segunda-feira, 9 de março de 2009

Dia 7: Onibus de cair os butias do bolso

Fala pessoal,
Teclo diretamente de Johdpur, no estado do Rajastao! Conhecida como a cidade Azul e com cerca de 800 mil habitantes!
Para chegar aqui hoje pegamos um onibus de cair os butias do bolso, sobrou uns dois ou tres em cada bolso!
Saimos de Jaisalmer as 7:30 de onibus. Tentamos pegar um trem, mas so tinha as 11:55 da noite e outra dormida no trem ia ser batalha! Entao resolvemos pegar o onibus, 3 dolares por cabeca! Dentro do orcamento! Ao entrar no onibus o primeiro susto, aparentemente ele era normal, mas tinha um teto rebaixado em cima dos bancos que a gente mal cabia. Em cima tinham varias baias com colchoes e cortinhas! Pensamos: sera que eh para nos dormimos? Ou sera que teram profissionais da massagem nos esperando para relaxar durante o percurso? Pouco minutos depois descobrimos que nao era nada disso! Inicialmente o onibus saiu vazio, mas nao demorou 5 minutos comecou a pegar gente. Entrou cada laje, um de cada naipe....chegou uma hora que tinha umas 70 pessoas! Nas baias os caras colocavam uns 5, mas nao podia entrar com sapato, entao eles se penduravam na baia e jogavam o sapato no chao, ou seja, do nosso lado! O que saiu de poeira dos pes dos condenados nao se tem nocao! O cheiro do onibus era o show do horror! Mas seguindo....depois de no minimo umas 50 paradas chegamos a Johdpur a uma da tarde! 285 km em 5:30!
Descemos e pegamos o lonely planet para procurar um albergue, achamos um que parecia bala e fomos de tuk tuk!! Ele ficava na frente da estacao de trem e foi perfeito para ja comprarmos as passagens dos trens que iremos pegar na sequencia! Compramos o de amanha de manha cedo que vamos para Ajmer, pagamos US$ 1,50 na segunda classe! Serao 6 horas de trem! Mais batalha pela frente! Tentamos comprar tambem a passagem para quinta-feira de Agra (cidade do Taj Mahal) para Varanasi, so que tinham 370 pessas na lista de espera! Voltamos para o hotel e o galo nos deu uma barbada, disse para gente colocar na papel de pedido da passagem a expressao: Tatkal Booking! Ele nao conseguiu explicar direito o que era ou a gente nao entendeu, mas era algo do tipo que precisavamos da passagem para uma emergencia! Como nao tinhamos mesmo o que fazer, voltamos na estacao e tentamos comprar, e nao eh que deu certo! Furamos a fila dos 370 indianos ou similares que queriam comprar passagem! Esses indianos tambem nao sao trouxa, cheio de esquema!
Hoje a tarde tava um calor do inferno, mal dava para fazer foto de tao forte que tava o sol! Fomos ateh um mercado que fica no centro da cidade, chamado de Sargar Market! Pra variar o mercado funcionava num caos tradicional da India! Muita gente, muita buzina, muitos odores, muitos odores mesmo! Saimos de la para visitar o forte Mehrangarh, que eh um tera forte em cima de um morro e era a residencia dos marajas de Johdpur! Como curiosidade, somente aqui em Johdpur ainda existe um Maraja! A visita foi bem legal, ainda deu para ter uma vista legal das casas azuis! Ah...ainda tomamos um cervejinha no bar do forte, uma Kingsfisher Premium, para os que conhecem a Bierbosinha, a cor era bastante semelhante, mas com um paladar um pouco diferenciado!
Agora na janta para mostrar a rapida adaptacao aos costumes locais, comi um Vegetable Pulav, o prato consiste em muita pimenta com um pouco de arroz e legumes! Fantastico!
Amanha segue a batalha, agora teremos 3 trechos de trem em 3 dias, um dia em cada cidade...correria total! Comecando amanha com um trem as 7:15 ate Ajmer e na colada um onibus para Pushkar, onde iremos chegar no meio da tarde para dormir e ficar o dia seguinte!