segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Dia 6 - Cambodia

Ja estamos no final da segunda-feira, horario local por volta das 7:30 da noite, teclando diretamente de Phnom Pehn!
Dia longo hoje, acordamos as 5:15, arrumamos as mochilas para se lancar ao Cambodia! O onibus saia as 6 da manha! Atrasou uma meia hora, e ja aproveitei para bater umas fotos de Ho Chi Mihn cedo da manha! 6 hora transito a todo pau! Motoca para tudo que eh lado, bicicleta cheio de frutas, buzina pra ca, buzina pra la, gente acordando pelas ruas! Sensacional!
A viagem teve duracao de quase 7 horas num onibus meio apertado, com um monte de gente com umas frutas estranhas, que obvio que o Fabio pediu para provar! Tinha uma que parecia um ourico do mar, so que vermelho! Ele gostou e ainda guardou a semente para plantar no Brasil! A paisagem ate a fronteira foi so campo de arroz e gente de chapeu! Show de bola, pena que nao deu para parar e fotografar! Realmente o Vietnam ja estou a fim de voltar! Dizem que o norte, na capital Ha Noi eh mais bonito! Quem eh parceiro daqui uns anos???
Em duas horas chegamos a fronteira Vietnam - Cambodia eh tri limpa, com uma arquiutetura de templos! Super bem organizada! Estranhamos bastante! Paramos num restaurante por 30 minutos para comer! Abandonei a comida e fui fotografar as pessoas da cidade! Ah...o nome da cidade era Bavet! O rosto ja eh bem diferente, menos chapeu e muitos usando um pano na cabeca! No restaurante fizemos amizade com um casal de vietnamitas que moram em Phnom Pehn! Muito parceiros, derem umas dicas da cidade e nos ajudaram na traducao, pq na cidade quase ninguem falava ingles!
Seguimos viagem e paramos na cidade de Neak Luong, o onibus entrou numa balsa e atravessamos o rio Mekong! Sensacional! A balsa atrolhada de gente, tem uma Topic cheia de gente sentada na capota, metendo gente pelo ladrao! A travessia foi de 10 minutos!
Seguindo....chegamos a Phnom Pehn a 1 no mercado central! Muvuca do inferno! A cidade nao tem edificio, maximo 3 andares! Eh diferentye de qualquer outyra quew eu tinha visto! Ahh...e tem 1 milhao de habitantes! Transito para variar, um caos! Sinaleira e preferncial eh bobagem! Pegamos um Tuk Tuk (moto com uma cabine atras) por 1 dolar e fomos para o albergue! Poucas ruas sao alfastadas, a nossa eh de terra!
Largamos as mochilas e fomos para o Killing Fields de Choeung Er! La que estao aquelas porradas de caveiras de pessoas que foram fuziladas pelo Khmer Rouge em 1975-1979! Parece que ele matou mais de 1 milhao de pessoas! As caveiras estao numa torre de uns 30 metros de altrura, uma em cima da outra! Tensao total! Espirito naquele lugar eh o que nao falta! Pior eh eles fazerem dinheiro com a desgraca! Apesar de tudo,vale a visita! Eh punkl!
Ah...esqueci de dizer que a estrada para o Killing Fields eh de terra, poeirada do cacete, calor de mais de 30 graus! Para quem ja foi a Bolivia, posso concluir que a infra do Camboja eh bem pior! Um horror! No caminho a gente passou por varias casas em cima dagua (palafitas)!
Voltamos la pelas 4 da tarde e fomos para o centro! Passamos pelo Palacio Real e Silver Pagoda, mas nao entramos pq ja estava fechado! A cidade tem um monte de templos budistas e tambem monges caminhando! Depois ficamos caminhando pela beira do Rio Mekong! Fotos e mais fotos! Agora pouco deletei algumas fotos, ja estou com um total de 300 fotos e ainda faltam 27 dias de viagem!
Na saideira achamos umas bancas vendendo aranha, gafanhoto, cascudinho e outros semelhantes! Advinha, Fabio se oricou e meteu a aranha, gafanhoto e o cascudinho!E pior que disse que eh bom! Tem que ser guerreiro, de repente mais para o final da viagem eu me atirei nesse bixo!
Anoiteceu 5:30 e voltamos para o albergue! Quarto legal, mas com uma escada tensa para subir, ingrime e pequeno! Tensao! Ah...e a agua do banho quebra alguns conceitos que aprendi no colegio, nao eh inodora e nem insipida!! Barbosinha, mas segue o baile!
Agora vamos dar uma banda para jantar e amanha as 7:30, onibus para Siem Reap (pronuncia: Sim Rip), onde estao os templos de Angkor! Ouvimos falar que eh estradinha de terra e mais 6 horinhas! Soh alegria...e fotos!
eh isso...grande abraco!
Leonardo
* Pai:estou recebendo teus e-mails! Os caras deixam fotografar e ainda fazem caras e sorrisos! Se der uma graninha entao da para fazer um book deles! Tem umas fotos boas ja, vou tentar gravar num cd e te mandar pelo correio, junto com o chapeu vietnamita que comprei! Eh grande e ficar carregando na mao ate o final vai ser foda! Manda beijos para mae e natalia!
* Deco: Sou parceiro dessa America Central! Mas so em inicio de 2008, janeiro ou fevereiro! Parceiro mais que certo!
* Renata: valeu as dicas de Bangkok! Dica de bar ainda, certeiro!
* Padero, Luis Felipe, Lang, Deiro, Macada...valeu os e-mails!
* Ja ia esquecendo....eh impressionante o que tem de quadra de volei no Cambodia! Bernardinho que se cuida, Cambodia: futuro do Volei mundial!