"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia 8 - Vai Zâmbia!

Acordamos cedo para procurar alguma foto pela cidade. Na realidade o centrinho de Victoria Falls tem uns 4 ou 5 quarteirões e com o sol forte já cedo, não deu para fazer muita coisa!
Almoçamos pizza de novo e às 12:30 partimos rumo a Livingstone, cidade do outro lado da fronteira com Victoria Falls. Tem de cerca de 136 mil habitantes e o nome da cidade foi dado em homenagem ao Galo Mor David Livingstone, missionário e explorador escocês que desbravou o interior do continente africano no século XIX. Numa aventura de mais de 15 anos, atravessou duas vezes o deserto do Kalahari, navegou o rio Zambezi de Angola até Moçambique, procurou as fontes do Rio Nilo, descobriu as Victoria Falls e foi o primeiro europeu a atravessar o lago Tanganica. Cruzou Uganda, Tanzânia e Quênia. Isso tudo a pé, em carros de boi e em canoas. Realmente, o campeão dos galos! E depois dizem que eu que sou louco em vir para a África.
Aduana tranquila e em 30 minutos o motora do ônibus nos deixou no Dumbwa Market, mercado clássico da África! Muita gente, muita cor, muita comida = muitas fotos! Apesar do sol forte, foi palhaçada! Ficamos quase uma hora caminhando pelo meio das moscas e fotografando! De lá partimos para o centro da cidade para visita ao Livingstone Museum! Museu bem organizado que mostra toda a história da Zâmbia, do galo Livingstone e tem até uma ossada humana de 700 ac!





De lá fomos para o aeroporto pegar o voo para Lusaka! Depois da Air Namibia e da Air Botswana, chegou a vez de um voo guerreiro pela Proflight Zâmbia num Jetstream 32 de 18 lugares! Barbosinha! A cabine do avião era aberta e deu para acompanhar a pilotagem! Legal foi ver que faltando uns 10 minutos para pousar tanto o piloto como co-piloto estavam a bangu! Que beleza! Mas deu tudo certo e o pouso foi tranquilo com uma hora de voo!
Agora estamos no Protea Hotel e amanhã partimos para Nairobi no Quênia!

Abraços,
Leonardo

- Zâmbia Facts: é um país sem saída para o mar, antigamente chamada de Rodésia do Nordeste. Os lusitanos tentaram tomar conta, mas foram os ingleses que ficaram aqui até 1964 quando conseguiu a independência. De lá pra cá, tradicional nos países da região, várias guerras civis aconteceram, mas nos últimos anos está mais tranquilo. Lusaka é a capital e maior cidade do país que tem o inglês como idioma oficial e umas 8 línguas reconhecidas, sendo que existem mais de 70 idiomas no país. Em 2010, o Banco Mundial considerou a Zambia um dos países que mais rápido estão reformando a economia! No início do ano eles cortaram 3 zeros do Kwacha Zambiano e esperam crescer mais de 7% este ano! Vai Zambia!!!

- Música do dia: "Long time me no see you Mama, They took me away from you Mama" - Mama Africa - Peter Tosh

- Cerva do dia: Mosi Lager

3 comentários:

  1. Olá Leonardo, tudo bom?
    Cara, eu estou planejando uma viagem para a África e quero saber quanto é o custo das viagens de avião por lá. Por exemplo, da África do Sul para Zâmbia, para Zanzibar, para o Congo. Muito obrigado!

    Ah, passa o seu e-mail, para podermos nos comunicar melhor, segue o meu:
    edgar.unesp@gmail.com

    Valeu.

    ResponderExcluir