"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia 17 - Stone Town

Hoje o dia começou mais cedo ainda, 5:30 perdi o sono e fiquei acompanhando um jogo ruim de futebol pela internet! Dia amanheceu nublado em Jambiami! Café da manhã olhando para a maré que subia! E antes das 8 partimos rumo a Stone Town! Cruzamos a ilha em cerca de uma hora e fomos direto para o Al Johari, em um dos becos de Stone Town!
Largamos as mochilas e saímos a caminhar! Zanzibar é muito diferente de tudo que eu tenha visitado! A mistura dos becos estreitos, as mulheres negras tapadas com lenço coloridos, mistura árabe e européia na arquitetura e as frutas e especiarias em todas as esquinas faz com que qualquer um se apaixone por esta ilha!
Caminhamos por quase 3 horas num baita calor húmido onde vimos um velório muçulmano com umas 50 mulheres (mas não deixaram fotografar direito), nos perdemos no Darajani Bazaar, passamos pelo Old Fort, além de se embolar com as pessoas nas ruazinhas! Tinha muita gente nas ruas!





Por volta da uma da tarde teve uma virada de tempo e caiu a primeira chuva da viagem! Por sorte estávamos almoçando, mas em seguida passou e o dia ficou nublado e menos quente! Voltamos a caminhada e, conforme eu tinha combinado, encontramos o Pablo Mattos, cidadão honorário de Big River que está morando há cerca de um mês em Zanzibar! Uma cerveja na beira do Índico e fomos caminhando e conversando sobre as andanças do Pablo nos últimos anos, como o mestrado que eles está terminando, onde ele passou 9 meses trabalhando em Uganda, sendo 3 em um campo com refugiados do Congo, Rwanda e Sudão!
Ainda visitamos a Catedral Anglicana que foi construída no final do século XIX num antigo mercado de escravos! Podemos visitar o local onde os escravos ficavam antes de serem negociados! Um horror!
Nos despedimos do Pablo por voltas das 5 horas e seguimos bandeando por Stone Town até anoitecer!



Amanhã iniciamos o retorno a Pátria amada, com uma parada em Dar es Salaam e dormimos em Johanesburg!

Abraços,
Leonardo

Cerva do dia: Kilimanjaro Lager



3 comentários:

  1. Leonardo, como já comentei no face, a tua camiseta é bonita, mas a da teu ldo, é liiiiindaaaa!!!!!! A Clacla, deve estar contando as horas, para matar a saudade.... bom retorno. beijos Márcia

    ResponderExcluir
  2. Show de bola!! Muito legal essa trip de vocês! Me diverti muito com as narrativas e aprendi um bocado também sobre esse continente selvagem!
    Quando vier a Rio Grande te apresenta pra contar mais!
    Forte abraço

    ResponderExcluir