"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

domingo, 5 de maio de 2013

Dias 4 e 5 - Okavango Delta

Acordamos às 6:30 e por volta das 8 horas partimos num caminhão adaptado, estilo de Cabo Polonio, rumo ao Okavango Delta! Foram quase duas horas numa estrada que me lembrou o corredor do bolacha depois de um inverno rigoroso!
Chegamos no "boat station" onde estavam nossos Mokoros, canoa típica da região do Okavango! Fotos da população, Mokoros carregados com nossas barracas e vamos que vamos! O Thirras e o Fábio foram com o head polar e eu e o Rafa fomos com o assistent polar! Os polars são os remadores dos Mokoros e famosos por fazerem Stand up Mokoro! E organizados também, possuem até hierarquia de cargos!


E lá fomos nós cantando: "Se essa porra não virar ole ole olá, eu chega lá!" Até porque ao sentarmos, nosso corpo ficou abaixo do nível da água. Hipopótamos brincando, plantas, mosquitos e depois de 40 minutos, uma parada estratégica para tirar água do nosso Mokoro! Isso aí, nosso Mokoro começou a fazer água! Mas segue o baile!


Chegamos no nosso camping que fica numa lagoazinha no delta. Camping é modo de dizer, pois não tem nada, apenas um espaço um pouco protegido! Nossos galos montaram as barracas, cavaram o buraco da latrina e preparam um almoço guerreiro.


Tempo para relaxar com as moscas e as 4:30 partimos para um Game Walk, ou melhor dizendo, uma caminhada em busca de animais! Lá fomos nós pela savana de Botswana. 1:40 de caminhada e só vimos pegadas, bostas e algumas Zebras, animal símbolo de Botswana junto com a girafa. Jantinha feita pelos galos, começamos o racionamento de água (trouxemos apenas 4 litros e a água que eles trouxeram é filtrada e com gelo) e barraca!


Antes do sol nascer, nosso head polar Dolphin nos chamou. Durante a madrugada levantou um vento e o barulho dos bichos foi algo surreal para dormir! Antes das 7 saímos para mais um Game Walk com uma friaca de menos de 10 graus! Foram 3 horas de caminhada pela savana do Okavango para ver 1 Gnu, 5 girafas e as zebras de ontem! Batalha total! Acho que de tanto repelente que colocamos, espantamos bicharada!


Por volta do meio dia levantamos acampamento e nos retiramos em nossa Mokoro pelo rio Okavango!
O que nos chamou atenção foi a limpeza da área que nossos polears fizeram no camping depôs que saímos, recolheram todo o lixo, apagaram o fogo, etc. Isso também é África.
Voltamos para o camping em Maun sedentos por água e cerveja! Agora é se preparar para o Zimbabwe amanhã, mas com uma escala rápida em Gaborone!

Abraços,
Leonardo

Okavango Delta Facts: é o maior delta interior do mundo, pois ele não desemboca em um oceano, lagoa, etc. O Rio Okavango tem 1430 km de extensão. É considerado uma das 7 Maravilhas Naturais da África. Todo ano cerca de 11 km cúbicos de água passam pelo Delta, sendo que aproximadamente 60% são consumidos pelas plantas por transpiração e 36% evaporam.

Música dos dias: Som do crocodilo tentando pescar a 40 metros da nossa barraca ontem à noite.

Cerva dos dias: St Louis Lager

2 comentários: