"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

sábado, 11 de maio de 2013

Dias 10 e 11 - Amboseli

Bom dia Nairobi! Saímos por volta das 7:30 do hotel para dar uma banda pelo centro da cidade! Trânsito e poluição punk! Acabamos passando apenas na frente do ex-prédio da embaixada americana, o qual a Al Qaeda mandou um caminhão bomba em 7/8/98! Hoje é uma praça toda ajeitadinha.
Por volta das 8:30 partimos rumo a Amboseli! Nosso guia e motora Juma é muçulmano de carterinha, manco e de pouco assunto! E respeitador das leis, meu galo não passou de 80 km/h! Haja butiá no bolso! Com isso, os 260 km foram feitos em mais de 4 horas! A estrada pelo menos era asfaltada em quase todo o caminho, mas o movimento de caminhões também estava punk! E o engraçado é que passamos por mais de 5 caminhões parados no meio da estrada! Os galos só colocam umas pedras para segurar as rodas e tentam arrumar na pista mesmo, avacalhando com o trânsito!
Apesar de tudo a viagem foi tranquila, acho que já estamos acostumados com as batalhas! Ainda paramos no meio do caminho em um bar/loja e que na frente tinha uma feira Maasai de cabras! Além de uma galera vendendo cebola! Algumas fotos e seguimos viagem!




Os últimos 18 km foram em estrada de terra e já estávamos perto do parque, assim a busca por animais teve início! De largada foram zebras, girafas, búfalos e gnus! O Parque Nacional Amboseli é o segundo parque mais popular do Quênia e a sua área atravessa a fronteira com a Tanzânia, com seus 392 km2. A população em sua maioria é Maasai, povo mais tradicional do Quênia!
Fomos direto para o Serena Lodge, onde estamos hospedados, que fica no meio do parque e parece que estamos no Jurassic Park! O Lodge é todo com cerca elétrica e do avarandado é possível ver a elefantada do outro lado da cerca!
No final da tarde levantamos o teto da Land Cruiser e ficamos 3 horas procurando animais! Muitos elefantes, hipopótamos, macacos, gazelas, entre outros. Mas nada do leão!  E como pela contagem de 2008 existiam apenas 35 leões no parque, vai ser batalhar ver algum por aqui!





Hoje acordamos cedaço para continuar a busca e tentar ver o Kilimanjaro! Ontem ele, que fica a uns 20 km em linha reta, estava encoberto pelas nuvens! 6:15 já estávamos na rua e nada do Kilimanjaro! O tempo estava bem nublado, fizemos o safari por umas duas horas e voltamos para o café da manhã no Lodge!


Bem alimentados, fomos visitar uma vila Maasai que fica dentro do parque. Mal pegamos a estradinha e um Maasai saiu correndo ao lado do carro e em seguida passou o carro! Inacreditável, meu guri corria que nem louco! Quando estávamos chegando na vila, o Maasai entrou no carro e se apresentou como o filho do chefe! Chegamos na frente da vila e tomamos a mordida de U$ 30 por cabeça, que segundo eles é dividido por toda as vilas Maasais!  Ahhhh é!! E aí começou a festa! Primeiro nos mostraram o sistema de coleta de água e depois vieram todos, homens e mulheres, para fazer A Dança! A Dança são os famosos pulos que os homens dão e quem pula mais alto é o maior galo de todos! Fotos e mais fotos! Depois finalizaram com uma reza e nos deixaram entrar na vila!
A vila é redonda, toda cercada para os bichos na invadirem e as casas (bomas) ficam todas na volta, com o cento livre para colocarem os animais! Depois nos mostraram os remédios naturais, fizeram fogo raspando a madeira, entramos em uma boma (apertada e baixinha pra caramba) e veio a socadinha do mercado! Mas esse dinheiro eles disseram que fica com a família! Para finalizar, entramos em uma escola Maasai onde tinham uns 30 mandinhos! Valeu o investimento, é uma cultura muito interessante! Mesmo eles estando preparados para receber turistas (e são rápidos com dinheiro), são cerca de 120 Maasais que vivem conforme as origens! Quem quiser saber mais sobre os Maasais acessem o site: http://www.afreaka.com.br/nacao-maasai

....E nada do Kilimanjaro! Continuava atrás das nuvens! 





No início da tarde começou a chover e as esperanças de ver a maior montanha da África estavam indo para o vinagre! Mas lá pelas 4 da tarde, na hora que estavamos indo para outro safari, eis que o galo apareceu! O mais bala de Amboseli é fazer os safaris com o Kilimanjaro de revesgueio e "vigiando" a gente! Finalmente no último safari ele apareceu!



Agora é carregar a mochila e amanhã partimos para a antiga Tanganyika, atual Tanzânia!

Abraços,
Leonardo

- Kilimanjaro Facts: é o ponto mais alto da África com 5.895 m de altura. Mais uma das 7 Maravilhas Naturais da África, o Kilimanjaro é o conjunto de 3 crateras de vulcões, o Kibo, Mawenzi e Shira. Ninguém sabe precisamente a origem do nome, mas uma das teoria é que o nome era Kilima-Njaro, onde Kilima significa montanha e Njaro significa grandeza. Dizem que entre 2022  e 2033 a neve do cume não existirá mais! Outubro é, atualmente, o mês que mais neva!

- Música dos dias: "Chase those crazy, Chase those crazy, Chase those crazy,…. - Crazy Baldheads - Bob Marley

- Cerva dos dias: Tusker Lager

Nenhum comentário:

Postar um comentário