"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dias 12 e 13 - Lake Manyara e Ngorongoro

E lá começa a batalha! Saímos por volta das 8 horas de Amboseli rumo a Tanzânia! Galo Kilimanjaro estava tímido atrás das nuvens. Foram quase 1:30 de estrada de terra até Namanga, cidade na fronteira do Quênia com a Tanzânia, passando perto do Parque Tsavo!
Cruzando para a Tanzânia fizemos uma troca de carro, nosso muçulmano Juma se despediu e uma nova Land Cruiser, cinza, estava a nossa espera. Agora com o motora e guia Enoq!
Passaportes carimbados e seguimos para Arusha (cidade hub da diplomacia mundial, sede do julgamento do massacre de Rwanda), só que agora com estrada asfaltadinha, dava gosto de andar! Volta e meia aparecia o Kilimanjaro a nossa esquerda e também uma galera de facão na mão cortando a grana. Pensei eu, espero que um desses caras não se rebele com o mundo e venha de facão pra cima da gente. A relação facão e África é no mínimo interessante, para não dizer perigosa.
Maasais com seus trajes, cabritos e burros carregando água também entreteram nosso percurso de 100km para Arusha! Ao chegarmos na redondeza nosso galo Enoq perguntou se queríamos entrar em Arusha, pois caso negativo teríamos mais tempo no Lake Manyara, o tal lago que Ernest Hemingway disse que era o "loviest lake in Africa"! E nós abobados, dissemos que não queríamos entrar e que podia tocar bala! Aí foram mais 1:30 até o Lago, com uma boa parte do trecho em estrada de terra, devido a uma obra na estrada! Engraçado é que aqui na África eles colocam quebra mola em estrada de terra que não tem como passar de 40 km/h! Que beleza!
Quase duas da tarde chegamos no vilarejo na beira do lago, chamado Mto Wa Mbu, que no bom português do Pasquali significa Rio do Mosquito! Quando o Enoq nos apresentou a tradução foi um pensamento coletivo: "Fudeu!!" Tensão total dentro do Land Cruiser! Mais tenso ficou quando chegamos no parque do lago e o galo Enoq se deu conta que chupou um drops e não estava programado entrarmos no parque, e sim, conhecer Arusha! Chupada de bala quíntupla, mas paciência, faz de conta que Arusha não é nada demais! Ainda comemos nosso almoço na beira da estrada com vista para o lago e não nos restou se não ir para o nosso Lodge que fica 6 km pra dentro de um morro! Sem internet, sem tv, barraquinha pseudo luxo e mosquitinhos a bangu! Pelo menos, estamos no morro e o Rio do Mosquito está lá embaixo! Nem pensar descer no Rio do Mosquito! A mãe não deixa! ;)
O resto da tarde ficamos tomando cerveja, escutando Pink Floyd e olhando o lago! De repente, quem sabe, sai um monstro dele!


Acordamos cedo em nossa barraca e partimos rumo a Ngorongoro! Foi uma hora em uma estrada de terra em boas condições até a entrada do parque! Ao pararmos na entrada, já deu para sentir a mudança de clima. Estávamos a 2 mil metros de altitude e a friaca pegando! Ao passarmos o portão, já demos de cara com uma penca de babuínos! Mais uns 20 minutos e chegamos na cratera de Ngorongoro! De arrepiar o galo! Ngorongoro é a maior cratera de vulcão inativo do mundo e considerado uma das 7 maravilhas naturais da África. A cratera foi formada por um grande vulcão que explodiu há cerca de 2 ou 3 milhões de anos e tem 260 km2 de área e 610 m de profundidade. A estimativa feita pelos universitários é que o vulcão tinha entre 4.500 e 5.800 m de altura.
Fizemos umas fotos do mirante e subimos mais um pouco (até cerca de 3 mil metros) e descemos para entrar na cratera. Ngorongoro é conhecida como uma Arca de Nóe, pois tem um monte de animais que vivem dentro da cratera e dizem que a conjunção do clima, pasto e outras coisas fazem o  lugar especial! Bandiamos de Land Cruiser por dentro da cratera por umas 3 horas e vimos: búfalos, elefantes, muitas zebras e hipopótamos, flamingos, rinocerontes e até um leão! Finalmente o Simba apareceu! Vimos de longe, mas valeu! Com isso chegamos ao Big Four (leão, rinoceronte, búfalo e elefante), faltando apenas o leopardo!
Finalizamos a visita a Área de Conservação de Ngorongoro com um piquenique na beira de um lago atrolhado de hipopótamos! Muita elegância!






Por volta das duas da tarde abandonamos Ngorongoro em direção a Serengeti! Aí sim pegamos uma estrada ruim! Estrada de terra com muita pedra e tivemos que parar duas vezes para ver se não tinha furado o pneu. Velocidade máxima 50 km/h! Descemos a montanha, passamos por algumas vilas Maasais até entrarmos no Parque Nacional do Serengeti lá pelas 5 horas! Já na entrada nos deparamos com a Gnuzada toda! A partir do mês de maio os Gnus (bicho preto, guampudo, parecido com um cavalo e feio que dói) se concentram em uma área do Serengeti para migrar para uma região que já choveu e o pasto está crescidinho, normalmente Massai Mara ou uma região no oeste do país! E essa área é bem perto da entrada do parque e sem sacanagem, deviam ter uns 2 milhões de Gnus e zebras aglomerados! Parecia montagem ou aquelas cenas de filmes antigos com exércitos enormes! Como já estava no final da tarde, a luz não ajudou muito, mas as fotos abaixo tentam mostrar.
Ainda demoramos mais uma hora e meia para chegar no Sopa Lodge, onde estamos hospedados!



Amanhã cedo desbravaremos Serengeti em busca do Big Five!

Abraços,
Leonardo

- Tanzânia facts: é a terra da maior montanha da África, o Kilimanjaro, e desde 1996 a capital é Dodoma. Isso mesmo, descobri a pouco tempo que não é mais Dar es Saalan, que foi a capital de 1964 (independência) até 1996, mas continua sendo o principal centro comercial do país. Outra curiosidade é o nome Tanzânia que surgiu apenas na independência e vem da fusão dos nomes Tanganyika e Zanzibar. Por aqui cerca de 62% da população é cristã e 35% muçulmana. E os idiomas oficiais, assim como no Quênia, são o Swahili e o inglês.

- Música dos dias: "Ticking away the moments that make up a dull day" - Time - Pink Floyd

- Cervas dos dias: Serengeti Lager e Kilimanjaro Lager

6 comentários:

  1. Que indiada!Já estou louca pra ver todas as fotos da bicharada e dos Massais!!!

    Aproveitem!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. As fotos estão demais! Só estou esperando tu voltares para poder todas elas. Bate uma inveja branca... beijos, Márcia

    ResponderExcluir
  3. Leo,as fotos,como sempre estão lindas. Teu blog deixa claro que quando existe um ideal,as dificuldades são passageiras. Parabéns valentões!

    ResponderExcluir
  4. Show!! Sentimos a tua falta ontem!! Eu já tô com saudades, imagina a Concha!!!! Aproveita aí cunhas! Beijo grande pra tropa toda!

    ResponderExcluir
  5. valeu família! vamos fazer uma sessão de fotos na volta! bjs

    ResponderExcluir