"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia 2 - Namib Desert

Hoje o dia começou cedo! 5 da matina nos chamaram na barraca! Consegui dormir umas 4 horas, acostumar com o saco de dormir é fodex! Por volta das 5:30 entramos no Namib Naukluft Park para ver o nascer do sol na Duna 45, visitar Dead Vlei e Sossusvlei.
Bom , a famosa Duna 45 tem este nome, pois fica a 45 km da entrada do parque e tem cerca de 150 m de altura. A cor da areia é meio alaranjada e dá um baita contaste com o resto. Esta é a duna mais turística e a subidinha na areia fofa não foi simples! Chegamos na parte de cima no momento em que o sol estava nascendo. Batemos algumas fotos e desci a moda bicho por uma outra parte da duna. Filmei a descida com o iphone, ficou legal! Quando voltamos para a nossa Land, Markus, o motora, estava com o café da manhã pronto! Foi só tirar quase uma outra duna de dentro dos tenis e se alimentar! Pseudo mordomia!



Por volta das 8:30 partimos para Dead Vlei. Andamos 10 km até uma entrada e a partir dali somente 4x4! Nosso motora mostrou para que veio! No caminho passamos pela duna de areia mais alta do mundo com cerca de 325 km. Detalhando um pouco mais, grande parte do parque é costeado por dunas que são paralelas a costa do Oceano Atlântico (que fica a cerca de 40 km). Em um determinado momento havia um rio (chamado Tsauchab) que ficava entre as dunas (hoje é a estrada do parque) e Dead Vlei era uma parte muito fértil do rio que tinha muitas acácias ao redor. Só que o rio começou a secar e as acácias foram morrendo, mas ao invés de cairem, elas continuaram em pé, só que secas. Estima-se que as acácias estão mortas a cerca de 700 anos. Fizemos algumas fotos, mas o sol já estava forte. E o calor também! Para voltar de Dead Vlei para o carro foi brabo, caminhada de 1 km com o sol na cuca somado a duas noites mal dormidas e a subida na duna! Cheguei na capa guerreiro! Ainda passamos por Sossusvlei, que é onde o rio desembocava e virava uma bacia com um sistema de drenagem onde a água não saía. Por isso a origem do nome que significa lagoa ou pântano sem fim. “Vlei” é a palavra em afrikaner para lagoa ou pântano e “sossus” é a palavra no dialeto Nama para o restante da palavra.




Voltamos para o acampamento, tomamos um chopp e almoçamos. Levantamos acampamento e partimos para uma parada rápida no Canion Sesriem. Por voltas duas da tarde pegamos as famosas estradas de terra da Namíbia em direção nordeste. Passamos pelas Montanhas Spreetshoogte até chegarmos por volta das 4:30 na fazenda NamibGrens, onde iremos passar a noite. Finalmente uma cama, só que continuamos sem internet e o celular só tem sinal em um dos corredores da casa. Aqui na fazenda foi só para adiantarmos a viagem de volta a Windhoek! Amanhã cedo partimos para capital e pegamos um voo para Maun em Botswana, perto do Okavango Delta!


Para finalizar a noite nosso motora teve que voltar ao camping para buscar a mala do Fabio, que encontaram, mas mesmo avisando que ficaríamos somente até às 13 horas, enviaram para lá!

Abraços,
Leonardo

- Namibia Desert facts: se localiza em toda a costa da Namíbia, sul de Angola e norte da África do Sul e ocupa uma área de 80.900 km2. É considerado o deserto mais antigo do mundo e chove menos de 1 cm por ano.

- Música do dia: "Ten decisions shape your life, you'll be aware of 5 above" - I'll Try Anything Once - The Strokes

- Cerva do dia: Hansa Draught

3 comentários: