"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia 15 - De Caravan para Zanzibar

Acordamos ao nascer do sol e partimos para o antigo sultanato de Zanzibar! Enoq nos pegou no Lodge e, desbravando o Serengeti, nos deixou 1:30 depois na Seronera Air Strip! Air Strip, eu aprendi nessa viagem, é um mini aeroporto com pista de terra! Isso aí amigos, pistinha de terra! Seria algo como jogar tênis na quadra dura (pista de asfalto) e no saibro! Para tranqüilizar a gurizada, piloto se apresentou com um inglês latino! Opa! Chamava-se Miguel Nadal de Madrid! Ufa! Agora não tem erro!
Embarcamos rumo a Arusha pela Coastal, the flying safari company! Que beleza! O avião um Caravan 1 da Cessna de 12 lugares, semelhante a uma Caravan branca que meu avô Miguel Ramos tinha nos anos 80! A diferença boa era que essa de agora voa! Menos mal!
Thirras e eu sentamos na primeira fila, na frente do piloto que estava sem co-piloto! Mal levantou voo e uma girafa estava cruzando a pista! Ufa de novo! O céu estava de brigadeiro, dava para ver algumas vilas Maasai, grupos de gnus já migrando, mas quando passamos pela cratera de Ngorongoro apareceram algumas nuvens! Em cerca de 35 min. pousamos na pista de terra do Lake Manyara! E essa não podia errar, pois fica em uma montanha e o fim da pista é um precipício! Mas estávamos com o rei do saibro no cockpit e foi tranquilo!


Um casal entrou a bordo e decolamos para mais 25 min. até Arusha! A única diferença foi que um indiano, passageiro sem uma perna e que ía com a esposa e 2 filhos, sentou na cadeira do co-piloto! A dupla Espanha e Índia no cockpit também nos deixou seguro, algo como Emílio Sanchez e Leander Paes (duplistas famosos, respectivamente da Espanha e da Índia)!
Em Arusha trocamos de Caravan, mesmo modelo, só que agora mais antiga, velha representante da era analógica! O piloto mudou, sem pistas de terra pela frente, pegamos um piloto negro local, velho conhecedor dos ares!
Decolamos às 12:15 com destino a Tanga, cidade na costa do país, ainda no continente! Em seguida a esquerda o galo Kilimanjaro deu as caras!
Depois de rápida escala, partimos para Zanzibar cruzando o Oceano Índico!


Pousamos por volta das 2:30 da tarde em Zanzibar! O driver Mohamed, mas também conhecido por Muri, estava aguardando por nós. A primeira impressão foi bem legal, há muitas palmeiras, grande influência muçulmana na arquitetura e muitas mulheres de preto e véu, mas negras, não daquela cor mais tradicional dos povos do Oriente Médio!
Nosso hotel fica na praia de Jambiani, na parte leste da ilha e como o aeroporto e Stone Town (parte velha de Zanzibar City) ficam no oeste, demoramos um pouco mais de uma hora para chegar!
O hotel é simples, mas a 4 passos da praia, então foi largar as coisas no quarto e mergulhar no mar de água mineral do Índico!
O resto da tarde foi curtir a praia, fritas e cervejinha! A maré começou a subir por volta das 5 da tarde e deve subir quase 3 metros até a meia noite! Pelo jeito é bem normal esse vai e vem da maré por aqui, pois em vários lugares tem o papel com os horários de maré alta e baixa!


Para encerrar ao anoitecer umas nuvens fortes se apresentaram no horizonte! Agora é curtir o barulho do mar na janela e se preparar para um dia de praia!



Amanhã das 7 da manhã até às 6 da tarde, ninguém me tira do Oceano Índico! Mergulho e fotos das mulheres catando algas na maré baixa!

Abraços,
Leonardo

Zanzibar facts: é um paraíso localizado no nordeste da Tanzânia. Em persa significa Costa dos Negros. O arquipélago do Oceano Índico possui duas grandes ilhas, Unguja (a principal) e Pemba. Na terra do Freddy Mercury (isso mesmo, ele nasceu por aqui com o nome de Farrokh Bulsara), os portugueses chegaram por volta de 1498 e não foram bem recebidos pelos Árabes. A batalha foi até 1631 quando o Sultão de Mombasa massacrou os galos. Zanzibar continuou um sultanato até o final do século 19, quando os ingleses tomaram conta e ficaram no poder até 1963, quando obteve sua independência. Aqui os cerca de 1 milhão de habitantes, sendo eles muçulmanos e cristãos, vivem cordialmente! Belo exemplo!

Música do dia: "Don't worry about a thing..." - Three little birds - Bob Marley

Cerva do dia: Serengeti Lager

3 comentários:

  1. Leonardo,

    Viajando de "Jesus está chamando", hein? Já andei em muitos desses "Jesus', nos aviões da FAB, quando eu era guriazinha.... hehehehehe Mas tu deves estar curtindo muuuuuiiiito!
    Aproveta bastante, e guardo fôlego, para contar-nos tudo depois.

    beijos

    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Enfrentar a África,nestas condições, só com uma equipe de galos de rinha como vocês!

    ResponderExcluir