"Como é evidentemente muito dificil escrever a verdade, no interesse dela eu me permiti às vezes ir um pouco além ou ficar um pouco aquém."

Robert Capa (1913 - 1954)

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Dia 9 - A Odiseia

Acordamos às 6 da manha com um mantra Hindú tocando a todo pau no albergue aqui em Siem Reap! Um sinal dos Deuses para o que viria ser o dia! O Albergue foi caro, USD 4 por noite! O ônibus supostamente nos pegaria às 7:30 para começar a viagem, mas 6:50 batem no quarto dizendo que o ônibus nos esperava na frente do albergue! Correria para arrumar as coisas e nos lançamos! Simplesmente o ônibus entrou em todas as quebradas de Siem Reap para pegar gente! Sem noção! O pior era o estilo do ônibus, uma façanha da engenharia cambojana ainda funcionar. Modelo 1950, sem ar condicionado e batendo lata afuzel. 

O motora estava mais para uma versão do Che Guevara Cambojano! Cara de guerrilheiro de filme dos anos 1970! Como sempre por aqui, eles tem alguns amigos que vão junto, não sei se trabalham para a empresa ou são uns lóqui que não fazem nada e resolveram aproveitar a viagem para relaxar. Mas tudo bem, segue o baile! Ah...a distância a ser percorrida era de mais ou menos 500 km, 200 km até a fronteira Camboja - Tailândia e mais 300 km da fronteira até Bangkok! A gente pensou, vamos ser pessimista, dando tudo errado, andando a 60 km/h, umas 3 paradinhas para comer e tirar a água do joelho, vamos lá...10 horas de viagem! Como somos jovens, de mochilão pela Ásia...experiência aceitável!

Às 8:30, finalmente o ônibus parecia iniciar a viagem, quando 8:31 parou para o motora comer um arrozinho na esquina! Parece até sacanagem, mas foi verdade! 8:45 inicia de novo, agora para valer! Engata 1, 2, 3 e 4, atinge a velocidade máxima, 40 km/h! Lamentável! 8:50 para num posto para abastecer e comprar óleo para o motor! Finalmente às 9 ele pega a estrada! E que estrada! Estradinha de terra, como se fosse um sonorizador constante, tremia tudo! Se relaxasse a boca, os dentes batiam! Paciência! 10:30 o Che Motora para num paradouro boca braba. No banheiro encontramos 4 amiguinhos, duas aranhas e duas lagartixas fiscalizando a gurizada tirar a água do joelho!

E partiu estrada a fora. Numa outra parada podemos observar a preparação de dois pratos típicos Cambojanos. O primeiro, Conchinhas ao Sol! Isso mesmo! Eles comem conchas, tipo aquelas que ficam presa nas pedras dos molhes da Praia do Cassino, caramujinhos! Uma mulher estava catando numa valeta e colocando numa mega bacia! Quando enchia a bacia, ela tocou para dentro 1,5 km de sal e deu uma misturada! Tocou um outro tempero, que parecia alho, e misturou de novo! Aí espalhou tudo numa mesa e deixou ao sol! Ah....copinho de 200ml, USD 1! O outro é mais clássico, Aranha cabeludas fritas! Também conhecidas como Aranhas morte lenta!! Mas não são aquelas aranhas pequenas, são aquelas munaias. Eles tiram vivas do balde e largam num panelão (tipo de Paella). Um salzinho e pronto para saborear. Essas são mais caras, USD 1,50.

Mas segue a viagem...meio dia parada para o almoço! Opção de almoço foi um arroz tradicional! Flor da culinária cambojana! Após comer, notamos que o Che motora e seus amigos estavam tirando o óleo do motor do ônibus! Advinham? Ônibus foi para o vinagre! Tensão! Após vários contatos telefônicos e ameaças de rebelião dos passageiros, o Che motora pegou uma motoca emprestada e foi comprar mais óleo! Duas da tarde finalmente saímos em direção a fronteira! Neste momento já estávamos a 7 horas no ônibus! Pensamos, começou a ficar apertada a meta de 10 horas. Mas a viagem segue...às 15 horas, outra parada....comprar mais óleo!


Lá pelas 16:20 chegamos em Poipet, cidade fronteira com a Tailândia, descemos todos do ônibus e entramos em um outro que nos levou até a imigração! Aí desce todo mundo de mochila nas costas faz a saída do Camboja, caminhamos 1 km até a imigração da Tailândia e depois mais 500 m até um boteco, onde um terceiro ônibus nos pegaria para ir a Bangkok! Nos pegou às 17:30!

A cidade do lado da Tailândia se chamava Aranyaprathet! Já na Tailândia a infra foi bem melhor! Asfalto, sinalização, finalmente estávamos de volta no século 21! Seguimos até Bangkok, mais 5 horas! O ônibus tinha ar condicionado, mas as pessoas, incluindo a gente, estavam numa enhaca! O cheiro a asa tomou conta e não dava para abrir as janelas!

Conclusão: 15:30 de viagem para andar 500km!! Inacreditável, mas faríamos tudo de novo!

A primeira vista, Bangkok eh como um Sao Paulo! 10:30 da noite com engarrafamento! Preduios altos, bem ilumidada, surpreendeu pelos enfeites de Natal! Muitos!
Amanha vai ser caminhar pela cidade e ir nos pontos turisticos tradicionais!
Vou dormir...abraco a todos!
Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário