terça-feira, 10 de março de 2009

Dia 8: Pushkar

Namaste,
Comecando o e-mail novamente, acabou de faltar luz no pico e foi tudo para o vinagre!
Hoje chegamos a Pushkar, cidade sagrada Hindu! Mas pra variar um pouco penamos para chegar aqui!
Pegamos um trem as 7:15 da manha em Jodhpur com destino a Ajmer que fica uns 200 e poucos km de distancia! Compramos o bilhete por US$ 1,50 para a segunda classe! Foram 7 horas de trem e 20 paradas! Baita bataha! Numa delas o Fabio tomou um jatinho de tinta vermelha de uma crianca que sujou ele e os livro que estavam na mesinha! Na viagem conhecemos duas espanholas que nos contaram que elas estavam numa cidade um pouco mais a sudoeste de onde a gente esta e que la somente turistas podem tomar bebidas alcoolicas. Entao eles dao um Passorte de Alcoolatras e tambem carimbam no passaporte da pessoa um selo! Toda vez que for comprar cerveja tem que carimbar no Passaporte Alcoolatra! Que loucura! Ahhh...aqui em Pushkar eh proibida a venda de bebidas alcoolicas, tavam um mega calor hoje e tivemos que ficar na aguinha! Na viagem ainda provamos o tal do Chai, uma bebida tipica da India, uma mistura de um cha com leite! Meia boca, mas bebivel!
Chegamos em Ajmer quase duas da tarde e pegamos um dos diversos carinhas que ficam oferecendo taxi, rickshaw, etc para nos levar para Pushkar. Como eram apenas 11 km, chegamos em seguida e achamos um hotel com vista para o lago por US$ 2,00 por cabeca e com banheiro no corredor! Espetaculo! Largamos as coisas e fomos almocar num restaurante, ao entrar tinham 2 caras comendo no chao e com as maos! Normal! O dono era a laje do Jackson Antunes versao India! Mas vamos em frente...
Falando um pouco sobre Pushkar....ela eh uma cidade sagrada para o hinduismo e milhares de pelegrinos vem para ca se banhar nas aguas sagradas do Pushkar Lake. Na realidade a cidade eh toda na beira do lago! Pushkar tem em torno de 15 mil habitantes e possui um dos poucos templos do Deus Brahma da India! Na volta do lago existem 52 ghats (escadarias) que servem para os rituais de purificacao. Varios sao bem conhecidos, como num deles Vishnu apareceu em forma de Cerdo, num outro Brahma tomou banho e num terceiro foram jogadas uma parte das cinzas do Gandhi. Nesse ultimo, chamado de Gandhi's Ghat eh que nos tivemos nosso ritual de purtificacao hoje a tarde....que exemplo! Estavamos caminhando e fotografando, quando apareceram uns caras ja nos levando para perto da agua, pegaram um po e fizeram aquela marca tradicional na testa da gente. Ainda tivemos que rezar, molhar as maos no lago (nem preciso dizer que eh suja) e obvio, marchar numa graninha! Mas pelo menos estamos purificados!
No resto do dia ficamos caminhando pela cidade, fotografando, tomando mijada nos lugares que nao podia fotografar (normal), fugindo de uns mandinho nos querendo jogar tinta...so alegria! Na tardinha a hora mais esperada...um bom banho! Bah...como em todas as lojinhas tem que tirar o sapato para entrar, e mais, em todos os ghats so se pode entrar de pe descalco, entao o pe velho de guerra tava o tera show do horror! E por sorte ou destino, nao pisamos em nenhuma merda de vaca! Ainda....porque tem por todo o lado!
Amanha ainda vamos ficar por aqui ate a madrugada do dia 12 quando pegamos um trem para Agra. Amanha eh o tal do Holi Festival, a tarde tava todo mundo louco jogando tinta e agua nas pessoas! Amanha nem o comercio abre, ja separei a camisa mais liquidada que tenho para usar e agora estamos indo comprar umas arminhas e vamos para guerra! Detonar esses indianos!