"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia 16: Algumas cervejas em Kathmandu

Namaste,
Hoje tivemos um dia sem correria, pelo contrario, muito light! Na realidade, para o nosso ritmo, acho que poderiamos ter ficado um dia a menos em Kathmandu ou no Nepal! Mas como ja estamos com as passagens compradas, resolvemos ficar por aqui e caminhar pela cidade, sentar num bar e tomar uma cerveja na tarde!! Vida braba!
Visitamos dois locais somente, um deles eh chamado de Bouddha, um bairro dos Tibetanos que fugiram de sua patria amada! Visitamos uma especie de praca que possui a maior Stupa (monumento budista que sao guardadas reliquias) Budista do Nepal! O lugar eh show de bola e tem um clima que eu imagino ser bem proximo do Tibet! De la fomos para a Durbar Square de Kathmandu que nao eh nada demais! Caminhamos um pouco, almocamos, tomei uma Carlberg e pegamos um rickshaw para o bairro que fica nosso hotel!
Eis que entao resolvemos dar uma passada no Palacio Real (eh um museu tambem), local que em 2001 foram assassinados o rei, rainha e mais 6 ou 7 membros da familia real nepalesa! Mas estava fechado e quando estavamos voltando o Thirras resolve fotografar um guardinha no meio da rua! Apos fotografar vem um soldado armado dizendo para acompanha-lo! Na caminho vimos que estavamos na frente da embaixada americana e nao eh permitido fotografar no quarteirao todo! E la se fomos nos para a embaixada e o Thirras foi levado para uma salinha! Resultado foi que ele teve que apagar a tal da foto na frente do cara, fizeram um monte de perguntas, fotografaram o pasaporte a maquina e sei la mais o que, e nos liberaram depois de uns 20 minutos! Como diria um sabio la de Big River: "Quem tem ... tem medo!" E esses americanos estao tudo cagado! Ahh...e a foto tinha ficado uma merda...
E amanha cedo encerramos nossa visita ao Nepal! Uma coisa que nos demos conta por aqui eh que parece que os dias da semana nao sao os mesmos que os nossos! Hoje era feriado para o museu do Palacio Real, mas o resto tudo esta aberto! Chegamos no domingo e as escolas funcionando e um monte de alunos fardados nas ruas! Descobrimos depois que as escolas nao tem aula na sexta a tarde e no sabado o dia todo! O motorista do passeio que fizemos falou que ele nao tem ferias a 8 anos e trabalha todos os dias da semana! Que eh normal isso no Nepal! Mas uma coisa bem legal que estou notando eh que vimos poucas criancas nas ruas pedindo esmola ou nas calcadas! Pelo contrario, eh impressinate a quantidade de estudantes, de todas as idades, fardados de gravata e camisa social, as gurias de saia e gravata tambem! Eles podem estar mal de energia e agua, mas estao investindo em educacao! Daqui uns 20 anos pode comecar a dar resultado, se nao tiver alguma revolucao antes!
E la vamos nos para Bangladesh amanha cedo! Um dos paises mais pobres e com uma das maiores densidades demograficas do mundo! Alguns de voces podem ate estar perguntando porque estamos indo para la...na realidade eu tambem nao sei! Mas como estavamos aqui na redondeza...por que nao?!
Grande abraco,
Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário