cantando: "promenon saruvara, promenos saruvara" Segundo o Fabio, numa traducao livre, eles diziam: "Foi dessa para melhor, gracas a deus! Foi dessa para melhor, gracas a deus!"
La pelo meio dia passamos pela rua principal e tinha uma mega multidao se aglomerando, fomos andando pelo lado ateh chegar num check point policial aonde todos estavam sendo revistados! Com certeza tinha mais de mil pessoas amontuadas num calor de mais de 30 graus. Horas depois todos os pelgrinos estavam se aglomerando em barcos para uma vigem de 3 horas Ganga abaixo para rezar num Templo sagrado! Ahh...todos vieram de Mumbai, ou seja, uns 2 dias de onibus! Haja feh!
O resto da tarde ficamos esperando o sol baixar, porque tava muito calor! E na noite ainda vimos um espetaculo ou celebracao que todos os dias acontece num Ghat principal!
Hoje pela manha acordei 6 e pouco para ir nos Ghats novamente para fazer umas fotos! Desta vez fui sozinho, os galos ficaram dormindo! 8 e pouco estava de volta no quarto para arrumar as coisas e partir rumo ao Nepal!
Entao foi nosso adeus a India! Iremos ficar mais um noite em Chennai numa escala rumo ao Sri Lanka! Da India estou levando mais de 1000 fotos e com certeza valeu muito a pena! Os cheiros, a buzina, a sujeira, tudo que eu escrevi sobre a Incrivel India de bom ou de ruim, eu faria novamente! Claro que tem muito lugar para conhecer antes de voltar aqui...Varanasi e o Rio Ganges podem esperar que um dia retorno!
Continuando...saimos do hotel 9 horas de taxi ate o aeroporto! A India eh relamente incrivel....para entrar no aviao entramos em 5 filas! Primeiro uma de raio X somente das bagagens para despachar, depois fila do check-in, seguindo para a fila para carimbar o passaporte, novamente uma fila para fazer aduana e carimbar a bagagem de mao e por ultimo, fila para a bagagem de mao e quem vos escreve ser revistado! Burocracia do inferno! Soh rindo! O pior que o voo atrasou quase duas horas e ficou quase 30 minutos sobrevoando Kathmandu porque nao tinha teto! Para completar, depois de quase meia hora esperando as bagagens, vieram dizer que ia demorar porque os maleiros que tiram as bagagens do aviao e colocam na esteira estavam em greve! Lamentavel....o normal seria chegarmos por volta das 2 e meia no hotel, chegamos 5:30! Ainda ta rolando uma manifestacao de estudantes universitarios que ta um caos o transito! Ah....o principal de tudo...o Nepal esta economizando energia eletrica! Economizando as ganha, eles ficam 16 horas por dia sem luz! So que cada dia muda os horarios...hoje so teve luz das 8 ao meio dia e agora das 8 da noite a meia noite! Que espetaculo....so estando aqui para imaginar o caos que eh! Jantamos agora pouco a luz de velas.....bom para um romantismo e tal, mas os 3 sozinhos eh mais do que lamentavel!
Conclusao...se foi o primero dia no Nepal! O unico pais que nao tem uma bandeira retangular ou quadrada, a deles parece uma flamula. Aqui o dinheiro eh Rupias tambem, e vale 79 por dolar! Ah...aqui tem cerveja! E carne de vaca! Uhuuuu viva a cultura inutil!!
Amanha iremos caminhar por Kathmandu pela manha e a tarde vamos para a Bhaktapur e Nagarkot (tentar ver o Everest)!
Grande abraco,
Leonardo

P.S. Atraves de pesquisas em livros historicos em Varanasi, foi descoberto que as corridas de submarino foram inventadas nesta cidade a quase dois mil anos atras! Antigamente usavam rickshaws aquaticos, um modelo pre-submarino que conhecemos hoje em dia! E devido a grande quantidade de Ghats (escadarias), aqui tambem foi registrada a maior presenca de publico em corridas de submarino! A praia do Cassino esta em segundo lugar!
P.S. novamente: Toda a agua usada em Varanasi vem do Ganges, principalmente a usada para fazer o chai (cha tradiconal deles)! E na sexta deixamos nossas roupas para lavar no albergue....sera que tem alguma duvida que elas foram lavadas no Ganges? O cheiro nao ficou ruim!
P.S. mais uma vez: Namaste eh usado para Oi e para Tchau tanto em Hindi como em Nepales!