"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

terça-feira, 17 de março de 2009

Dias 14 e 15: O templo do macaco chamado Nelson

Namaste,
Apos um dia nas montanhas do Nepal num frio de renguear cusco e sem energia eletrica, estou de volta a Kathmandu!!
No domingo chegamos por volta das 5:30 da tarde no hotel e nao saimos mais por causa do protesto dos estudantes! Como ja acabou o protesto, vou contar, assim nao assusto a Sheila!! O bicho tava pegando!! Esta tendo uma eleicao nas universidades entre os alunos, nao entedemos bem o que eh! Mas as duas chapas existentes estavam se dando porrada e a policia teve que entrar no meio! Quando chegamos varias ruas estavam fechadas, esperamos um pouco e acabamos tendo que passar no meio dos caras! Inacreditavel o que tinha de pedras e tijolos no meio da rua! O Fabio ainda tentou sair do hotel e escutou baralho de bomba de gas e um correrio dos diabos, voltou para o hotel todo tenso!! Ontem ja estava tudo tranquilo novamente, a policia soh de tocaia esperando para agir se precisar!
Ontem acordamos cedo e alem de nao ter luz, nao tinha agua! Eles tambem estao com problema de agua! Depois fomos caminhar por Thamel, o bairro que fica nosso hotel de 4 dolares por noite, o mais turistico dos bairros, lojinhas por todos os lados! Kathmandu tem em torno de 3 milhoes de habitantes e se nao tivessemos ido a India antes, achariamos um caos! Entao da para se dizer que eh um pseudo-caos ou um caos regrado! A cidade eh cheia de montanhas na volta, mas atualmente por causa da poluicao e tambem devido a uma nuvem de poeira vinda do Afeganistao (foi os que os caras disseram) dificialmente se ve o sol (hoje deu para ver)! A primeira caminhada pela cidade foi legal, muito menos sujo que a India, um povo mais parecido com o sudeste asiatico, uma mistura de hinduismo com budismo. Apesar de quase 80% da populacao ser hinduista no Nepal, eh bem diferente da India, pelo menos em relacao as vacas, vimos poucas por enquanto!
Um pouco antes do almoco pegamos um galo para nos levar a Bhaktapur e Nagarkot, que ficam no Kathmandu Valley! Bhaktapur eh uma cidade que fica apenas 12km de Kathmandu, mas demora uma hora para chegar por causa do transito. Chegamos e fomos direto na Durbar Square (ou Praca do Palacio), a qual eh cheia de templos hinduistas e budistas, com uma arquitetura muito bala! Ficamos caminhando por la quase 4 horas, muitas fotos, entramos por uma ruazinhas, muitas mulheres fazendo trico, mandinhos penerando uma bolinha estranha e etc! La pelas 4 da tarde seguimos para Nagarkot que fica a 2.200 metros de altitude e possui uma localizacao especial para ver a cordilheira do Himalaia! Depois de uma estrada tera sinuosa e estreita chegamos em Nagarkot debaixo de uma chuvinha fraca e uma friaca! Basicamente a cidade eh uma vila, bem pequena! Caminhamos de uma lado a outro e se foi a cidade! Voltamos para o hotel e como nao tinha luz o negocio foi ficar no hotel e esperar melhorar o tempo para ver o tal do Everest!
Acordamos 6 e pouco e o sol estava nascendo, mas nas montanhas uma baita cerracao! Nao vimos porra nenhuma de Himalaias, Everest e sei la o que mais! Pegamos estrada de volta e paramos em Patan, cidade que fica dentro da grande Kathmandu. Fomos direto para Durbar Square de Patan que eh bem menor que a de Bhaktapur.
Antes do almoco, ja em Kathmandu, ainda fomos em Swayambhu, tambem comnhecido como O Templo Budista dos Macacos! Muito show de bola! Cheio daquelas bandeirinhas coloridas tibetanas e com uma baita vista de Kathmandu! La chupamos um baita drops, subimos uma mega escadaria pela entrada principal e resolvemos descer por uma outra! So que esta que descemos era muito maior! Conclusao: descendo estas escadas fizemos um caminho lusitano (via Lisboa) e tivemos que subir um baita morro ate aonde o motora estava! As panturrilhas velhas de guerra foram para o vinagre!
Na tarde fomos para o Templo dos Macacos Hinduista, chamado de Pashupatinath e la foi punk! O lugar possui varios templos e tambem um rio, muito sujo e sagrado que serve para eles fazerem as cremacoes, tomar banho e mais um note de coisa que vimos! Entao ao mesmo tempo estavam lavando ou purificando um corpo, uma familia aos gritos e choros, uma crianca pescando do lado, outras catando moeda, a 50 metros um corpo queimando e outras coisas que vou poupar voces! Show do horror!
Mas neste lugar tambem ocorreu uma outra historia tensa. Estava eu, tranquilo e sorridente, um pouco cansado, mas feliz de estar em Kathmandu, subindo mais umas escadarias, quando se vem um macaco em minha direcao e na de duas velhinhas americanas (e faceiras) que disseram:
- "Look! What a beautiful monkey!" (Olhe! Que macaco bonito!)
Eu que ja tinha lido que os macacos no Nepal eram ligeiros, fiquei meio desconfiado! O macaco maior foi se aproximando das velhinhas, enquanto tres menores ficaram observando! De uma hora outra o macaco "uapa" na sacola da velhinha!
As velhinhas:
- "Oh my God!" (oh meu Deus!)
Eu:
- "Take care, these monkeys are quick!" (Tenha cuidado, estes macacos sao rapidos!)
As velhinhas deram uma corridinha e o macaco maior se acalmou e seguiu em busca de novas vitimas. Caminhei mais um pouco e encontrei um mandinho que se ofereceu para ser guia. Eu disse que nao queria e ele insistiu. Foi ai que resolvi perguntar sobre os macacos e contei sobre as velhinhas.
O mandinho perguntou:
- It was a gray and big monkey with red butt? (Era uma macaco cinza e grande com a bunda vermelha?)
Eu disse:
- Yes! (Sim!)
O mandinho completou:
- He's name is Nelson, the leader of the Monkey Temple! Take care! (Seu nome eh Nelson, o lider do Templo dos Macacos! Tenha cuidado!)
Nem respondi para o mandinho, apenas fechei o botao dos bolsos e coloquei a maquina no pescoco! A macacada nepali eh ligeira, dizem que sao treinados para roubar! Quando menos se espera aparece um e te leva a maquina fotografica ou uma sacola!
Amanha ficaremos desbravando Kathmandu para quinta seguir rumo a Bangladesh!
Grande Abraco,
Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário