sábado, 23 de dezembro de 2006

Dia 18 - Tribos das Montanhas

Sa Wat Dii! (Oi em Thai)!
Depois da abertura na lingua local, tivemos mais um dia show de bola por aqui!
Acordamos 6:30 da manha para pegar uma van e ir para as montanhas do norte da Tailandia! O que a gente queria era ver as mulheres de pescoco comprido, mas o passeio oferecia outras batalhas! Comecou por uma parada numa fazenda de Orquideas e Borboletas! Sem querer fazer pouco caso, mas orquideas e borboletas nao sao meu forte! Muito menos meu interesse no momento! Mas...faz parte!
La pelas 10 da manha chegamos na cidade de Chiang Dao (descobri que Chiang quer dizer cidade, por isso que tudo que eh cidade se chama Chiang alguma coisa....grande descoberta!!) Visitamos umas cavernas, onde tem umas estatuas e alguns templos na volta! Apos o almoco passamos por outro templo na alto de uma montanha, que tinha uma vista legal, e seguimos viagem para as tribos das montanhas (Hill Tribes)! As tribos que visitamos sao refugiadas da Birmania (Myanmar), China ou Tibet! O governo tailandes permite que elas ficam em algumas regioes das montanhas, mas nem todas podem ir as cidades e tambem nao possuem documento tailandes!
O negocio ja virou turistico, de uma certa eh legal porque se consegue ter acesso e outra que desconfigura um pouco o ambiente! Na campo de refugiados que fomos vivem 4 tribos:
1) Akha: originadas do Tibet e que usam uma toca com umas pratas penduradas!
2) Big Ears: na lembro da onde vieram, e como diz o nome obviamente, elas possuem uma orelha grande! Elas usam uns alargadores, uns magrao punk do cassino tambem usam! Pelo jeito a moda surgiu por aqui!
3) Palong: tambem nao lembro da onde vieram, mas provavelmente da China ou Tibet, ja que correram todo mundo de la! Sao caracterizadas por uns cintos de prata!
4) E finalmente, as mulheres girafas, ou long neck women, Tribo Karen! A primeira vista eh meio assustador, mas na mesma hora eh sensacional! Fiz umas 50 fotos! Mulheres, criancas (coitadinhas, de dar pena!)! Ninguem sabe exato porque elas usam, uns dizem que elas achavam que os antepassados delas tinham vindo da garsa; outros que eh por beleza, outros que era para se proteger de tigres que mordiam o pescoco e outras teorias! Parece que hoje ja dizem que eh soh pelo turismo mesmo!
Mas eh chocante! Fascinante! Imperdivel! Soh ver elas ja vale a viagem!
La pelas 4 da tarde se dirigimos para outra tribo, chamada de Hmong, originados da China tambem! E hoje eles estavam comemorando o ano novo deles! Calendario proprio possuem os nego velho! Outra cabeca! Estavam todos arrumados com umas roupas pretas com detalhes coloridos! Mais fotos!
Chegamos agora pouco, tem uma feira (outra feira) de sabado a noite que vamos dar uma passada por agora!
Outra coisa que eu esqueci de falar, eh impressionante o que tem de foto do Rei da Tailandia pelas ruas! Em cada esquina! Sem nocao! Fotinha do rei na guerra, rei de monge, rei ajundando os pobres, ateh o rei fotografando! O rei da Tailandia eh pop! O Duda Mendonca versao tailandia eh galo, propaganda neles!
Amanha Elephant Camp! Parece que ate futebol jogam, pintam, ate chover fazem os elefantes!
Grande abraco e Laa Kawn (Tchau)!
Leonardo

* Romildo: Sem maiores detalhes!
* Pai: vou responder teu e-mail com as respostas!