domingo, 10 de dezembro de 2006

Dia 5 - Ho Chi Mihn

Here I am!
Noite de sono tranquilo, fuso horario eh passado! Acordamos cedo para ir aos tuneis vietcongs!
A organizacao do passeio, com todo respeito aos meus antepassados, foi bem Lusitana! Trocamos 3 vezes de onibus e saimos mais de meia hora depois do horario! Fomos para a cidade de Cu Chi, onde foi a maior resistencia Vietcong da guerra! O guia do onibus era um vietnamita ex-marinheiro do exercito americana, que ajudou os americanos na guerra, mas o cara odeia a CIA, os americanos nem tanto! Ele deu uma aula de historia da guerra, pelo menos a visao dele! Ele levou dois tiros na guerra!
Primeiro paramos numa fabrica de artesanto (quadros, chaveiros, hashi,...) de mutilados da guerra! Ou filhos de mutilados que nasceram com problemas fisicos! O negocio foi punk, saiu uma porrada de fotos!
Depois chegamos no parque onde estam os tuneis! Foi sensacional! Realmente, os vietcongs de trouxa, so a cara e o jeito de andar! Barbosinha! A rede de tuneis que eles criaram eh de tirar o chapeu! Eles andavam 7 horas por baixo, agachados nos tuneis ate uma base americana para roubar armas! Como eles sao todos pequenos, os tuneis tem menos de um metro de altura e 60 cm de largura! Tem um que entramos, tensao total! Andamos uns 30 metros e foi foda! Escuridao, umido pra cacete, e a sensacao daquilo desabar a qualquer hora! O Fabio quase foi para o viangre! Todo cagado! Outra o chinelo dos vietcongs era igual na ponta como na sola! Entao quando eles deixavam marcas na mata, os americanos nao sabiam para onde eles estavam indo! E o que tinha de armadilha, sem nocao!
Passado isso, voltamos para Ho Chi Mihn as 2:30 da tarde e saimos a caminhar! Rolou mais de 100 fotos, para tudo que se olha eh foto! Caiu um temporal uma hora e o banho de chuva foi grande! Fomos no museu da guerra, no palacio da reunificacao e e fomos tambem na beira do Rio Saigon! Voltamos de carona numas bicicletas pelo transito punk! Show de bola!
O povo aqui sempre que para em algum lugar fica agachado com o peso no calcanhar! Nao eh facil de ficar muito tempo na posicao, mas eles ficam horas! Isso que facilitava eles nos tuneis! O banheiro eh sem vaso por aqui, estilo forte santa tereza, no albergue tem vaso, mas eles eh soh no buraco negro! Entao eles se acostumaram desde pequeno nas necessidades ficarem agachados e quando param se naquela posicao lamentavel! Foto e foto!
Ainda nao sei quando vou conseguir colocar fotos em algum site! Provavelmente quando chegar em Bangkok!
Amanha se lancamos para Phnom Pehn (pronuncia: PNON PEN) capital do Camboja! Pegaremos o onibus as 6:00 da manha, 6 ou 7 horas de viagem! Mas ainda temos que parar na fronteiro para pedir visto! Batalha!
Por hoje chega!
Ta dando numa tv o jogo do time do Egito e Auckland, vou la dar uma olhada!