"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dia 16 - PQP, que mar!

Hoje o dia começou bem cedo! 6:20 já estava sentado na praia observando o sol nascer na costa leste de Zanzibar! Maré alta batendo nas pedras de contenção do hotel! A segunda foto foi batida por volta da uma da tarde com o mar lá embaixo!



Por volta das 10 horas partimos numa jangada zanzibariana rumo ao horizonte! Há cerca de 5 km da praia tem uma barreira de recifes e altas ondas. Velejamos cerca de 25 min. até próximo desses recifes! O bom é que tudo que é barco que eu entro começa a fazer água, e não deu outra! No primeiro sopro de vento água entrando na jangada! Neste momento, o comandante Zepi, conhecido nas redondezas por El Gordo, solicitou num suahile claro que o marujo com a camisa do Chelsea tomasse providências! Meu guri pegou uns pedaços de pano e com uma chave de fenda e martelo começou a tapar os buracos! Thirras e eu pensamos: "Nem fudendo esse paninho vai resolver!" Pensamos errado! Em 10 minutos tudo resolvido e a jangada em velocidade de cruzeiro! Para melhorar a flutuação, o Marujo do Chelsea comecou a tirar a água de dentro a balde! Apenas 12 baldeadas! Tudo sob controle!
Máscara, snorkel e pé de pato e lá fomos nós mergulhar! Na real não tinha muitos peixes, apenas uns pequenos coloridos, corais e ouriços! Mas valeu a pena a aventura!


Quase uma da tarde retornamos para a praia, a maré já estava baixa e várias mulheres estavam coletando algas! Mesmo reclamando, fizemos muitas fotos apesar do sol forte! Descobrimos que usam as algas para fazer perfume, sabonete, shampoo e exportam para o Oriente, principalmente China e Japão! O legal é que eles fazem umas fazendas de plantação de algas, tudo cercado com umas estacas, mas somente se vê quando a maré baixa! Óbvio!





Almoço tranquilo e em seguida avistamos que um futebolzinho estava rolando numa outra parte da praia! Chegamos lá e vimos que era uma espécie de recreio do colégio! Enquanto os galos jogavam um futebol pegado de 15 para cada lado, mas com juíz de apito e tudo, as galas, fardadas como na foto abaixo, catavam algas e fofocavam! Praticamente um paraíso para a fotografia! Só hoje bati mais de 200 fotos! Thirras 500!



Assim foi passando o dia, até que resolvemos sair do hotel para dar uma volta na vila! A vila ou bairro ou praia de Jambiami é diferente, para não dizer muito pobre! Muitas casas destruídas, muitas crianças, tantos as gurias, como as mulheres com veú, alguns pretos e outros coloridos e algumas burcas! Mas o mais bala de tudo é que estava rolando o "Jambianão"! Isso mesmo, campeonatinho de futebol no campo de terra com grama nas pontas da vila! O jogo de hoje era o time de vermelho, que ganhou obviamente, contra uma espécie de Newel's Old Boys de Zanzibar! O gol do time vermelho foi um frango do goleiro mão de alface! Na real, eu nunca vi goleiro africano bom, não seria na Tanzânia! Tinha umas 400 pessoas assistindo, homens na sua totalidade! E também um doente com uma vavuzela, enchendo o saco! Ahhhh.....esse jogo também tinha juíz e que marcou uns 10 impedimentos no tempo que vimos do jogo, isso que não tinha banderinha! Não preciso dizer que o jogo era muito pegado, carniceria total! Basta ver a cara do centroavante de preto na foto abaixo! Eles ficou assim depois de tentar cavar um pênalti e o juíz gritou num bom suahile: "ifuatavyo mchezo"!! Segue o jogo!! E o melhor de tudo é que toda essa batalha é por uma Cabra! Esse é o prêmio para o time campeão!


Amanhã vamos para Stone Town, conhecer a parte histórica da ilha e encontrar mais um riogandino que mora em terras africanas!

Abraços,
Leonardo

Música do dia: Jambo Bwana - Safari Sound Band (http://www.youtube.com/watch?v=kBwp9k0i-3I)

Cerva do dia: Ndovu Special Malt



8 comentários:

  1. "Meu guri", amei as fotos de hoje!!! Aquela da senhora no barco está MARAVILHOSA!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  2. Que marzão! Tu andas passando mal, hein? As fotos estão lindas, gostei muito daquela das meninas na beira do mar, com os uniformes, beijos Márcia

    ResponderExcluir
  3. Todas as fotos que vi, até agora, são lindas. Mas as de hoje estão demais! Acho que é porque o mar entrou na parada. Lindas! Aproveita meu querido. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Fotos lindíssimas, Leonardin!!
    Que mar é esse, pelamor! E como jogam bola esses galos, campeonatos em todos os fronts, deus abençoe!!
    Maaas e essas cervas com nomes esquisitos, andam valendo a pena ou o figueiredo nem sente mais?

    Keep walking, meu guri!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Drika! Cervejinhas com moderação não tem problema! bjs

      Excluir