"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Dias 6 e 7 - Victoria Falls

Partimos cedo de nossa barraca rumo ao aeroporto de Maun. Por falta de voos tivemos que fazer outro trecho lusitano, algo como ir de São Paulo - Rio de Janeiro com escala em Porto Alegre! Mas tá valendo! Pegamos o voo às 9:15 para Gaborone num ATR 42 da Air Botswana! Rica companhia aérea! Cerca de 1:30 de voo aterrizamos na capital de Botswana e lá estava o diplomata da República Michael Lawson que nos encontrou em uma área restrita do aeroporto! Foram uns 20 minutos de conversa e tivemos que partir para um outro ATR 42 de Gaborone para Kasane a 12 km da fronteira com Zimbabwe e próximo do ponto que se pode ver a fronteira de 4 países: Namíbia, Botswana, Zimbabwe e Zâmbia!
Uma van nos buscou e nos levou para a fronteira de Botswana e passaportes carimbados! Mais 1km em território de ninguém e chegamos na parte do Zimbabwe! Imaginávamos que a tensão seria grande, mas foi tranquilo, mesmo sem ter o visto!
Depois cruzamos a cancela e entramos nas terras de Mugabe.... e dos macacos, pois foi só colocar os pés no país e uns 5 macacos ficaram na nossa volta!
Uma horinha de ônibus e por volta das 3 da tarde adentramos a cidade de Victoria Falls! Para relaxar da correria dos últimos dias fomos surpreendidos pelo Kigdom Resort! Bom para agradar e tranquilizar as famílias em casa, mas prejudicou seriamente a nossa reputação!
O resto do dia foi caminhar um pouco pela cidade e relaxar no hotel! Na real, a sensação que a gente tem é que o hotel está sitiado, pois estamos num pais muito pobre, num mega hotel e com o barulho constante de helicópteros (por causa dos passeios aéreos pelas cataratas)!
Hoje pela manhã levantamos cedo e fomos para as cataratas Vitória, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. A Victoria Falls ou Mosi-oa-Tunya (Fumaça que Troveja) fica situada no Rio Zambezi e tem 1,5 km de largura e altura máxima de 128 m. Segundo as contas dos "Zimbabuanos", elas são as maiores do mundo, mas não vale a pena explicar como eles chegaram nessa conclusão! Tivemos sorte que o mês de maio é o da cheia, então estava atrolhada de água.
U$ 30 de entrada e U$ 2,5 para a capa de chuva e lá fomos nós! São 16 "mirantes" que correm paralelos as cataratas, iniciando com a estátua do Livingstone até a ponte do Rio Zambezi que separa o país da Zâmbia! Bom, foi chegar no mirante 4 que a "chuva" das cataratas começou a encharcar a gurizada! Lá pelo 12 já era temporal de novela, ceú azul e água desabando! Foi proteger a máquina e relaxar, pois os tênis e as meias estavam completamente molhados!




Voltamos para a piscina do hotel e o nosso trainee Freedom (funcionário do hotel) nos ajudou a secar os tênis! Em troca dei uma camisa da seleção brasileira de presente! Só faltou o meu galo chorar de alegria!


Caminhamos um pouco pela cidade e por volta das 4 da tarde fizemos um passeio de trem que passa pela ponte Zambezi cruzando a fronteira para a Zâmbia! É de lá que os guerreiros fazem bungee jumping e outras loucuragens. A ponte foi construida entre 1900 e 1905 e a ideia era ser uma das obras da famosa via férrea que iria do Cairo a Cape Town, que nunca foi finalizada. Mais algumas fotos das cataratas e vimos o por do sol.



Amanhã partimos para a Zâmbia! Que beleza!

Abraços,
Leonardo

Zimbabwe Facts: a antiga Rodésia, teve sua independência declarada em Zimbabwe, a antiga Rodésia, teve sua independência declarada em 1965, mas somente em 1980 começou a ser chamada pelo nome atual. O nome Zimbabwe surgiu do complexo de pedra que fica no leste do país, perto da fronteira com Moçambique, o qual pensa-se que constituiu o Primeiro Estado do Zimbabwe, no ano de 1250 e 1450. Ninguém sabe o motivo da cidade ter sido abandonada. A capital Harare fica situada no nordeste do país e nós não iremos visitar. A terra de Robert Mugabe, que está no poder desde que o país se chama Zimbabwe, é conhecida pela alta inflação que em 2009 chegou a 9.000% ao mês. Agora a economia é dolarizada e as notas de trilhões o povo fica vendendo na rua como souvenir. Além do inglês, o Shona e o Ndebele são as línguas oficiais.

Música dos dias: "Every man gotta right to decide his own destiny"- Zimbabwe - Bob Marley

Cerva dos dias: Zambezi Lager

6 comentários:

  1. Que legal leo aproveitem bastante, curti o texto, a camisa da seleção é sempre um excelente presente e trunfo em viagens, principalmente nessa que estão fazendo. Vou querer ver as fotos depois deve ser de mais. Abraços William Navarro

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA. Não tinha a menor chance de ser outra música!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem!! Não deu pra baixar as fotos no hotel?
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Valeu William!
    Leandro, essa era clássica!

    ResponderExcluir
  5. Clarissa, ainda não consegui um computador para baixar! :(

    ResponderExcluir
  6. Estou acompanhando a aventura. Estive de 10 de abril a 10 de maio deste anos no sudeste asiático com parada de cinco dias na França. Estou me preparando para ir neste roteiro que vocês fizeram com mais um país que é a Etiópia. Gostaria de saber de vocês como tiraram os vistos de cada pais, onde tiraram qual o custo diário médio em dólar e se os transportes foram fechados com antecedência tipo a land rover do primeiro do primeiro dia.
    preciso dessa ajuda. Obrigado Inaldo Matias email inaldo.matias@hotmail.com

    ResponderExcluir