"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia 1 - O início da Odisséia Africana

Finalmente chegamos na Namíbia! Conexão Porto Alegre - São Paulo - Johanesburg - Windhoek (pronuncia correta "vinduk") - Sossusvlei. Com exceção do voo Johanesburgo - Windhoek, os voos foram tranquilos, mas mal consegui dormir, no máximo uns 30 minutos em modo stand by (como diz o Rafa) e o resto do tempo foi vendo filmes e lendo!

Entretanto o último voo (Johanesburg - Windhoek) foi completamente sem noção! Não sei se vocês lembram de um filme engraçado e clássico de sessão da tarde chamado "Os deuses devem estar loucos", pois é, a tribo que aparece no filme é do norte Namíbia e o filme foi filmado por aqui. Não é que entram 3 pessoas dessa tribo no voo e um cara com uma câmara atrás filmando! Só de olhar as figuras já dava vontade rir! E o resto do voo foi pior que ônibus da Penha Rio Grande - Rio de Janeiro, um senhor de bengala que quase caiu por cima de mim, uma aeromoça que toda hora que passava me dava uma cotovelada, uma outra que derrubou a bandeja das comidas, entre outras. O que a South African Airways teve de bom no primeiro voo, deixou a desejar no segundo. A alfândega foi clássica, cerca de uma hora esperando numa fila sem lógica alguma. Para completar, de tanto que o Fabio falou que nunca tinha perdido a mochila, somente a dele não chegou! Chance de chegar amanhã!

Mas vamos lá, pois na realidade foi a partir daí que começou a batalha! Após a burocracia da mala do Fabio, nos encontramos com o nosso motora Markus da tribo Owambo, maior de todas na Namíbia. Ele nos levou para o seu Land Rover bege com reboque que irá nos acompanhar pelos três dias por aqui.
Partimos por volta das 13 horas (aqui é 4 horas na frente) com destino a um camping em Sossusvlei no Namib Desert. Saímos do aeroporto que fica a 60 km de Windhoek e primeira parada um supermercado para comprar água e cerveja. Descobrimos que nos finais de semana e feriados há uma lei que proíbe vender bebidas alcoólicas! Que beleza! Compramos só a água. 30 minutos depois paramos na beira da estrada para um almoço com hotdogs namibianos! Aí seguimos a viagem de 320 km de estrada, sendo 250 km em estrada de terra! Resumindo: já estavamos quase 24 horas sem banho, depois de umas horinhas numa estrada de terra com vidro aberto, a situação começou a ficar insustentável! A poeira era tanta que a cada 15 minutos eu tinha que limpar os óculos. Com quase 6 horas de estrada, noite fechada e mais uma parada rápida em Soletaire (uma vilazinha completamente isolada e solitária no meio do interior da Namíbia) não é que a apenas 5 km do camping, explode um pneu de nossa Land Rover bege! Mas tudo é alegria, em 15 minutos os tiras nos resgataram e levaram para o camping (Sesriem Campsite).
Depois de 28 horas de viagem chegamos na nossa barraca! Tivemos que improvisar um banho, pois ninguém trouxe toalha, mas vamos que vamos! Ah...o único aviso que nos deram foi não deixar nada fora da barraca para não chamar atenção do chacal!
Amanhã acordaremos às 5 horas para ver o sol nascer no deserto! Em breve mais novidades sobre a Odisséia Africana!

Abraços,
Leonardo

- Namibia facts: A Namíbia é uma república presidencialista desde 1990. Os portugueses já estiveram por aqui, fez parte do Império Alemão e depois da I Guerra foi anexada a África do Sul. É o 33° maior país do mundo e só perde para a Mongólia em densidade populacional. Windhoek é a maior cidade da Namíbia e fica a 1.700 m de altitude. A principal religião aqui é o Luteranismo, é os alemães não eram trouxas! Apesar do inglês ser o idioma oficial, outros 8 idiomas são reconhecidos.

- Musica do dia: "Spend half my life in airports doing crossword and attempting to sleep" - 1000 miles away - Hoodoo Gurus

- Cerva do dia: Windhoek Lager

2 comentários: